Imagem Blog

Helen Pomposelli

Por Helen Pomposelli, jornalista, terapeuta integrativa sistêmica e criadora do Per Vivere Bene
Bem-estar
Continua após publicidade

Saiba tudo sobre a 7ª edição do Paraty Yoga Festival

Evento tem programação gratuita, com apresentações musicais, palestras, oficinas e rodas de conversa em torno de medicina integrativa e alimentação saudável

Por helen_pomposelli Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
10 jun 2024, 16h31

Prática física e mental que ficou tão popular nos dias de hoje, a Yoga, assunto milenar com mil e uma formas de interpretações, é um dos pilares essenciais do bem-estar. Como praticante, acredito que a yoga é como um tronco de árvore ancestral com raízes que se expandem em estilo de vida, espiritualidade, autoconhecimento e poesia. Suas meditações, mantras, posturas, respirações são a base para o viver bem de forma integral. Por isso, a prática ficou tão famosa durante a pandemia que, de uma certa forma, a popularizou e ajudou na divulgação mundial. Por isso, esse benefício ganhou novos espaços, estudios, centros, novas leituras, guias, livros, formações e, claro, belos festivais. 

O 7º Paraty Yoga Festival abordará a Cultura do Yoga e da Saúde Integral de forma ampla. Além das práticas físicas, serão oferecidas meditações, danças e rodas de conversa sobre temas voltados para medicina integrativa.
O 7º Paraty Yoga Festival abordará a Cultura do Yoga e da Saúde Integral de forma ampla. Além das práticas físicas, serão oferecidas meditações, danças e rodas de conversa sobre temas voltados para medicina integrativa (Divulgação/Divulgação)

Falo da 7ª edição do Paraty Yoga Festival, evento que se consolidou como o grande encontro da comunidade do Yoga no Brasil, que pela primeira vez, em sua programação principal de atividades – que inclui práticas de yoga, apresentações musicais e artísticas, palestras, oficinas e rodas de conversas – será totalmente gratuita. E terá como cenário o centro histórico da cidade, um dos cartões postais de Paraty e palco dos principais eventos de seu calendário oficial.

O festival acontece entre os dias 20 e 23 de junho de 2024, e sua gratuidade foi confirmada após a arrecadação de um financiamento coletivo, que contou com a participação de 206 apoiadores. Empresas e professores também contribuíram com a campanha, oferecendo produtos e cursos a preços promocionais e com renda revertida para o evento. Com isso, o primeiro Paraty Yoga Festival GRATUITO se tornou realidade. “Criamos o Paraty Yoga Festival com o propósito de promover a cultura da paz, o autoconhecimento e a saúde integral para todos. Este ano, temos finalmente a chance de democratizar o yoga e torná-lo mais inclusivo, compartilhando esses conhecimentos riquíssimos para a sociedade de forma acessível. Além disso, nossa intenção é fortalecer o reconhecimento da belíssima cidade de Paraty como destino do turismo de bem-estar, e porque não, como a Capital do Yoga do Brasil”,  sonha Claire Ducry, idealizadora do evento. 

Segundo Claire, a vontade de oferecer este festival gratuitamente é um sonho antigo. Como praticantes de yoga, reconhecemos a riqueza inestimável desta cultura, que tanto tem a nos ensinar sobre a natureza humana. Hoje, em uma sociedade decaída, mais do que nunca, precisamos nos questionar sobre o significado mais profundo da nossa existência, entender quem somos, restaurar valores humanos perdidos e nos conectar uns com os outros de maneira mais verdadeira. O Yoga, com suas técnicas poderosíssimas, tem a capacidade única de nos guiar nesse caminho de autoconhecimento em direção à realização da verdade sobre nós mesmos. Por isso, esse conhecimento precisa ser mais acessível”

Continua após a publicidade

 Para Vinicius Cicarelli, organizador do Paraty Yoga Festival, quem vai ao evento pela primeira vez vai vivenciar uma experiência única, difícil de descrever em palavras! Fazer parte do Paraty Yoga Festival é saber que sua vida pode nunca mais ser a mesma. Não só pelos conhecimentos incríveis que a pessoa vai adquirir, mas pelas pessoas que ela vai conhecer, em um dos lugares mais lindos e charmosos do Brasil.

Mas afinal, como começar a praticar yoga? Ficar se contorcendo em cima de um tapetinho? Passar horas numa posição de cabeça pra baixo? Como manter a respiração? O assunto é extenso e para quem deseja dar um ponta pé inicial, selecionei aqui com os professores do festival, algumas dicas!

Existem diversas vertentes do yoga. Se você é ansioso ou agitado e gosta de atividades mais dinâmicas, por exemplo, há estilos de yoga que se encaixam no seu perfil.
Existem diversas vertentes do yoga. Se você é ansioso ou agitado e gosta de atividades mais dinâmicas, por exemplo, há estilos de yoga que se encaixam no seu perfil (Divulgação/Divulgação)

Dicas para quem quer começar a prática!

Continua após a publicidade

– Existem diversas vertentes do yoga. Se você é ansioso ou agitado e gosta de atividades mais dinâmicas, por exemplo, há estilos de yoga que se encaixam no seu perfil;

– Experimente várias modalidades, para encontrar a sua preferida;

– Conheça professores diferentes, a conexão com cada profissional varia de pessoa para pessoa;

– Você não precisa colocar o pé atrás da cabeça ou ser uma pessoa elástica para praticar yoga.

Continua após a publicidade

– ⁠Seja gentil consigo mesmo;

– ⁠A melhor hora de praticar yoga ou meditação é a hora que você pode (a hora que tem disponibilidade);

– ⁠Se você não consegue manter uma rotina de prática, pense sempre que cada dia é uma nova oportunidade de recomeçar;

– ⁠O seu processo de autoconhecimento é individual; nada é por acaso e tudo acontece no seu tempo;

Continua após a publicidade

– ⁠Adéque a prática ao seu corpo e aos seus limites, e não o contrário. O princípio básico do yoga é a não-violência, começando com você mesmo.

Programação principal gratuita

No total, serão mais de 30 atividades com entrada livre, sendo diversas aulas, oficinas e palestras, apresentação teatral e concertos musicais, além de exibição de filmes. Até então, os locais confirmados para essas atividades são: a Casa da Cultura, o Sesc Santa Rita, o Cinema da Praça, a Quadra da Matriz e a Quadra da Chácara (Beira Rio). Para participar e receber mais informações sobre como aproveitar o Paraty Yoga Festival, é necessário fazer a inscrição no site: https://paratyyogafestival.com.br/lp-paraty-yoga-festival-2024/.

Com a presença de professores, palestrantes e artistas renomados, a programação principal do 7º Paraty Yoga Festival abordará a Cultura do Yoga e da Saúde Integral de forma ampla. Além das práticas físicas, serão oferecidas meditações, danças e rodas de conversa sobre temas voltados para medicina integrativa, alimentação saudável, consumo responsável e impacto socioambiental.

Continua após a publicidade

 

7ª edição do Paraty Yoga Festival 

Data: 20 a 23 de junho de 2024

www.paratyyogafestival.com.br | https://www.instagram.com/paratyyoga_festival/ 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.