Histórias do futebol carioca Por Blog
Continua após publicidade

Disputa de pênaltis mais de um mês depois do fim do jogo

A tabela do Brasileiro desse ano concentra os clássicos estaduais na última rodada, como tentativa de evitar ou amenizar a questão “entrega o jogo”. Em Brasileiros já houve uma concentração de clássicos na primeira rodada. Foi em 1988, o ano em que o regulamento previa desempate na disputa de pênaltis de qualquer jogo que terminasse […]

Por Bruno Salles
Atualizado em 25 fev 2017, 19h36 - Publicado em 26 ago 2011, 17h37
  • Seguir materia Seguindo materia
  • A tabela do Brasileiro desse ano concentra os clássicos estaduais na última rodada, como tentativa de evitar ou amenizar a questão “entrega o jogo”.
    Em Brasileiros já houve uma concentração de clássicos na primeira rodada. Foi em 1988, o ano em que o regulamento previa desempate na disputa de pênaltis de qualquer jogo que terminasse empatado. Vitória no tempo normal valia 3 pontos (lembre-se que naquela época o normal ainda eram os 2 pontos), vitória nos pênaltis valia 2 pontos e derrota nos pênaltis valia 1 ponto. A rodada de abertura daquele campeonato teve, no sábado, Fluminense 1×1 Botafogo, e no domingo, Vasco 1×0 Flamengo. Como a novidade dos pênaltis foi praticamente imposta pela CBF aos clubes, houve forte resistência. Vale lembrar que no ano anterior os clubes se rebelaram contra a entidade e organizaram a Copa União e ainda vivia-se a disputa pelo poder sobre o Brasileiro entre clubes e CBF. Assim Botafogo e Fluminense se recusaram a disputar o ponto extra nos pênaltis, pois não concordavam com a novidade e apostavam que “não pegaria”. Mas pegou. E mais de um mês depois do jogo, no mesmo dia em que era promulgada a nova Constituição em Brasília, os times voltaram ao Maracanã, num dia de semana à tarde, com portões abertos, para a disputa de pênaltis. Quase todos os cobradores acertaram, menos o lateral-esquerdo Renato, do Botafogo, cujo chute foi defendido por Ricardo Pinto, dando ao Flu vitória por 5×4 e 1 ponto extra na tabela.

    Veja matéria da Placar sobre a disputa de pênaltis

    Publicidade
    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

    Domine o fato. Confie na fonte.
    10 grandes marcas em uma única assinatura digital
    Impressa + Digital no App
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital no App

    Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

    Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
    *Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

    a partir de R$ 39,90/mês

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.