SOLTA A VOZ! Entrevista exclusiva com Francesca Della Monica
Artista, pedagoga e pesquisadora italiana chega ao Rio e lança livro com workshops
Com uma pequena temporada no Brasil, Francesca Della Monica, uma das maiores especialistas sobre a expressão vocal na Europa, estará realizando a Semana da Voz BH + RJ. As atividades, que acontecerão de 30 de outubro à 16 de novembro de 2025, envolvem uma programação, que conta com workshops, palestras e aulas particulares especiais para quem está procurando autoconhecimento, artistas, estudantes de arte, pesquisadores da voz e demais interessados fazer um grande mergulho nas temáticas da vocalidade.
A artista, pedagoga e pesquisadora italiana Francesca Della Monica, nos deu uma entrevista exclusiva e nos explicou como ela consegue conduzir uma pesquisa original sobre as diversas possibilidades da voz e da musicalidade no âmbito teatral contemporâneo, por meio de uma metodologia própria. Para quem não sabe, tudo começou de suas formações em Filosofia, Arqueologia, Música, Teatro e as Artes Visuais. Destaca-se também pela sua experiência e predileção pelo estudo das notações não convencionais da voz, próprias da música contemporânea. “Cantar é contar, e não afinar, como muitos pensam”, diz Francesca que utiliza dos seus estudos à voz para dar um tom mais terapêutico nos atendimentos e workshops.
Francesca diz que o mundo precisa de silêncio e respeitar esse lugar, é de onde nasce uma palavra sensata. “ O mundo moderno perdeu a relação com a imaginação. Por causa do excesso de visualização nos celulares, não criamos as nossas próprias fantasias e perdemos a relação com as pessoas”
O seu percurso artístico conduziu-a a colaborações significativas, destacando-se o encontro com John Cage, um dos principais nomes da música do século XX, que compôs e adaptou alguns solos para a sua voz. No que diz respeito à pesquisa vocal, Representa a Itália no âmbito da Instituição Giving Voice of Wales, um dos mais importantes organismos de pesquisa europeia sobre os estudos voltados à vocalidade.
- “ Realizo um estudo profundo na voz onde eu pretendo fazer com que o cliente volte às suas origens, pois é na voz onde acontece a primeira manifestação da vida. A memória das heranças está na voz e assim, descobrir como potencializar as suas manifestações”.
Desde 2010, trabalha em parceria com o artista e pesquisador brasileiro Ernani Maletta, encontro que se desdobrou em outras parcerias artísticas e pedagógicas, além da colaboração com diversos grupos e artistas cênicos, entre os quais se destacam o diretor Gabriel Villela e o Grupo Galpão.
- “ A voz não é apenas ação. Ela é um manifesto gestual e como o corpo se comporta. Aplico práticas para entender que a voz se manifesta e para você entender esse poder com trabalhos práticos que explora possibilidades estendidas”
Francesca aproveita a sua vinda e lança o livro “À Plena Voz”*, direcionado a quem, na voz, encontra seu próprio instrumento de trabalho, de poesia, de conhecimento e de compreensão de si e dos outros. “ O livro é destinado a quem deseja fazer da voz um instrumento potente de investigação da própria forma de expressar a complexidade dos componentes lógicos, emocionais, gestuais e relacionais do discurso”. Em seu lançamento, ela ministrará a palestra da Voz e o encontro será na terça-feira, 04 de novembro, às 19h30, no Núcleo Cultural Tambor Carioca.
“No futuro acho que o mundo vai ter excesso de ruídos e uma significativa perda da escuta. Paramos de se comunicar e de organizar o corpo através de experiências através das palavras”
Workshops Laboratórios Criativos (Rio de Janeiro)
Os Workshops Laboratórios Criativos possuem enfoque no trabalho com texto e canções, sendo uma oportunidade diferenciada para ampliar possibilidades artísticas. Vagas limitadas!
Inscrições: https://forms.gle/ctx8hSiSYDtQYvGeA
Palestra da Voz (Rio de Janeiro)
Um encontro para quem deseja investigar a voz como instrumento de expressão, criação e autoconhecimento.
Inscrições: https://forms.gle/eY3wysWboiouL9Jr7
Sim, Gracyanne Barbosa lançou uma linha de ovos ‘de galinhas talentosas’
Cedae faz manutenção na terça (25) e vinte bairros do Rio serão afetados
Pista ganha nome de Phil Haegler; missa de sétimo dia foi marcada
A Geração sanduíche — e o recheio que somos nós a viver aos solavancos
10 dicas para correr a vida toda: evolua com fôlego, constância, sem lesão





