Imagem Blog

Manu Müller Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO

Por Manu Müller, designer de interiores
Novidades e tendências de decoração
Continua após publicidade

Aparador: elegância e praticidade para sua casa

Desde designs minimalistas até peças mais elaboradas, ele se adapta a diversos estilos, elevando o charme de qualquer ambiente

Por Manu_Müller Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
19 jan 2024, 10h41

É muito difícil pensar numa casa sem vir à cabeça a imagem da sala de jantar. Afinal, esse é um ambiente de convívio tanto para quem mora, quanto para quem visita. E entre as peças que compõem esse ambiente, o aparador é um dos itens que se destacam. O móvel tem um papel primordial de servir de apoio no dia a dia e tornar o cotidiano mais confortável.

Senta que lá vem a história…

Os aparadores têm sua origem na Itália, inicialmente conhecidos como “credenza” (traduzido como “crença” em italiano). O termo deriva de uma prática peculiar do século XVI, quando serviçais desempenhavam um papel singular: experimentavam previamente as bebidas e alimentos destinados aos senhores, garantindo que estes não estivessem envenenados.

Ao longo dos séculos, a função primária do aparador passou por uma notável transformação. Superando sua origem ligada à proteção contra venenos, a peça transcendeu épocas para chegar à nossa era atual, cheia de beleza e com uma vasta gama de variações estéticas. Desde modelos clássicos que evocam a tradição até criações ousadas e contemporâneas.

Beleza e funcionalidade

Mais do que um simples pedaço de mobiliário, o aparador é um contador de histórias. Sua robustez marca presença nos ambientes agregando funcionalidade e estética à decoração, com soluções inteligentes para organizar a casa.

Maestro da organização

Gavetas meticulosamente projetadas e prateleiras estrategicamente posicionadas oferecem um refúgio para a ordem, enquanto sua superfície serve como uma tela em branco para exibir o que quiser.

Versatilidade

A versatilidade dos aparadores é incontestável. Apesar de ser um móvel mais presente na sala de jantar, nada impede de usá-los em outros ambientes da casa, como nos corredores, hall de entrada ou até mesmo na sala de estar, substituindo o rack para TV. Tudo depende da função que você deseja dar a ele.

O posicionamento mais tradicional dos aparadores é junto da parede, para facilitar a circulação  e oferecer o máximo de praticidade e conforto. Entretanto, essa configuração pode variar conforme a necessidade do usuário e o tipo de ambiente em que o móvel se encontra.

Existem muitas opções no mercado, com variações no tamanho, formato e material: ferro, madeira, alumínio, vidro, pedra e até acrílico. Ou seja, não faltam alternativas para repaginar a sala com essa peça.

Dica extra

Antes de sair comprando, certifique-se de que o aparador tenha proporções apropriadas para o espaço. Evite escolher um objeto muito pequeno ou muito grande, pois isso pode afetar negativamente a composição visual.

Não sobrecarregue a área com muitos elementos. Às vezes, menos é mais. Os modelos mais delicados pedem uma composição mais limpa.

A iluminação também desempenha um papel crucial. Considere usar luminárias direcionadas, como spots ou luminárias de mesa, para realçar o aparador. A luz pode criar sombras e destacar as características da peça.

Seja para organização, decoração ou para dividir ambientes, essa peça de mobiliário oferece oportunidades para personalizar o espaço de acordo com as preferências e necessidades de cada morador.

Continua após a publicidade

E, para quem ainda não sabe se aposta nesse móvel coringa, selecionei cindo aparadores must have do momento. A boa notícia é que além de atemporais, ainda estão em liquidação como o Aparador Elo e o Aparador Rumo Gaveteiro.

Bjs e até nosso próximo encontro!

Aparador
Aparador Elo, à venda na Breton (Breton/Divulgação)
Aparador
Aparador Artigas, à venda na ETEL (ETEL/Divulgação)
Aparador
Aparador Slim, à venda na Lider Interiores (Lider Interiores/Divulgação)
Aparador
Aparador Trave, à venda na Novo Ambiente (Novo Ambiente/Divulgação)

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Tudo o que a cidade maravilhosa tem para te
oferecer.
Receba VEJA e VEJA RIO impressas e tenha acesso digital a todos os títulos Abril.
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.