Pra não dizer que não falei das flores: dicas para começar bem a primavera
A estação do renascimento convida a passeios ao ar livre, aulas de arte, atividades de bem-estar e relaxamento
A primavera é a estação do renascimento, do florescer e da transformação. É o momento ideal para sintonizar nossa energia com a natureza, que se renova após o inverno, trazendo consigo cores, vitalidade e novas oportunidades. No meio dessa confusão diária, às vezes não conseguimos tempo nem para olhar para a janela e admirar o céu. Mas é isso que o Banho de Floresta, caminhada terapêutica que nasceu no Japão nos anos 80, estimula: que pelo menos por 5 minutos em uma vez ao dia possamos parar e olhar pela janela de nossa casa ou do local de trabalho, mas escolher um ponto e se fixar nele para admirar, observar, verificar o que está indo embora e o que está chegando, perceber as cores, os sentidos e os movimentos da natureza.
Noélli Santiágo, especialista em sustentabilidade emocional e reequilíbrio energético, nos convida, na primavera, a refletir sobre o que desejamos fazer florescer em nossas próprias vidas, libertando-nos do que já não nos serve e abrindo espaço para o novo. Noélli recomenda finalizar o ritual com uma prática de gratidão. “A primavera nos lembra que o ciclo da vida está sempre em movimento, e cultivar a gratidão nos ajuda a estar mais presentes e abertos ao que o universo nos oferece”. Segundo a terapeuta, a dica é escrever diariamente três coisas pelas quais você é grato, reforçando uma mentalidade de abundância.
Esse pequeno hábito, além de fortalecer sua conexão com o presente, abre caminhos para que mais bênçãos se manifestem.
“Toda prática começa a partir da sua forma de pensar e crer na vida. Assim como a natureza nos traz respostas, encontrá-las a cada pensamento e sentimento com clareza nos direciona ao caminho que tanto buscamos. Expandir a consciência significa ter liberdade para ser quem escolhemos ser, com alma”, completa Noélli.
Quer aprender a expressar suas emoções neste novo ciclo primaveril de maneira criativa através da pintura de aquarela? Rose Rodrigues, terapeuta artística, pelo viés da antroposofia utiliza um método de pintura com aquarela com intuito de trazer equilíbrio emocional, bem estar e descobrir o prazer de pintar. Em um ambiente acolhedor, cada um encontra espaço para descobrir e nutrir suas forças internas de cura e autoconhecimento. A terapeuta utiliza um método de pintura com aquarela desenvolvido na Itália, que promove equilíbrio emocional, saúde e bem-estar. “Em um ambiente acolhedor e afetuoso, cada pessoa encontra um espaço para descobrir e nutrir suas forças internas de cura e autoconhecimento. Grupos artísticos e encontros individuais para todas as idades, com foco em questões emocionais e de saúde”. (contato pelo telefone 48 98877 6004 )
Se o assunto é sair por aí e aproveitar os dias com práticas ao ar livre, o Espaço Aldeia, no Parque dos Patins, na Lagoa, tem programação semanal gratuita, alinhada ao estilo de vida carioca. Desde sábado (21), o espaço oferece uma programação semanal de treinos gratuitos ao ar livre, voltados para quem busca manter a forma e o bem-estar em um dos cenários mais icônicos da cidade. As aulas serão ministradas por Brau Lima, profissional com mais de 10 anos de experiência no mercado fitness, e serão focadas no treinamento funcional e no funcional fight, métodos que utilizam o peso corporal para promover força, resistência e equilíbrio. Os treinos de fullbody acontecerão às terças e quartas, das 8h às 9h, com aulas de boxe nas quartas, das 9h às 10h. Às quintas, o destaque será para o treino de perna e glúteo, das 8h às 9h, e aos sábados, o público poderá participar do treinão de fullbody, das 9h às 10h.
Espaço Aldeia – @aldeia.lagoa
Vamos parar algumas horinhas para nos cuidar?
Em parceria com a Clínica Sépua, que fica em uma área exclusiva do hotel Windsor Barra, a rede de hoteis está com uma promoção especial para os hóspedes que buscam momentos de relaxamento e conforto neste início de primavera. Quem ficar hospedado nas unidades Windsor Barra, Winsor Oceanico ou Windsor Tower até o dia 30 de setembro conta com 20% de desconto para aproveitar o Relax Day. A sessão começa com escalda-pés aromático com pétalas de rosas e, em seguida, uma massagem relaxante com creme de massagem composto de óleo de girassol, extrato de hibisco e flor de lótus.
Protagonista do ritual Ouro Negro, oferecido pelo Le Spa — o charmoso spa do hotel MGallery, em Santa Teresa — o café conduz visitantes a uma jornada de relaxamento, além de ajudar a remodelar a silhueta. A experiência começa com um escalda-pés de café, um convite para desconexão. Em seguida, é feita uma esfoliação corporal com cascas e micro grânulos torrados e moídos do precioso grão para remoção de células mortas. Por fim, é colocada uma máscara base de cafeína e biominerais que é combinada com a termoterapia. A associação dos dois tratamentos intensifica a queima de gordura localizada e redução de medidas. A terapia pode ter 90 ou 120 minutos. O ritual Ouro Negro também contempla um mimo: uma pantufa sustentável, com sola de fibra de coco, que pode ser reutilizada como substrato de planta nativa da Mata Atlântica.
O Fairmont Spa apresenta uma experiência exclusiva de bem-estar inspirada na renovação da estação das flores. Conhecido por proporcionar momentos de serenidade e cuidado, o spa convida seus hóspedes e visitantes a embarcar em uma jornada sensorial que une aromas, toques suaves e ingredientes naturais, resgatando a conexão com a natureza.
O ritual começa com um escalda-pés aromático à base de pétalas de flores e óleos essenciais de lavanda e camomila, promovendo um relaxamento profundo. Em seguida, uma esfoliação corporal revigorante com pétalas e óleos naturais purifica e renova a pele, deixando-a suave e luminosa.
Para completar, uma massagem revitalizante com óleos de gerânio e jasmim alivia tensões, enquanto movimentos precisos acalmam a mente e o corpo, criando uma sensação de leveza e bem-estar. Ao final, uma infusão de ervas e flores é oferecida, ampliando os benefícios do ritual e proporcionando um momento de tranquilidade para o corpo e a alma.
Se você quer novos ares e deseja subir a Serra, já é primavera no Le Canton SPA by L’Occitane. Na compra do combo Hidratação Facial + Massagem Relaxante , com duração total de 60 minutos, o cliente ganha um produto L’Occitane + um mimo surpresa. Na estação florida, o cliente do spa também direito à utilização das áreas comuns do spa, com um acompanhante durante toda sua estada no resort (*acompanhante maior de 13 anos).
O SPA do resort Le Canton, em Teresópolis, tem assinatura da marca francesa de cosméticos L’Occitane. O espaço oferece um amplo menu de tratamentos, entre corporais e faciais, voltados para homens e mulheres. O Le Canton Spa by L’Occitane inclui também saunas seca e a vapor, piscina aquecida com jatos relaxantes e academia TechnoGym.
Também para marcar a chegada da primavera, o Rituaali oferece aos seus hóspedes uma nova e transformadora experiência: o Banho de Floresta. Conhecido como “Shinrin-yoku” no Japão, essa prática milenar convida a uma imersão contemplativa na natureza, longe de interferências eletrônicas, por meio de caminhadas leves e momentos de reconexão. Ao longo do Banho de Floresta, detalhes como o canto dos pássaros, a textura das folhas, os tons variados de verde e o aroma fresco da mata envolvem os participantes, tornando a experiência ainda mais enriquecedora e inesquecível.
Para a garotada que não resiste a passear pelo Jardim Botânico e ainda ver uma peça, fica a dica: As Aventuras de Pinóquio estreou no sábado (21) e fica até 6 de outubro no Teatro EcoVilla Ri Happy. A peça foi indicada ao Prêmio APCA como melhor adaptação, vencedora do Prêmio CBTIJ de melhor produção e melhor ator no Prêmio Pecinha é a Vovozinha. O espetáculo conta a história do boneco de madeira que ganha vida e sonha em ser um menino de verdade e suas aventuras. Conto que está no imaginário popular desde a sua criação no final do século XIX na Itália e é no Brasil uma das lendas mais contadas para as crianças. A peça tenta manter a fidelidade aos originais de Collodi, a estética rústica italiana e a presença marcante de músicas de compositores italianos.
BOA PRIMAVERA PARA TODOS!
Beijos,
Helen