Clique e Assine a partir de R$ 8,90/mês

Berta Loran é homenageada com livro, show e exposição de fotos

Atriz e comediante, que completa 90 anos no dia 23, terá sua biografia lançada no Teatro Oi Casa Grande e apresentação de convidados como Rogéria e Paulo Silvino

Por Jefferson Lessa Atualizado em 5 dez 2016, 11h26 - Publicado em 10 mar 2016, 21h32

Nascida na capital da Polônia em 23 de março de 1926, a jovem judia Basza Ajs chegou ao Brasil em 1937, fugindo do anti-semitismo pré-Segunda Guerra. No Patropi, incentivada pelo pai a seguir carreira no teatro, ela se transformou em Berta Loran. No dia em que completa nove décadas de vida, a atriz e comediante será homenageada à altura, no Teatro Oi Casa Grande. Além do lançamento da biografia Berta Loran: 90 Anos de Humor, escrita pelo produtor cultural João Luiz Azevedo, a programação inclui a exibição de um vídeo em sua homenagem e show com a participação de Bemvindo Sequeira , Rogéria, Jane Di Castro e Paulo Silvino, entre outros artistas. 

No livro, Berta fala da família, dos maus-tratos sofridos na Polônia por sua condição de judia, conta dos parentes os que vieram para o Brasil e dos que ficaram e morreram na Segunda Guerra Mundial, além de discorrer sobre suas temporadas de sucesso em Buenos Aires, em revistas na praça Tiradentes e, por seis anos, em Portugal, ao lado dos grandes nomes do teatro lusitano da época.. Nascida numa família humilde em pleno Gueto de Varsóvia, ela participou de quase todos os programas humorísticos da Rede Globo, de Bairro Feliz (1966) a Zorra Total (2004). Também se destacou em novelas, seriados e minisséries por mais de 50 anos.

O prefácio do livro foi escrito pelo diretor de musicais Claudio Botelho. Já a apresentação é assinado pela diva Bibi Ferreira. O livro também conta com cartum exclusivo de Ique, além de depoimentos de mais de 100 colegas da classe artística, jornalistas e familiares (entre eles Jô Soares, Ari Fontoura, Ney Latorraca, Fernanda Torres, Fernanda Montenegro, Claudia Raia, Charles Moeller, Arlete Salles, Rodrigo Sant’Anna,  Débora Bloch, Edson Celulari, Osmar Prado, David Pinheiro, Castrinho e Heloisa Périssé). 

+ Confira aqui as principais atrações teatrais em cartaz no Rio 

 

 

 

Continua após a publicidade
Publicidade