Imagem Blog

Histórias do futebol carioca

Por Blog
Continua após publicidade

Um personagem carioca na Copa de 1938 – Domingos da Guia

Domingos da Guia foi o mais talentoso zagueiro do seu tempo, talvez o maior zagueiro brasileiro de todos os tempos. Elegante, com ótimo senso de colocação, Domingos era a antítese do beque de roça. Sua ousadia em conduzir a bola, driblando seus adversários, após um desarme, foi batizada de Domingada pela imprensa esportiva da época. […]

Por Bruno Salles
Atualizado em 25 fev 2017, 18h40 - Publicado em 16 Maio 2014, 02h52

1938

Domingos da Guia foi o mais talentoso zagueiro do seu tempo, talvez o maior zagueiro brasileiro de todos os tempos. Elegante, com ótimo senso de colocação, Domingos era a antítese do beque de roça. Sua ousadia em conduzir a bola, driblando seus adversários, após um desarme, foi batizada de Domingada pela imprensa esportiva da época. Quando jogou pelo Nacional do Uruguai recebeu a alcunha de Divino Mestre. Cria do Bangu, brilhou no Flamengo e no Vasco, além de Corinthians, Nacional-URU e Boca Juniors-ARG.

Domingos era um dos craques da Seleção da Copa de 1938, a primeira em que o futebol brasileiro foi dignamente representado. Depois de superar Polônia e Tchecoslováquia, a Seleção enfrentou a Itália, então campeã mundial, na semifinal. A Seleção já perdia por 1×0 quando Domingos cometeu a mais célebre falha de sua carreira, ao cair na provocação do atacante Piola e agredi-lo dentro da área, longe da bola, mas flagrado pelo juiz. Domingos da Guia morreu garantindo que o jogo estava parado e que a agressão foi um revide, mas a falta de imagens e de testemunhas nos impede de esclarecer a polêmica. O fato é que o pênalti foi marcado e convertido, a Itália venceu por 2×1 e a Seleção teve de se contentar em disputar, e ganhar, o terceiro lugar na até então melhor participação brasileira em Copas do Mundo.

Esse fatídico lance não foi capaz de diminuir o brilho da carreira de Domingos da Guia, mas criou um segundo significado para o termo “Domingada”, que passou a ser usada também para grandes lambanças e não só para ousadas conduções de bola de zagueiros elegantes.

Domingos em ação na fatídica partida contra a Itália

Domingos em ação na fatídica partida contra a Itália

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.