Imagem Blog

Manu Müller Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Manu Müller, designer de interiores
Novidades e tendências de decoração
Continua após publicidade

Boiserie: a arte de sofisticar a parede

O boiserie, nascido na burguesia francesa, sobrevive até os tempos atuais trazendo o movimento da beleza na parede

Por Manu_Müller Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 24 Maio 2021, 13h45 - Publicado em 24 Maio 2021, 13h09

Gosto muito do que é atemporal. Tanto na moda quanto na decoração. E isso, com certeza, será papo para um próximo texto.

No dicionário, a definição de atemporal é: “… usado para expressar realidades que não dependem da passagem do tempo”.

Nos tempos de hoje temos que ter cuidado com o que “está na moda”. Sempre recomendo aos meus clientes elementos na decoração que viajam no tempo e não cansam os olhos. Peças atemporais.  Como no caso do boiserie.

Pode ser que você nunca tenha ouvido falar em boiserie, mas com certeza já viu alguma vez.

Continua após a publicidade

De origem francesa, nos tempos do absolutismo francês com Luis XVI e Luis XVII, esse recurso surgiu no movimento artístico chamado Rococó, que aconteceu entre os séculos 17 e 18. A ornamentação excessiva é ainda presente no Rococó, entretanto os elementos utilizados são mais sutis e desligados da questão religiosa como no caso do Barroco, antecessor ao Rococó.

O boiserie representa com muito gosto esse estilo, pois sofistica e enriquece uma simples parede com muita elegância e imponência trazendo a beleza do movimento.

E o que seria esse tal de boiserie? Nada mais é do que uma moldura para a parede. Uma parede antes lisa, por exemplo, torna-se sofisticada com a adição de molduras.  É como vestir uma parede com um vestido tradicional de gala. Essa seria a ideia.

Continua após a publicidade

Sinônimo de elegância e muito comum nas casas da aristocracia francesa para funcionar como isolante térmico, esse elemento de madeira atravessou séculos e hoje, no ano de 2021, é ainda usado para dar um aspecto elegante e aconchegante na casa dos mais modernos ou para aqueles que adoram um décor clássico, ou seja, serve para todos os gostos e estilos. Amém!

O boiserie é um método que pode ser utilizado tanto em projetos clássicos como contemporâneos. Como já disse algumas vezes, gosto muito quando um cliente tem personalidade e combina elementos clássicos e modernos. Essa para mim seria a receita para uma decoração equilibrada, harmoniosa e com ar de sofisticação. Nem muito moderna e nem muito clássica.

Sob o olhar da tecnologia moderna esse recurso ganhou novos materiais, tornando-o acessível para todos. Antes executado apenas em madeira de lei, hoje no mercado você pode encontrar boiserie em cimento, gesso e isopor. Isso mesmo! O bolso agradece! Mas atenção: se você escolher um material que não seja madeira, para que ele se torne resistente, é importante o uso da tinta acrílica na pintura.

Continua após a publicidade

Escolhendo o material do seu boiserie, o próximo passo seria fazer um projeto com uma paginação para sua parede. Importante que tenha uma distância entre um boiserie e outro, criando simetria e harmonia para o cômodo.

Não é necessário ter uma parede muito grande para aplicar a técnica. Tem um pé direito baixo? Isso também não seria um problema. Se a parede tiver tamanho reduzido, basta adaptar o tamanho das molduras do seu boiserie. Simples assim!

Quer colocar quadros na sua parede onde já tem o boiserie?  Isso não seria problema também! Coloque o quadro ou a composição dentro do boiserie de forma harmoniosa e bem distribuída.

Continua após a publicidade
A imagem mostra em primeiro plano uma parede com boiserie e um quadro. Em segundo plano uma cama com um lustre no teto.
Boiserie no quarto fica cool (Pinterest/Reprodução)

Tons vibrantes e neutros são bem-vindos. Vale ousar com cores vibrantes. Gosto dessas pegadas ousadas na decoração. O boiserie costuma ser pintado da mesma cor da parede, ou um tom mais claro ou escuro. Para não poluir muito a parede, prefira o mesmo tom. Fica mais elegante. Pode confiar!

A imagem mostra uma parede com boiserie. Em segundo plano uma poltrona.
Boiserie para os moderninhos (Pinterest/Reprodução)

E o bacana do boiserie é que você pode criar o estilo dele. Ou seja, seu boiserie pode ter uma pegada clássica ou moderna. Para quem tem estilo mais moderno, invista no boiserie de linhas simples e retas e, para os mais clássicos, arabescos e bordas arredondadas.

A imagem mostra uma sala de estar com boiserie. Em segundo plano um sofá com almofadas e um lustre no teto.
Boiserie com arebescos para aqueles que adoram uma decoração clássica (Pinterest/Reprodução)

 

A imagem mostra uma parede com boiserie e quadros. Em segundo plano um aparador e uma luminária de piso.
Boiserie e a beleza do movimento (Pinterest/Reprodução)

E sim, seu boiserie entra bem em todos os cômodos da sua casa. Nada mal!

Gostaria de conhecer um pouco do meu trabalho? Acesse o meu Instagram: @marciaemanumullerarq

Continua após a publicidade

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.