Como servir champagne de forma perfeita
Enólogo tira as principais dúvidas a respeito nesta sexta (24) que celebra o Dia Mundial do Champagne
Toda quarta sexta-feira de outubro é celebrado o Dia Mundial do Champagne. Este ano cai nesta sexta (24) e para brindarmos a data pedimos a um especialista para ensinar como servir a bebida com perfeição.
Vale lembrar que champagne são apenas os vinhos espumantes produzidos na região francesa de mesmo nome. A bebida é feita da dupla fermentação da uva pelo método conhecido como Champenoise, segundo o qual a segunda fermentação, que cria as borbulhas, ocorre dentro da própria garrafa.
São sete variedades de uvas autorizada para produzir o champagne, mas as mais comuns são Chardonnay, Pinot Noir e Pinot Meunier.
Mas como servir para que a qualidade seja mantida e não fazer feio? Segundo François Hautekeur, enólogo da Moët Hennessy, uma das dicas principais é gelar com água e gelo até a temperatura de 7°C. A taça em formato tulipa também garantirá que a bebida permaneça com boa perlage (bolhas) mesmo depois de servida.
Como abrir a garrafa também é outra dúvida frequente. Apesar de ser comum estourar a rolha em momentos de celebração, o mais indicado é abrir de forma suave para garantir que não tenha desperdício do líquido e do gás.
Por fim, François destaca que tem champagne para todo tipo de comida. “Portanto toda comida acha um (ou +) champagne que harmoniza”, finaliza.
Solidariedade e diversão: amigos repetem festa pelo INCA no Joá
Vale a viagem: as melhores casas de Búzios, Niterói e da Serra
Bokor: Edifício Lage faz 100 anos e ganha coletivo de arte na cobertura
João Vicente admite affair com Gracyanne Barbosa
VEJA RIO COMER & BEBER 2025: confira a lista de premiados