Imagem Blog

Lu Lacerda

Por Lu Lacerda Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Jornalista apaixonada pelo Rio

Julgamento de Bolsonaro: Hildegard, filha de vítima da ditadura, comenta

A jornalista carioca está entre parentes de vítimas da ditadura que estiveram no julgamento de Jair Bolsonaro no STF

Por lu.lacerda
Atualizado em 25 mar 2025, 18h29 - Publicado em 25 mar 2025, 17h00
hilde
Hildegard Angel no julgamento desta terça (25/03) (Antonio Augusto/STF/Divulgação)
Continua após publicidade

A jornalista carioca Hildegard Angel está entre parentes de vítimas da ditadura que estiveram no julgamento de Jair Bolsonaro no Supremo Tribunal Federal (STF), nesta terça (25/03), em Brasília. Procurada pela coluna para saber dos seus sentimentos neste dia, Hilde comenta: “Para mim, é um momento histórico. Nunca na História deste Brasil golpista, houve uma punição à altura desse crime (o golpe) pelo Judiciário brasileiro. Aliás, não houve punição alguma. Somos uma República que nasceu de um golpe, e vem sendo sucessivamente golpeada. Com anistia a assassinos golpistas e torturadores, como se fosse normalidade.”

A jornalista é irmã de Stuart Angel, morto em 1971. Ele era um militante do Movimento Revolucionário 8 de Outubro (MR-8), tinha 25 anos quando foi preso, em 14 de junho de 1971 no Grajaú, por agentes do Centro de Informações de Segurança da Aeronáutica (Cisa), para onde foi levado. Ali foi torturado e amarrado à traseira de um jipe e arrastado pelo pátio do quartel. Os agentes colocavam sua boca no cano de descarga, de onde sai monóxido de carbono, para ele respirar os gases do escapamento.

Também estava na mesma sala Ivo Herzog e Ivo Neto, filho e neto do jornalista Vladimir Herzog, assassinado em uma cela das dependências do Destacamento de Operações de Informações — Centro de Operações de Defesa Interna (antigo Doi-Codi), em São Paulo. O atestado de óbito de Herzog foi forjado como “suicídio”, desmentido anos depois.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Assinantes da cidade do RJ

A partir de 35,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.