Saiba tudo sobre a 7ª edição do Paraty Yoga Festival
Evento tem programação gratuita, com apresentações musicais, palestras, oficinas e rodas de conversa em torno de medicina integrativa e alimentação saudável
Prática física e mental que ficou tão popular nos dias de hoje, a Yoga, assunto milenar com mil e uma formas de interpretações, é um dos pilares essenciais do bem-estar. Como praticante, acredito que a yoga é como um tronco de árvore ancestral com raízes que se expandem em estilo de vida, espiritualidade, autoconhecimento e poesia. Suas meditações, mantras, posturas, respirações são a base para o viver bem de forma integral. Por isso, a prática ficou tão famosa durante a pandemia que, de uma certa forma, a popularizou e ajudou na divulgação mundial. Por isso, esse benefício ganhou novos espaços, estudios, centros, novas leituras, guias, livros, formações e, claro, belos festivais.
Falo da 7ª edição do Paraty Yoga Festival, evento que se consolidou como o grande encontro da comunidade do Yoga no Brasil, que pela primeira vez, em sua programação principal de atividades – que inclui práticas de yoga, apresentações musicais e artísticas, palestras, oficinas e rodas de conversas – será totalmente gratuita. E terá como cenário o centro histórico da cidade, um dos cartões postais de Paraty e palco dos principais eventos de seu calendário oficial.
O festival acontece entre os dias 20 e 23 de junho de 2024, e sua gratuidade foi confirmada após a arrecadação de um financiamento coletivo, que contou com a participação de 206 apoiadores. Empresas e professores também contribuíram com a campanha, oferecendo produtos e cursos a preços promocionais e com renda revertida para o evento. Com isso, o primeiro Paraty Yoga Festival GRATUITO se tornou realidade. “Criamos o Paraty Yoga Festival com o propósito de promover a cultura da paz, o autoconhecimento e a saúde integral para todos. Este ano, temos finalmente a chance de democratizar o yoga e torná-lo mais inclusivo, compartilhando esses conhecimentos riquíssimos para a sociedade de forma acessível. Além disso, nossa intenção é fortalecer o reconhecimento da belíssima cidade de Paraty como destino do turismo de bem-estar, e porque não, como a Capital do Yoga do Brasil”, sonha Claire Ducry, idealizadora do evento.
Segundo Claire, a vontade de oferecer este festival gratuitamente é um sonho antigo. Como praticantes de yoga, reconhecemos a riqueza inestimável desta cultura, que tanto tem a nos ensinar sobre a natureza humana. Hoje, em uma sociedade decaída, mais do que nunca, precisamos nos questionar sobre o significado mais profundo da nossa existência, entender quem somos, restaurar valores humanos perdidos e nos conectar uns com os outros de maneira mais verdadeira. O Yoga, com suas técnicas poderosíssimas, tem a capacidade única de nos guiar nesse caminho de autoconhecimento em direção à realização da verdade sobre nós mesmos. Por isso, esse conhecimento precisa ser mais acessível”
Para Vinicius Cicarelli, organizador do Paraty Yoga Festival, quem vai ao evento pela primeira vez vai vivenciar uma experiência única, difícil de descrever em palavras! Fazer parte do Paraty Yoga Festival é saber que sua vida pode nunca mais ser a mesma. Não só pelos conhecimentos incríveis que a pessoa vai adquirir, mas pelas pessoas que ela vai conhecer, em um dos lugares mais lindos e charmosos do Brasil.
Mas afinal, como começar a praticar yoga? Ficar se contorcendo em cima de um tapetinho? Passar horas numa posição de cabeça pra baixo? Como manter a respiração? O assunto é extenso e para quem deseja dar um ponta pé inicial, selecionei aqui com os professores do festival, algumas dicas!
Dicas para quem quer começar a prática!
– Existem diversas vertentes do yoga. Se você é ansioso ou agitado e gosta de atividades mais dinâmicas, por exemplo, há estilos de yoga que se encaixam no seu perfil;
– Experimente várias modalidades, para encontrar a sua preferida;
– Conheça professores diferentes, a conexão com cada profissional varia de pessoa para pessoa;
– Você não precisa colocar o pé atrás da cabeça ou ser uma pessoa elástica para praticar yoga.
– Seja gentil consigo mesmo;
– A melhor hora de praticar yoga ou meditação é a hora que você pode (a hora que tem disponibilidade);
– Se você não consegue manter uma rotina de prática, pense sempre que cada dia é uma nova oportunidade de recomeçar;
– O seu processo de autoconhecimento é individual; nada é por acaso e tudo acontece no seu tempo;
– Adéque a prática ao seu corpo e aos seus limites, e não o contrário. O princípio básico do yoga é a não-violência, começando com você mesmo.
Programação principal gratuita
No total, serão mais de 30 atividades com entrada livre, sendo diversas aulas, oficinas e palestras, apresentação teatral e concertos musicais, além de exibição de filmes. Até então, os locais confirmados para essas atividades são: a Casa da Cultura, o Sesc Santa Rita, o Cinema da Praça, a Quadra da Matriz e a Quadra da Chácara (Beira Rio). Para participar e receber mais informações sobre como aproveitar o Paraty Yoga Festival, é necessário fazer a inscrição no site: https://paratyyogafestival.com.br/lp-paraty-yoga-festival-2024/.
Com a presença de professores, palestrantes e artistas renomados, a programação principal do 7º Paraty Yoga Festival abordará a Cultura do Yoga e da Saúde Integral de forma ampla. Além das práticas físicas, serão oferecidas meditações, danças e rodas de conversa sobre temas voltados para medicina integrativa, alimentação saudável, consumo responsável e impacto socioambiental.
7ª edição do Paraty Yoga Festival
Data: 20 a 23 de junho de 2024
www.paratyyogafestival.com.br | https://www.instagram.com/paratyyoga_festival/