Imagem Blog

Manu Müller

Por Manu Müller, designer de interiores
Novidades e tendências de decoração
Continua após publicidade

Estilo comfy: um convite ao relaxamento

A estética de uma decoração confortável contribui para uma casa calma e com pausas para o olhar; Larissa Luz conta para a coluna o que é um lar aconchegante

Por Manu_Müller Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
30 out 2023, 19h33

Não é de hoje que priorizar o conforto é um desejo latente na realização de projetos arquitetônicos. A essência do estilo comfy nada mais é do que um convite à indulgência, um abraço acolhedor da sua casa.

Nesse cenário, os móveis e elementos de decoração se fundem em uma sinfonia de conforto, elegância e funcionalidade, criando um ambiente que convida a relaxar e desfrutar.

“Afunde-se em mim.”

A paleta de cores leves e acolhedoras. Os móveis, frequentemente macios e envolventes, convidam ao relaxamento absoluto. Sofás e poltronas são amplos e convidativos, adornados com almofadas fofas que sussurram “afunde-se em mim.”

Elementos naturais

A inclusão de elementos naturais na decoração confere uma notável sensação de aconchego aos ambientes. Ao selecionar materiais e elementos que emanam a beleza da natureza, é possível criar espaços que cativam os sentidos e estabelecem uma atmosfera de serenidade.

A protagonista de um estilo de decoração mais natural e orgânico é indiscutivelmente a madeira. Sem dúvida, ela é capaz de esquentar e conferir um toque aconchegante a qualquer ambiente. Sua textura rica e tonalidades calorosas, infundem uma sensação de calor e sofisticação nos móveis e nos revestimentos de pisos e paredes.

Estilo Comfy
Madeira: acalma e acolhe (Pinterest/Reprodução)

O tato é cativado com tecidos de texturas agradáveis, como linho, algodão e sisal. Todos sussurram suavemente ao toque e trazem a tão sonhada sensação de frescor e aconchego aos ambientes. Tapetes convidam os pés a se enterrarem em sua maciez, enquanto mantas e almofadas adicionam camadas de conforto visual e físico.

Continua após a publicidade

As plantas também dão uma injeção de conforto ao ambiente. Em diferentes tonalidades, elas pontuam vários ambientes, ao mesmo tempo em que dão forma e tornam-se parte da composição.

Estilo Comfy
Casa calma (Pinterest/Reprodução)

 Slow motion

No coração do estilo comfy está o conceito de um “espaço para desacelerar”. Hoje uma necessidade em nossas vidas. Ao desacelerar, você não apenas revitaliza seu corpo e mente, mas também reconecta consigo mesmo. É um lembrete de que, em meio à agitação da vida cotidiana, é vital reservar um tempo para cuidar de sua saúde emocional e mental. Afinal, sua casa não é apenas um lugar para viver, mas um lugar para realmente existir.

Este espaço pode assumir muitas formas, desde uma poltrona espaçosa com uma manta fofa, um canto de leitura com estantes repletas de livros ou até mesmo um cantinho no jardim com cadeiras de balanço. O objetivo é criar um local onde você se sinta imediatamente à vontade, onde os sentidos sejam acariciados por texturas macias, iluminação suave e aromas reconfortantes.

Estilo Comfy
Desacelere (Pinterest/Reprodução)

Funcionalidade

A abordagem de um clima comfy transcende a mera busca pelo conforto físico, abraçando também a funcionalidade como pilar fundamental na criação de ambientes verdadeiramente acolhedores.

Continua após a publicidade

Nessa perspectiva, a disposição dos móveis assume um papel crucial, visando a otimização do espaço de forma eficaz. É fundamental delinear áreas distintas para atividades diversas, promovendo a integração harmoniosa entre espaços de convívio e trabalho.

A seleção criteriosa da iluminação desempenha um papel vital, garantindo que cada área seja agraciada com a luminosidade adequada às suas exigências. Luminárias direcionáveis e lâmpadas reguláveis emergem como aliadas na criação de um ambiente que é ao mesmo tempo acolhedor e funcional. E sempre que possível deixe a iluminação natural invadir o espaço. Faz bem para a saúde e para o bolso.

Xô bagunça

No tocante à organização, a integração de soluções de armazenamento eficazes, como prateleiras, estantes e armários, é imprescindível para manter a ordem e eliminar a desordem, contribuindo significativamente para o conforto do ambiente. Afinal, a organização é uma faceta essencial do conforto.

Design confortável

Destaco, ainda, a importância de priorizar móveis ergonômicos, especialmente em áreas de trabalho ou de permanência prolongada. Essa escolha oferece o conforto e o suporte necessários para uma experiência agradável e saudável.

Ao unir conforto à funcionalidade, conseguimos criar ambientes que não apenas atraem visualmente e convidam à interação, mas também atendem às necessidades práticas do dia a dia. O resultado é uma atmosfera que harmoniza o aconchego com a eficiência, tornando os espaços mais sedutores e eficazes ao mesmo tempo.

Continua após a publicidade

Larissa Luz

Bati aquele papo clássico com a querida Larissa Luz, cantora, atriz e apresentadora do programa Saia Justa exibido ao vivo no GNT às quartas.

Larissa Luz
Larissa Luz (Iude Richelle/Divulgação)

Manu: Larissa, o que significa conforto em casa para você?

Larissa: Para mim, construir o conforto em casa tem a ver com entender e acolher as nossas necessidades e desejos intrínsecos! E isso se descobre na vivência, experienciando cada canto e momento em movimento.

Manu: Como você define o estilo comfy na decoração?

Larissa: Acho que se trata de priorizar a funcionalidade! O que não quer dizer abrir mão da estética, mas não sacrificar o sentir em função do olhar. Unir os dois numa construção que vá te fazer sentir vontade de estar!

Continua após a publicidade

Manu: Como você personaliza seu espaço para se sentir mais confortável?

Larissa: Vou vivendo e anotando sempre que vem algum desejo, ideia de algo que poderia funcionar. Estou sempre atenta ao espaço, a mim e penso nele quando estou fora também…no trânsito, vou colecionando memórias e levando para casa!

Manu: O que você acha do conceito de “lar doce lar”? Como sua casa proporciona um refúgio de conforto e segurança?

Larissa: Acho que um lar doce… que abriga, acarinha, abraça e nos conecta com a nossa essência. Nos conforta no íntimo, aterrando e fincando nossa energia em raízes nutritivas e necessárias à existência: assim que vejo minha casa! Meu lugar de abastecimento e proteção onde me preparo para o externo e me recupero para recomeçar.

Ao criar um ambiente acolhedor e confortável em casa, você está contribuindo para um mundo melhor. A paz e a tranquilidade que você encontra em sua casa podem se estender para fora dela, inspirando a empatia, compaixão e a busca por soluções pacíficas para os problemas do mundo, necessário para os tempos de hoje…

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.