Juju na Trip Por Blog Uma família de cariocas vivendo o que há de melhor na vida, e compartilhando todas as dicas por aqui. Acompanhem!
Continua após publicidade

Rock the Mountain, embarque nessa nave

O RTM virou o melhor de todos os festivais, com nomes como Gil, Geraldo Azevedo e Chico César, Ney Matogrosso, Benjor, Roberta Sá, Paralamas, Bala Desejo.

Por Blog Juju na Trip Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 14 nov 2022, 21h25 - Publicado em 14 nov 2022, 11h01
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O Rock the Mountain já vai completar 10 anos, e foi só agora que aterrisamos por lá. E que nave é essa? O RTM virou, na minha opinião, o melhor de todos os festivais que já aportaram por aqui. Não sou crítica de música, mas ver se alternar num mesmo palco, em um sábado e um domingo, nomes como Gilberto Gil, Geraldo Azevedo e Chico César, Ney Matogrosso, Jorge Benjor, Roberta Sá, Paralamas, Bala Desejo, Letrux e Duda Beat foi apoteótico. E isso nas montanhas, no meio da floresta, com uma fugida para a cachoeira a quem interessasse. E, ainda por cima, com comida vegana. E com repeteco no fim de semana seguinte para quem quisesse (ou aguentasse)!

    Publicidade
    Nave Avatar: Vibe floresta e amor venceu na entrada do RTM
    Nave Avatar: vibe floresta e amor recebendo o público do RTM (Juju na Trip/Veja Rio)
    Revezamento dos mestres da música brasileira no palco do RTM. Sem igual!
    Show do Geraldo Azevedo e Chico Cesar. Revezamento dos mestres da música brasileira no palco do RTM. Sem igual! (juju na trip/Veja Rio)

    Sim senhores, além de muita música boa, O RTM tem um pegada vegana e sustentável. Tinha até gente plantando árvore no meio dessa balbúrdia belíssima. O festival compensa CO2, usa energia verde, não explode fogos e, em sua última edição, ainda ensaiou vanguardisticamente uma praça de alimentação 100% plant based. E água é de graça, para desestimular a venda de garrafinhas de plástico. Só levar seu copo e tá dominado.

    Publicidade
    Sustentabilidade: festival compensa CO2, diminuiu plásticos, plantou árvores e teve comida vegana
    Sustentabilidade: festival compensa CO2, diminuiu plásticos, plantou árvores e teve energia limpa e comida vegana (RTM/Veja Rio)

    Adorei isso tudo, e também um show de drones que culminou com um ET brilhando no céu na segunda noite de festival. Confesso que, àquela altura, se pintasse um óvni, eu embarcava nele. A previsão de chuva não se confirmou, e contrariando todos os satélites o sol brilhou, a lua também, e a galera ferveu com amor ali. Os dois fins de semana (com atrações que se repetiram em cada um) esgotaram, os gramados em frente aos palcos e as tendas de DJ lotaram, e o povo se espremeu sorrindo.

    as tendas do RTM
    Além dos palcos, tendas! (__IHF_Gomes_RTM/Veja Rio)

    No sábado, Gil reinou. Tocou “Andar com fé”, “Toda menina Baiana”, “Palco” e “Nos barracos da cidade”. Domingo, depois da Roberta Sá, entrou Letrux, mais debochada e original que nunca. Fez striptease no palco, mostrou as calçolas estampadas com a estrela do Lula, levantou o público e fez todo mundo cantar “Que Estrago”.

    Publicidade
    Letrux: fez o público ir nas alturas com suas músicas e estilo inigualável
    Letrux: fez o público ir nas alturas com suas músicas e estilo inigualável (juju na trip/Veja Rio)

    Depois, vieram Geraldo e Chico Cesar com seu violivoz. “Dona da minha cabeça”, “Bicho de Sete Cabeças”, “Mama África”. A essa altura, o público já estava enebriado. Do meu lado, uma menina chorou de emoção do início ao fim. Foi então que Jorge Benjor quebrou todos com “País Tropical” e outros ritmos. Anarquista, bagunceiro, e como sempre sensacional, tranformou o RTM numa festa delirante. No segundo domingo, ainda chutou o baldo dos horários e fez um show de mais de 1h30m.

    E quando a gente pensava que nada podia ficar melhor, Ney veio com Secos e Molhados, botou o bloco na rua, e a catarse atingiu o grau máximo.

    Publicidade
    Geraldo e Chico Cesar numa violada que fez, literalmente, o público chorar
    Geraldo e Chico Cesar numa violada que fez, literalmente, o público chorar (RTM/Veja Rio)
    Jorge Benjor na sequência
    Jorge Benjor na sequência (RTM Fotografia/Divulgação)
    E ainda teve Ney, Gil, Paralamas, Roberta Sá e muitos outros
    (RTM/Veja Rio)

    Eu ficaria congelada nesse quadro. Mas a noite no Rock The Mountain é uma criança cheia de tendas com os melhores DJs de pop e eletrônica. Uma pena terem sido só dois fins de semana, mas a boa notícia é que ano que vem tem mais, e já com Maria Bethânia e Marisa Monte confirmadas.

    A pré-venda de 2023 esgotou em poucas horas, e já abriu novo lote. Corre no Sympla, garante o seu, e se liga nas dicas pra subir a serra e curtir o festival.

    Publicidade

    Onde se hospedar:

    Continua após a publicidade

    Para o transfer das pousadas até o festival, recomendo muitíssimo o Guilherme, da Elite Driver RJ (wpp +55 24 98881-5255). Gente boníssima e responsável.

    Pousada Tankama
    Pousada Tankama (Pousada Tankama/Veja Rio)

    Agora, vale esticar o festival e curtir a região. Araras, Itaipava e Vale das Videiras são todos lugares com bons restaurantes, trilhas, cachoeiras e lojinhas de produtores locais

    Para comprinhas e roteiro restaurantes e delicatessens, anote o que fazer:

    Publicidade
    Continua após a publicidade
    A loja da Fefa Fez, em Araras
    A loja da Fefa Fez, em Araras (Descubra Petrópolis/Veja Rio)

    E para lavar a alma e relaxar:

    Um dos vários poços na sede Correas do Parque Nacional da Serra dos Órgãos
    Um dos vários poços na sede Corrêas do Parque Nacional da Serra dos Órgãos (viajante móvel/Veja Rio)

     

    Publicidade
    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

    Domine o fato. Confie na fonte.
    10 grandes marcas em uma única assinatura digital
    Impressa + Digital no App
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital no App

    Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

    Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
    *Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

    a partir de R$ 39,90/mês

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.