De praias paradisíacas a vilarejos históricos: 7 motivos para ir a Puglia
Boa comida, gente acolhedora e muito mais te esperam nessa viagem

A Puglia reúne praias paradisíacas em tons de turquesa berrante, vilarejos históricos, gente acolhedora e boa comida. É mais nova nova pérola italiana, e promete manter seu lugar ao sol por um bom tempo nos roteiros de viagem. Isso porque, além de linda, os preços por lá ainda não inflacionaram, pelo menos comparando com outros destinos semelhantes da Grécia e da própria Itália.
É tanta beleza junta que, mesmo em julho, mês de altíssima estação e com gente saindo pela tampa, eu me deslumbrei com a Puglia.
Dito isso, separei sete motivos para você ir à Puglia nas suas próximas férias pelo verão europeu.

Mas antes, aqui vai a dica de milhões: como organizar sua viagem pela Puglia e onde se hospedar:
Você pode dividir sua base entre Otranto e Polignano al Mare.
- Otranto é banhado pelo mar Adriático e é a região com as praias mais lindas. Aqui, você pode ficar na Casa Borgo, que acomoda até seis pessoas, tem ar-condicionado e cozinha completa. Ou em hotéis como o Bellavista e Palazzo Papaleo.
- Polignano a Mare não tem as praias mais lindas (aqui a água costuma ser mais mexida e escura), entretanto é essa a região que tem os vilarejos mais interessantes, como Alberobelo e Locorotondo. Nessa região, se quiser um hotel no centro histórico, recomendo Sei Stelle Mama, Incetro Domus, e o Hotel Grotta Palezze. Já as melhores masserias em Polignano são Borgobianco Resort & Spa e Masseria Auraterrae.

Agora vamos às 7 experiências e lugares imperdíveis na Puglia.
1) Se hospedar em uma autêntica masseria
Masserias são hospedagens luxuosas cercadas por videiras e oliveiras centenárias, e que funcionam em antigas fazendas. Em muitas delas, além da experiência da hospedagem, é possível participar de almoços em mesas montadas ao ar livre e beber bons vinhos produzidos na propriedade.

Uma das masserias mais sensacionais da Puglia é o Borgo Egnaza, na região de Fasano. Rodeada por oliveiras seculares e às margens do Mar Adriático, Borgo Egnazia se destaca por seu estilo arquitetônico majestoso. Oferece acomodações que variam de quartos e suítes a casas e vilas. Além disso, oferece uma gastronomia premiada.



Já na região de Otranto, a Masseria Muzza é a melhor. Ocupa uma propriedade do século XVII que se estende por dois hectares com plantações de oliva e outros produtos agrícolas. A sede, um luxuoso prédio histórico de paredes brancas, garante aquele cenário cinematográfico dos filmes italianos. Os hóspedes ainda podem desfrutar do Beach Club da masseria, localizado em uma praia de águas cristalinas.


2) Conhecer Otranto
Otranto é uma joia. Na cidadela medieval murada sobre o mar, um labirinto de ruelas esconde edificações da era romana e renascentista, além de ateliês, sorveterias e lojas de produtos locais. Em cada fim de tarde dourado, restaurantes debruçados sobre o mar convidam os turistas para tomar um drinque e relaxar.

Fora isso tudo, Otranto tem uma vibração de vida local. Visitantes e moradores se misturam, e a gente se sente num lugar que não foi criado para turistas. Sem falar que as praias dessa região são, de longe, as mais lindas. O litoral é recortado por falésias brancas que se debruçam sobre um mar sempre calmo e turquesa.

3) Torre Sant’Andrea
Torre Sant’Andrea é uma dessas praias impressionantes da região de Otranto. Fica a cerca de 10 km do centro da cidade, tem águas cristalinas e é pontilhada por formações rochosas esculpidas pelo mar ao longo dos anos. Como a maior parte das praias dessa localidade, Torre Sant’Andrea não tem areia, e sim rochas onde é possível esticar cangas e armar cadeiras.
O acesso à praia é fácil, e há estacionamento público no local.


4) Passar um dia em Lecce
Lecce é conhecida como a “Florença do Sul” por conta do seu estilo barroco, caracterizado por edifícios ricamente ornamentados e igrejas extravagantes esculpidas em “pietra leccese,” uma pedra calcária local.
Localizada a 42 quilômetros de distância de Otranto, tem uma história rica, tendo sido influenciada e colonizada por romanos, bizantinos, normandos e espanhóis, e carrega vestígios de todas essas épocas em sua arquitetura e cultura.

No seu roteiro por Lecce, visite a Praça do Duomo, onde ficam a majestosa Catedral de Lecce, o Palácio Episcopal e o Campanário do Relógio. Outro ponto obrigatório é o Anfiteatro Romano, datado do século II d.C.

5) Relaxar em Torre dell’Orso
Mais uma cartão-postal da Puglia, Torre dell’Orso é uma praia de areia desenhadas por falésias, com um beach club animado (os chamados Lidos). Tem água cristalina e turquesa.
Porém, para mim – que não sou chegada em beach clubs – a cereja do bolo fica no canto direito da praia. É ali que estão as chamadas Due Sorelles (um equivalente ao nosso Morro Dois Irmãos, em Noronha) e, à sua frente, uma pequena prainha escondida entre as rochas (para chegar, basta atravessar pelo mar até o outro lado da falésia, com água sempre pela cintura).

Alberobello
Alberobello é famosa por seus trulli, que são casas tradicionais construídas com telhados cônicos de pedra seca, semelhantes a iglus. A cidade é reconhecida como Patrimônio Mundial da Unesco devido à sua arquitetura única. Como a cidade é pequena e conta com menos de uma dúzia de ruas, uma manhã basta para esse passeio.
Aproveite ainda para conhecer a Igreja de Santo Antônio. É uma construção recente, de 1927, mas segue o formato de “trulli” e é bem interessante.


7) Explorar Polignano a Mare
Polignano é a mais festejada e badalada cidade de toda a Puglia. Perder-se pelas ruas da cidade é uma delícia. Mas não deixe de colocar no trajeto alguns pontos obrigatórios e belíssimos de Polignano. O primeiro deles é o Arco Marchesale, porta de entrada da cidade velha, erguido em 1530.
Depois, siga até a Piazza Vittorio Emanuelle II, que abriga além de vários restaurantes, a catedral de Santa Maria, a Torre do Relógio, como também a melhor gelateria do pedaço, a Lucarelli.


Por fim, vá tomar banho de sol na Cala Lama Monachile, a praia de Polignano, que é o mais famoso cartão postal da Puglia.

Para mais dicas de viagem, siga o Juju na Trip no instagram.