Imagem Blog

Otavio Furtado

Por Otavio Furtado, jornalista e consultor de diversidade & inclusão
Continua após publicidade

PCDs na Sapucaí: Tudo sobre acessibilidade no Sambódromo

De frisa com distribuição gratuita a camarote acessível, pessoas com deficiência tem espaço garantido no Desfile das Escolas de Samba

Por otavio_furtado Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 31 jan 2024, 12h21 - Publicado em 30 jan 2024, 12h43

O carnaval é pra todos. Sendo assim, a acessibilidade no Sambódromo é um ponto importante para garantir que ninguém fique de fora da festa. Para conferir o Desfile das Escolas de Samba há desde espaço com ingresso com distribuição gratuita para PCDs na Sapucaí até camarote com todo o conforto.

Leia também: Bloco Exagerado aposta na acessibilidade este ano

Um total de três mil ingressos são distribuídos gratuitamente para pessoas com deficiência e seus acompanhantes pela Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPD). Nos cinco dias de desfile na Sapucaí a secretaria é responsável pela frisa do Setor 13-PCD, espaço de 650m² que conta com audiodescrição dos desfiles para pessoas com deficiência visual, intérpretes de Libras para as pessoas com deficiência auditiva e aparelho de TV com os sambas-enredo de cada escola de samba com legenda. O espaço para PCDs na Sapucaí oferece ainda distribuição de camisetas customizadas e transporte da Central do Brasil (Acesso A) ao Setor 13 e vice-versa em quatro vans.

PCDs com espaços na Sapucaí
Rebeca Costa celebra que a Sapucaí acolhe todos os foliões (Léo Nakamura/Divulgação)

“Carnaval é sinônimo de alegria, de liberdade de ser quem somos. Quando o local não é acessível temos de fato a nossa liberdade inviabilizada”, comentou a empresária e influenciadora Rebeca Costa.

Continua após a publicidade

Mas para de fato ser uma festa para todos é preciso se preocupar em ser inclusivo em todos os sentidos, oferecendo diferentes opções para PCDs na Sapucaí. Nesse quesito quem sai na frente é o Camarote Folia Tropical, único que garante acessibilidade em todo seu espaço.

Acessibilidade em camarote na Sapucaí
Além de acesso a cadeirantes, Folia Tropical conta com intérpretes de Libras nos shows (Léo Nakamura/Divulgação)

Além de elevadores que dão acesso aos três níveis do camarote, portas de entrada e banheiros adaptados, espaços reservados com vista para o Desfile das Escolas de Samba, o Folia foi o primeiro camarote a ter intérpretes de Libras durante os shows.

“Eu me reencontrei no camarote Folia Tropical. Testemunhei não apenas um carnaval acessível, mas um lugar de pertencimento preenchido pela celebração da diversidade e da humanidade. Não adianta estar no carnaval e não ser parte da festa”, completou Rebeca, que também é embaixadora do Folia Tropical.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.