Gastronomia, por Bruno Calixto: qual é seu chef do coração?
Curadora Maria Helena Esteban quer ampliar o leque para interessados de fora do Rio

A rede de supermercados Zona Sul completou 65 anos e, para a 2ª edição do prêmio “Chef do Coração”, a curadora Maria Helena Esteban quer ampliar o leque para quem vem de fora, com inscrições até 30 de abril (neste link) e seleção de receitas de 2 a 23 de maio. “Esse prêmio não é fechado a moradores do Rio — dá para convocar jovens do interior para mostrarem o seu talento na capital para chefs e jornalistas de prestígio, cozinhando na Le Cordon Bleu (em Botafogo)”.
É uma premiação que revela novos talentos da gastronomia em oito categorias, além de uma social, para pessoas ou instituições que usam a culinária como ferramenta de transformação social.
“Na 1ª edição, percebemos que muitos concorrentes se sentiram realizados em vivenciar toda a experiência, tendo também a oportunidade de atuar em cozinhas equipadas. Além de apresentar o prato para um júri de peso, podem explicar sua criação e também um pouco de sua trajetória. Foi emocionante tanto para os concorrentes como para o júri”, comenta Maria Helena.
Breno Cruz, criador do Festival de Comida Preta, foi eleito para a categoria Ação Social no ano passado, quando estreou a premiação). Ele diz que essa é uma oportunidade para o aprimoramento das técnicas gastronômicas, além de vitrine para quem está construindo sua trajetória na área.
“Foi o 1º prêmio da mídia especializada, e ser reconhecido pelos jornalistas que compuseram a banca foi uma alegria muito grande porque é um trabalho que eu estou desenvolvendo há um tempo. É uma chancela de que estou no caminho certo. Que essa mudança na trajetória profissional dessas mulheres em situação de vulnerabilidade social e econômica dê certo”, diz Breno.
Outra novidade, conta o francês Christophe Lidy, diretor e expert em gastronomia no Zona Sul, é uma nova categoria, a confeitaria.
São 35 finalistas e 21 premiados, com disputa final na escola Le Cordon Bleu, dia 28 de junho; a premiação será no dia 10 de julho. Os três primeiros colocados de cada categoria receberão uma placa-troféu, além de participar, com suas receitas, no e-book “Chef do Coração”, vale-compras e uma parte em dinheiro. As inscrições terminam no fim deste mês.
“Acredito que um dos objetivos do prêmio seja justamente alcançar a história e os anseios que cada um carrega. A gastronomia tem sido um importante vetor de transformação social, empregando profissionais de diferentes realidades socioeconômicas”, finaliza Esteban.
