Julgamento de Bolsonaro: o deepfake de Trump que viralizou
A proporção da interação com o vídeo falso é alarmante e chama atenção sobre a importância de regulamentar a Internet
Está circulando um vídeo de um canal chamado “Opinião Verdade”, cuja descrição da página é “apenas por diversão”, com Donald Trump, presidente dos EUA, falando em português com sotaque americano sobre o julgamento que começou nesta terça (02/09) em Brasília.
O vídeo, produzido por inteligência artificial, já alcançou números estratosféricos de compartilhamentos, com muitos comentários de gente acreditando que as palavras do presidente americano são reais, acusando o STF de golpe de Estado no Brasil e prometendo sanções duras, afirmando que não permitirá a consolidação de um regime comunista no país, classificando o processo contra Jair Bolsonaro e militares brasileiros como “uma farsa”.
A proporção da interação com o vídeo falso é alarmante e chama atenção sobre a importância de regulamentar a Internet. Por exemplo, a repercussão do julgamento de Jair Bolsonaro leva as pessoas a fazerem pesquisas na internet, tanto que saltaram 540% nas últimas 24 horas, com pico às 9h desta terça (02/09), horário de início da sessão, segundo levantamento do Google.
Bolsonaro foi a personalidade mais buscada no Brasil nesse período, superando em muito nomes como William Bonner e Donald Trump – mas mesmo assim, a depender do mecanismo de busca, cai no vídeo falso – o real é uma coletiva de 40 minutos com Trump na Casa Branca, dia 06 de agosto, disponível no YouTube da Fox News, para anunciar investimentos nos EUA.
Imagina o que pode acontecer nas eleições de 2026?
Palmeiras plantadas por Burle Marx e sumaúma do Jardim Botânico viram point
10 dicas para correr a vida toda: evolua com fôlego, constância, sem lesão
A Geração sanduíche — e o recheio que somos nós a viver aos solavancos
Rio de Janeiro celebra 30ª Parada do Orgulho LGBTI em Copacabana
O céu do Rio sem asa delta: último vídeo do Phil Haegler





