Imagem Blog

Julia Golldenzon

Por Julia Golldenzon, estilista carioca Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Continua após publicidade

Os pijamas (superchiques) do Caetano

Cantor comemora 78 anos nesta sexta com transmissão, e Paula Lavigne pergunta: ‘Você vai fazer a live de pijama?

Por Julia Golldenzon
Atualizado em 21 ago 2020, 12h48 - Publicado em 6 ago 2020, 16h50

Que Caetano Veloso é um dos cantores mais elegantes da música brasileira não é novidade. O público acompanha há décadas seus looks, desde os mais irreverentes no início da carreira aos mais sóbrios e sofisticado dos últimos anos. Com a pandemia e as redes sociais, descobrimos que Caetano mantém a mesma elegância dentro de casa, com uma coleção de pijamas clássicos de capotar: um mais chique que o outro. Nesta sexta-feira, quando comemora 78 anos e faz sua primeira live, qual será seu figurino?

Os looks caseiros do cantor foram revelados pouco a pouco durante a quarentena nos vídeos e flagras divertidos de sua mulher, a empresária Paula Lavigne, em sua conta de Instagram. Dia a dia, desde o início do isolamento social, ela posta momentos e conversas deles em casa, os quais chama com humor de “nossa novelinha”, em que Caetano fala sobre assuntos variados, de kombucha e paçoca, passando por Chaves e os filósofos Heidegger e Nietzsche até sua até então insistente resistência a fazer uma live.

Entre um vídeo e outro, pudemos saber indiretamente que Caetano ama ficar de pijama em casa. Mas não é qualquer modelo, não. Se pijama o dia todo te remete a pessoas mais, digamos, largadas, você precisa conhecer os pijamas do Caetano. São todos do modelo clássico, composto por calça e camisa, com detalhes nos punhos e no bolso. Um mais chique que o outro, em tecidos variados: seda, algodão, malha, flanela. Um é branco com rolotê preto nas golas e punhos. Outro é xadrez tartan vermelho, padrão de origem escocesa que ganhou a moda ao ser usado pelos punks no fim dos anos 70. Outro é azul listrado de branco. 

O Caetano gosta destes pijamas tradicionais, que nem sempre são fáceis de achar no Brasil, como os de flanela. Compramos muitos lá fora. O bom foi que antes da quarentena ele estava abastecido de pijamas por conta das viagens da turnê, onde acabamos comprando alguns”, conta o stylist Felipe Veloso, que trabalha com Caetano há duas décadas.

Não é de hoje que Caetano sabe tudo de moda e comportamento. Em vez de seguir tendências, ele sempre soube captar o contexto do momento e traduzi-lo no visual, ampliando seu modo de se comunicar com o mundo. Foi assim nos anos 60 e 70, com looks que dialogavam com a liberdade e que são referência até hoje. Foi assim no final dos anos 90 quando começou a se apresentar com figurino mais clássico, com ternos e ombreiras, traduzindo o mundo globalizado e internacionalizado.

Continua após a publicidade

Nos anos 2000 ganhou uma sofisticação informal com looks assinados por Felipe Veloso – um dos nomes mais criativos da moda brasileira. A parceria entre eles começou na turnê do álbum “Noites do Norte”, lançado em 2000, em que o cantor e compositor surgiu no palco com um visual mais sóbrio e todo de preto, com t-shirt Alexandre Herchcovith. Caetano é uma pessoa muito fácil de vestir, porque  tem um temperamento ótimo, expressa o que gosta, tem um olhar apurado, especialmente para novidades, e um interesse gigante. Ele acrescenta muito à roupa com o seu movimento de corpo no palco, por exemplo, dobrando um punho, subindo uma manga, abrindo a jaqueta. E além disso ele é atemporal, é jovem, tanto que os filhos às vezes usam roupa dele”, conta Felipe, que não acredita no trabalho de styling como alguém para “montar looks”. “O que faço com ele e todos as pessoas com quem trabalho é conduzir e orientar a partir da minha observação de como a pessoa se veste, como está o temperamento dela naquele dia e o que ela quer vestir. Um stylist precisa estar aberto e ser flexível, entender cada ocasião”.

Nesta sexta-feira é aniversário do Caetano e ele finalmente vai fazer a tão falada #LiveLenda no programa de Marcelo Adnet. Ainda não sabemos seu figurino, mas adorei a brincadeira de Paula Lavigne no Instagram perguntando ao marido: “Você vai fazer a live de pijama?”. Tomara que sim!

Julia Golldenzon é estilista especializada em festas e noivas. Formada em Comunicação Social pela PUC-Rio, ela trabalhou em marcas como Farm e La Estampa e, desde 2013, tem um ateliê no Leblon, que leva seu nome.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de 49,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.