Imagem Blog

Otavio Furtado Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Otavio Furtado, jornalista especializado em pautas LGBTQIA+
Rio LGBTQIA+
Continua após publicidade

Empresas investem na equidade de gênero

Seis exemplos de corporações que buscam melhorar a equidade de gênero em cargos de liderança

Por otavio_furtado Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
28 mar 2024, 18h49

De acordo com a consultoria Mckinsey, ainda que 48% dos cargos de entrada nas empresas são ocupados por mulheres, em níveis de gerência e diretoria o número cai para 35%, e em cargos de alto escalão para 24%. Isso demonstra a urgência da equidade de gênero nas empresas e embora a realidade ainda seja ruim, algumas corporações já estabeleceram metas e ações para melhorar seu quadro de mulheres em cargos importantes.

No Brasil o grupo Heineken tem como meta alcançar a marca de 50% de lideranças femininas até 2026 (atualmente representam 37%). Para isso conta com uma série de projetos especiais, como o programa de aceleração de carreira exclusivo para mulheres, intitulado Elas Que Brilham; a busca pela ampliação em 20% do número de mulheres nos grupos de vendas, tradicionalmente ocupado por homens; e até uma campanha onde os executivos de alta liderança são convidados para provar uma bebida que representa a experiência das mulheres no mercado de trabalho: desagradável. Para gerar uma reflexão sobre essa realidade desafiadora, o insight foi estampar as verdades “na lata”, com dados de pesquisa sobre o panorama da mulher no mundo corporativo.

Apesar de ter 39,6% de mulheres em cargos de liderança, índice superior à média das empresas brasileiras do setor financeiro (segundo dados da Trademap a média é de 14,6%) a Cielo conta com iniciativas internas 100% focadas em mentoria, capacitação e suporte para mulheres. Há programa de lideranças inclusivas, focado em desenvolver uma liderança que promova a diversidade; outro de aceleração de carreiras das profissionais da empresa; e até um programa estruturado para dar suporte, apoio e orientação gratuitos às gestantes colaboradoras e companheiras dos colaboradores. A empresa também apoia a equidade de gênero no empreendedorismo, oferecendo imersões e mentorias técnicas sobre negócios, processos e educação financeira para mulheres negras.

Mesmo com 56,6% cargos de diretoria, gerência e coordenação na empresa ocupados por mulheres, a Funcional Health Tech observa um déficit na área de tecnologia. Por isso stá com 10 vagas afirmativas na área de tecnologia para as brasileiras, incluindo mulheres PCD.

Continua após a publicidade

Para ajudar as empresas na equidade de gênero nos cargos de liderança há iniciativas como o 30% Club Brazil, composta por presidentes de Conselho e CEOs, que colocou como meta que o país atinja 30% da equidade de gênero nos Conselhos de Administração das 100 principais companhias de capital aberto até 2026. Para isso, a iniciativa desenvolve ações como comitês de inovação, tecnologia e ESG; programa de bolsas e capacitação de mulheres líderes por meio de programas de mentoria.

Já a Newa, consultoria de impacto social, atua no desenvolvimento de organizações baseadas no diálogo, na colaboração e no respeito. A startup já ajudou mais de 70 organizações a diminuírem a lacuna de diversidade e inclusão. Entre elas estão a OLX Brasil, Itaú, Accenture e Banco Pan.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.