Europa no verão: por que ir para a Espanha
Dobradinha de peso para as férias de julho, Menorca e Barcelona são a primeira de uma série de trips para a temporada, no Rio, Brasil e Velho Continente
Julho vem virando a esquina e começa a pergunta: para onde viajar nas férias? A partir de hoje, vamos dar uma série de dicas para quem quiser se jogar em trips belíssimas no estado do Rio, Brasil ou Europa. E começamos com Espanha, num roteiro que une a agitada Barcelona com a paradisíaca Menorca. Melhor dobradinha, impossível.
Por que ir a Barcelona
Barcelona é uma cidade fascinante que oferece uma infinidade de atrações durante o verão. A cidade possui uma arquitetura única, com edifícios projetados pelo famoso arquiteto Antoni Gaudí, como a Sagrada Família, Casa Batlló e Parque Güell.
Durante o verão, na própria cidade, é possível desfrutar das praias de Barceloneta e Nova Icària, ou caminhar pelo famoso calçadão Las Ramblas, que fica ainda mais animado durante a temporada.
Barcelona também é conhecida por sua vibrante cena de bares e restaurantes, e pelos festivais de música e eventos culturais, e é nessa época que acontecem festivais como o eletrônica Sónar e o festival de cinema ao ar livre Sala Montjuïc.
Quantos dias ficar: pelo menos 3 dias inteiros.
Onde se hospedar No Bairro Gótico, sou apaixonada pelo Mercer Hotel Barcelona e pelo Catalonia Avinyo. Já no Paseo, a primeira indicação aqui é o Mandarin Oriental, no Passo de Gracia, pertíssimo das Ramblas. Olha que lindo. E nas Ramblas tem o Hotel 1898.
O que fazer: Airticket Barcelona ou o Barcelone Explorar (uso sempre o Civitatis, que vende em R$ e pelo mesmo valor das operadoras). Dito isso, coloque no seu roteiro as obras-primas de Gaudí (Basílica da Sagrada Família, Casa Milá, Casa Batlló, Parque Güell), o Palau de la Música, O MACBA (museu de arte comtemporânea), o Museu Picasso, as Ramblas e o Bairro Gótico.
Onde comer: No mercado gastronômico La Boqueria, El 4cats (um restaurantes que foi ponto de encontro da vanguarda do século XIX, inclusive de Picasso), Maccabi, de comida mediterrânea, e a taverna de comida basca Irati.
Menorca: um paraíso
Menorca fica no Mediterrâneo, tem praias de águas azul cristalina, vilas históricas charmosérrimas – a Ciutadella é minha preferida -, sítios arqueológicos e boa comida. Das 4 ilhas baleares ( ao lado Mallorca, Ibiza e Formentera), é a que mais gosto. Aqui tem um roteiro de Menorca bem detalhado.
Onde ficar: A Ciutadella é o centro histórico, e é um charme. Lá recomendo o Can Faustino, o Boutique Can Sastre e o Hotelet Des Born Spa . Vale lembrar que nem todos os hotéis ana Ciutadella têm vaga de carro por perto. Já se a ideia for se hospedar na praia, recomendo Meliá Cala Galdana e o Carema Beach
O que fazer: Praia!! Vá aproveitar o mar da ilha, e de noite curta os restaurantes e lojinhas de Ciutadela.
Das praias, as mais lindas Cala Mitjana e Mitjaneta, Macarella, Cala Turqueta, Trebaluguer (essa só tem acesso por uma trilha de 4km, então o melhor é reservar o passeio de barco com snorkel) Cala en Brut, e Es Talaier.
Vale ainda alugar um gomone em Menorca (você mesmo dirige e não precisa de licença) para explorar Mitjana, Turqueta, Macarella. Ou contratar um passeio de Veleiro (quem faz é o Mar en Calma, com saídas de Galdana)
Onde comer: Mon restaurant, Café Balear, Smoix e Es Tast de Na Silvia.
E siga o Juju na Trip no instagram