Imagem Blog

Lelo Forti

Por Lelo Forti, mixologista Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Continua após publicidade

Instituto Blue Blazer: Rio ganha maior instituto de mixologia do Brasil

Audacioso projeto quer acabar com a falta de mão de obra verdadeiramente qualificada, reclamação recorrente do setor

Por Lelo Forti Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 6 fev 2024, 16h12 - Publicado em 5 fev 2024, 14h51
instituto-Blue-Blazer-mixologia
Blue Blazer (Lelo Forti/Veja Rio)
Continua após publicidade

James Bond, o eterno 007 do cinema, é responsável por transformar a profissão de bartender pelo mundo. Foi através do personagem elegante e sedutor que Dry Martini, Vodka Martini ou Vésper Martini tornaram-se ícones da coquetelaria. Sabemos que o clássico “Dry” remonta ao início do século XX, muito antes da existência do cinema, mas foi a sétima arte a responsável pela explosão de drinques, misturas e personagens etílicos, como Tom Cruise na película “cocktail” de 1988.

Mas, mesmo com ajuda do cinema nestes últimos 100 anos e atualmente reforçados com as muitas mídias sociais gratuitas do século XXl, a coquetelaria, sempre foi rebelde, autodidata e desprezada. Hoje, no Brasil, a coquetelaria tem espaço de gala em veículos de imprensa, tabloides, aplicativos e tudo mais – por sinal, muito merecido. Porém, quando o assunto é entendimento, conhecimento e profissionalismo a coisa muda de figura.

Aqui não sei o que vem primeiro: regra ou exceção. Não vem ao caso. O assunto principal nas rodas de bate papo entre a galera que trabalha a profissão é unânime: o que tá acontecendo com a área? Cadê aqueles profissionais altamente capacitados, super bem entendidos do valioso e importante trabalho de gestão, hospitalidade e profissionalismo que tanto um balcão de respeito precisa ter? Por onde anda a preocupação com carreira, gestão, profissionalismo? Isso já foi o básico.

Eu adoro rede social, ela transformou o mundo, mas também tem criado imbecis etílicos que mais estão preocupados com aparência e “likes” do que com um atendimento e uma experiência única. De novo: regra ou exceção não faz parte desta crônica, estou me atendo aos fatos.

Centro de treinamento

Poucas e raras opções de ensino, livros escassos e preconceito. Assim nasceu a minha geração de bartenders lá pelos anos 2000. Mesmo assim se fizeram nomes que perpetuam até hoje: Alex Mesquita, Rafael Pizanti, Márcio Silva, Marco De La Roche, Rafael Mariachi, Marcelo Serrano, Mestre Derivan (In Memorian) são exemplos que perpetuam como referência até hoje. O que nós temos em comum: entendemos a importância do aprendizado, da evolução, da pesquisa e principalmente do comportamento humano.

Foi a decadência dos últimos anos e a total falta de um ensino real, dinâmico e eficaz que trouxeram para o Rio de Janeiro um audacioso projeto de ensino, já inaugurado na Barra da Tijuca recentemente.

Continua após a publicidade

O Instituto Blue Blazer (em referência ao primeiro cocktail registrado no mundo em 1862) nasceu grande. Um espaço totalmente tecnológico, amplo, digno dos melhores centros de treinamento do mundo. Este projeto tem por objetivo capacitar verdadeiramente quem quer ser profissional e ter uma carreira promissora. O projeto foi pensado nos mínimos detalhes. Espaço de estudos, tem uma biblioteca com centenas de livros para trazer todo o conhecimento e planejamento de carreira, espaço amplo, dinâmico e super democrático. Além de aulas curriculares, o instituto terá diversos workshops, degustações, masterclass, guest bartender, palestras, encontros, eventos corporativos, happy hour e muito mais. Tudo foi pensado para que a experiência seja para profissionais de bar, gestores, produtores ou até mesmo aos amantes da boa coquetelaria que só querem um local para aprender a fazer bons drinques, vivendo momentos inesquecíveis.

O bar/balcão é de dar inveja a qualquer inglês. São quase seis metros de comprimento trabalhados com madeira de demolição e o que há de mais moderno quando o assunto é estação de trabalho.

O instituto promete ser um catalisador de mudança na visão da mixologia, desafiando e inspirando a próxima geração de bartenders a alcançar novos patamares de criatividade e habilidade. O ambiente também foi pensado para o ensino e o preparo para a sustentabilidade. Uma horta orgânica com compostagem está em construção na varanda do espaço. Todo o material de obra foi utilizado com o cuidado para não ferir o meio ambiente. Tintas à base de água e madeiras de reflorestamento na decoração e nos móveis foram utilizados. Todo insumo orgânico usado no dia a dia será reaproveitado pra alimentar e fortalecer frutas, hortaliças e temperos do jardim vertical.

O BLUE BLAZER será um divisor de águas para a categoria e já chega com status de gente grande. Em seu quadro de docentes, foram recrutados os melhores da cidade. As mixologistas Jéssica Sanchez (Vizinho gastrobar), Laura Paravato (Head bartender de 5 bares) e Carol Gutierrez, (ex-Stuzzi) puxam uma lista que ainda tem Leopoldo Almeida (inventor da Preshh e empreendedor), Francesca Sansi, mixologista, sommelier de cerveja e charutologa, além do psicólogo Bruno Barreto, da médica anestesista especialista em dor Nathalia Quintella, além das talentosas nutricionistas, Thamires Giangiarulo e Carolina Castello Branco da  empresa Capacitar, Diego Barcellos, CEO da Arpo gin, que será instrutor de formação de profissionais On Trade, outra grande novidade do instituto: preparar profissionais de bar para atuarem como embaixadores e promoters de marca.

Tudo isso está sendo viabilizado com a participação de muitas empresas que entenderam a necessidade e a importância para o setor. Empresas como Pernod Ricard, Alfatec cozinhas, Arpo Gin, Vrauu Energy Drink, Coffee And Drinks, José Cuervo, Johnnie Walker, Preshh, Bica On Tap, GRF distribuidora, Campari, Beam Santory, St Pierre estão apoiando a iniciativa.

Profissionalização

Continua após a publicidade

“Entendemos MIXOLOGIA como uma profissão, uma carreira e um legado” descreve o mixologista e um dos idealizadores, Rodrigo Jesus. Mixologista e consultor de bares, Jesus ainda observa que a Blue Blazer é um projeto novo, diferente e super atualizado de formação profissional. “Ensinar drinques não é uma tarefa muito difícil, mas desenhar uma carreira, planejar os passos e entender e desenvolver habilidades de gestão são fundamentais para quem quer ter uma carreira assertiva”, avalia.

A cidade maravilhosa é a porta de entrada do turismo no Brasil e merecia que pessoas, profissionais e empresas olhassem com cuidado e com carinho para esta profissionalização, tão necessária e unânime.

Para saber mais sobre o Instituto Blue Blazer de Mixologia, basta acessar as redes sociais @blueblazeroficial, entrar em contato através do telefone (21) 96882 1073 para agendar uma visita. O local escolhido foi um rooftop no shopping Up Town, na avenida Ayrton Senna 5500, bloco 3, salas 308/309.

Ganha a cidade, ganha a profissão, ganha a indústria, ganha a economia. Welcome To Blue Blazer. Vida longa.

Cherrs

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de 49,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.