Imagem Blog

Otavio Furtado

Por Otavio Furtado, jornalista e consultor de diversidade & inclusão Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

A importância do turismo gay na Tailândia

País investe na promoção de destino acolhedor e aprovação do casamento entre pessoas do mesmo sexo impulsiona a campanha

Por otavio_furtado Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
4 abr 2025, 14h13
Turismo gay na Tailândia
Diferentes roteiros gay pela Tailândia oferecem turismo para todo tipo de viajante queer (Divulgação/Divulgação)
Continua após publicidade

Anualmente um ranking cita os países mais abertos para o turismo LGBTQIA+. Entre os critérios está a garantia de direitos para a comunidade, seja através de legislação ou de decisões judiciais. Nesse sentido, a Tailândia que já vinha se promovendo como destino friendly ganhou recentemente um impulsionamento com a aprovação do casamento gay.

A legalização da união entre pessoas do mesmo sexo, em 23 de janeiro deste ano, fez o país saltar da 54ª posição para a 41ª em apenas um ano. Somado ao fato de ser o único país do Sudeste Asiático a garantir esse direito e apenas o terceiro em todo o continente asiático, a Tailândia amplia sua força como destino acolhedor e poderá ganhar ainda mais protagonismo na região em relação do turismo queer.

Levando em consideração que o setor o turismo significa mais de 20% do PIB do país, a expansão do segmento queer, um dos mais rentáveis, impactará de forma direta nos resultados econômicos do país. Para os brasileiros, o destino é ainda mais atraente pelos preços mais baixos quando comparados a Europa e Estados Unidos, e até mesmo outros destinos asiáticos.

Turismo LGBT na Tailândia
Aprovação recente do casamento gay deve impulsionar ainda mais esse segmento do turismo no país (Divulgação/Divulgação)

Bangkok atrai visitantes queer do mundo inteiro

Porta de entrada do país, a cosmopolita capital Bangkok é um dos destinos em alta para o turismo gay. A mescla de templos antigos e imponentes com a vibração das luzes e agitação noturna atrai viajantes do mundo inteiro. É também na cidade que é possível conhecer um pouco mais sobre a história da luta por direitos da comunidade LGBTQIA+, que tem ligação direta com a pandemia de AIDS. Foi através da luta pela sobrevivência que os diferentes grupos queer se uniram para pleitear garantidas governamentais.

A primeira Parada do orgulhos LGBTQIA+ porém aconteceu há apenas 25 anos, sendo que somente de 2022 para cá se tornou frequente. Embora recente, o evento já desponta como atrativo para o turismo queer e reúne visitantes de todo o mundo ao lado dos moradores para a celebração. A data é comumente o primeiro domingo de junho.

Continua após a publicidade
Rua gay em Bangkok reúne bares e boates com shows de gogo boys e drag queens
A agitada noite de Bangkok tem sua região gay (Tavinhu Furtado/Veja Rio)

Mas ao longo do ano a noite vibrante da cidade reserva espaço para o público gay. As ruas Silom Soi 2 e Silom Soi 4 são um oásis de bares e boates para este público que incluem na sua maioria shows de gogo boys e drag queens. Ali também é o epicentro da comunidade LGBTQIA+ local e toda a região é conhecida por ser acolhedora.

Há muito para fazer na cidade e os turistas sabem disso. Tanto que costumam reservar algumas noites na excelente oferta de hotéis para aproveitar ao máximo da cultura local. Outro destaque é a gastronomia, em especial as famosas barracas de comida de rua que são disputadas todas as noites. Há ainda passeios como os curiosos mercados flutuante e na linha do trem que são sempre destacados nos posts nas redes sociais.

Maeklong Railway Market é uma das atrações diferentes próximas de Bangkok
Maeklong Railway Market funciona em cima de uma linha de trem ativa (Tavinhu Furtado/Veja Rio)
Continua após a publicidade

As praias são um sonho para todo viajante

Não há como falar da Tailândia sem lembrar de seu litoral. A região mais famosa é a da Phuket, que além de ser uma cidade que já tem muitos atrativos ainda serve de porto para viagens de um dia ou saída para passar alguns dias nas famosas ilhas. As mais famosas são Phi Phi Island, Ko Poda, James Bond Island e Railay Beach.

Mas reservar alguns dias para curtir Phuket também é uma boa pedida. A cidade tem ótimos resorts a beira mar e uma noite agitada. A Bangla Road é famosa internacionalmente pelos seus bares e restaurantes agitados, além de shows de strip e pompoarismo. Embora ali sejam voltados para o público heterossexual, acabam atraindo a atenção também de viajantes gay.

Passeio de barco para Phi Phi Island
Phi Phi Island é um dos passeios mais procurados pelos turistas (Tavinhu Furtado/Veja Rio)

Excelente rede hoteleira garante viagem de qualidade

As principais bandeiras internacionais, incluindo as de luxo, estão presentes nos diferentes destinos tailandeses. Há opções para todos os gostos e bolsos.

Continua após a publicidade

Bandeira do grupo Marriott reconhecida pelo seu posicionamento junto ao mercado do turismo LGBTQIA+, o W Bangkok Hotel está estrategicamente localizado próximo as ruas gay da capital tailandesa. O imponente hotel apresenta vista única da região e instalações confortáveis em decoração moderna. Destaque para a instagramável piscina e as boas opções de gastronomia.

The Naka Phuket Island Luxury Resort é ótima pedida de hospedagem
A curta distância de barco de Phuket, o The Naka Phuket Island Luxury Resort é um oásis (Tavinhu Furtado/Veja Rio)

Apesar de ser uma ilha, Phuket é grande e o deslocamento para as diferentes partes demora. Por isso pode valer a pena reservar hotéis em diferentes regiões. O Phuket Marriot Resort é uma boa opção a beira mar com excelente SPA, boa gastronomia e alguns quartos com ligação direta para a piscina ou vilas a beira mar.

Outra dica é reservar algumas noites para relaxar no excelente. Apesar de isolado em uma ilha, está a curta distância (cerca de 5 minutos de barco) de uma marina em Phuket. O resort é um oásis de tranquilidade, com excelentes quartos amplos (alguns com piscina privativa), ótimas opções gastronômicas e um delicioso SPA. Perfeito para relaxar alguns dias, ainda mais em uma viagem a dois.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Assinantes da cidade do RJ

A partir de 35,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.