Desperte a sua capacidade de autocura para o seu bem-estar
Depois do termo “autocuidado” , agora é a vez de a “autocura” fazer parte do vocabulário do bem-estar através de livros, estudos e cursos
Depois de o termo “autocuidado” ter entrado na lista das palavras mais usadas dentro do autoconhecimento, é a vez de a “autocura” fazer parte do vocabulário do bem-estar e dos estudos de tendência atuais no mercado de wellness. A busca por uma terapia, livro, curso ou discussões que possam instruir pessoas que desejam o reconhecimento, a permissão, a aceitação e a integração de experiências dolorosas, emoções fortes ou traumas de maneira curativa na sua vida é grande. De forma preventiva ou no tratamento de doenças, todos nós temos o poder de nos curar através do equilíbrio do corpo e da mente. Basta começar!
A terapeuta Nedra Glover Tawwab, autora do Defina Limites e Encontre a Paz, livro da nVersos Editora, diz que aprender quando dizer “sim” ou “não” é essencial para uma vida saudável e autocurativa, em que o indivíduo se sinta à vontade ao interagir em sociedade e ao manter os próprios valores nas relações. A especialista enfatiza que tal atitude é uma questão de autopreservação e também uma forma de garantir relações mais maduras. “Saber quando dizer sim ou não é fundamental para se sentir à vontade ao interagir com os outros”, destaca. “Ser honesto consigo mesmo e com os outros sobre o que você pode e não pode fazer, além de não tentar ser um super-herói e reconhecer seus limites, sem medo de dizer não para coisas que estão além de suas capacidades, são dicas para quem deseja fazer uma prevenção de doenças crônicas físicas e emocionais”, diz.
“Lembre-se que seu tempo e sua energia são valiosos. Quando você diz sim para algo, está dizendo que seu tempo e sua energia são valiosos para você. Não os desperdice com coisas que não são importantes para você” ( Nedra Glover )
Ousar acreditar em nosso poder de cura e autocura, é a proposta de Juliana Terra em seu primeiro livro “ Desperte o seu poder de cura – Um guia simples para o dia a dia”. A obra é o resultado de anos de estudos, pesquisas e vivência profissional e pessoal da autora. Ao enveredar pelo universo do Iyengar Yoga, Juliana presenciou centenas de casos de pessoas que transformaram radicalmente suas vidas física, emocional e mentalmente.
Em um mundo cada vez mais doente e dependente de remédios e planos de saúde, onde farmácias brotam diariamente em cada esquina, acreditar na capacidade do indivíduo de curar-se de doenças, a partir de práticas corporais, exercícios mentais, da respiração e alimentação, é libertador.
“Curar o próprio corpo independe de classe social, idade, raça ou gênero. Pessoas de diferentes origens com capacidades diversas no mundo inteiro têm provado a capacidade humana inata de auto regeneração. Este é um manual prático para um autocuidado profundo a partir de um despertar de consciência do nosso próprio poder”, afirma a autora.
Desperte seu poder de cura é um guia simples para todos que desejam se libertar de doenças adquiridas através dos próprios hábitos e estilo de vida , onde a ansiedade, depressão e o estresse passaram a ser encarados como algo normal e administrável. O livro apresenta tecnologias acessíveis para autorregular o sistema nervoso, equilibrar a vida emocional e escolher de forma consciente como manifestar uma nova realidade.
Entre os temas abordados com leveza e profundidade estão a epigenética (como os estímulos ambientais podem ativar determinados genes e silenciar outros), a yoga medicinal, a coerência cardíaca, e a frequência vibratória. Entremeadas com experiências pessoais da autora, o livro traz sugestões práticas de exercícios de respiração, recursos para um sono reparador e, ainda, técnicas para que o leitor aprenda a intencionar e manifestar a própria realidade curadora.” O livro traz exemplos de como rastrear emoções estagnadas, liberar traumas através do movimento, da respiração e da voz para encontrar espaço de relaxamento profundo na vida diária. O guia sugere também exercícios e posturas para solução de dores comuns e doenças crônica, através de práticas da yoga medicinal restaurativa”.
Mas não é somente na mente e nas energias que você pode se auto curar, no físico também. O Curso Alimentação Curativa, ministrado por Paula Gribel, terapeuta integrativa em Medicina chinesa, naturologia e ayurveda, e Paula Pupo, terapeuta ayurveda com especialização em Saúde da Mulher e da Criança, que acontece nos dias 22 e 23 de junho no Instituto Aldeia, no Horto, mostra caminhos através de vivências sobre como se curar e se tratar através da natureza e da farmácia viva, poderosa e eficaz que nos oferta tudo que precisamos para viver com saúde e plenitude.
“Não é um curso de culinária. É um curso que fala sobre cuidado pessoal, familiar e coletivo. A cura começa na nossa cozinha, no nosso quintal”. O programa inclui desde fundamentos do Ayurveda, medicina chinesa e naturologia, importância da auto-observação e da relação com o externo na escolha do que vai para a mesa, alimentação anti-inflamatória, superalimentos e substituições eficazes para uma rotina alimentar saudável até protocolos terapêuticos para a manutenção da saúde imunitária através da alimentação restaurativa.
“O objetivo da vivência é provar os caminhos de nos curarmos como uma prática naturalmente cotidiana. Aprendermos formas de tratar que melhor se adequem ao corpo físico e emocional, com autonomia e caminhos efetivos do cuidado pessoal, familiar e coletivo, sob a ótica da naturologia, do ayurveda, da medicina chinesa e dos remédios que estão em toda parte da natureza alimentar medicinal.” ( Paula Gribel )
A dupla selecionou os sete alimentos curativos para não faltar na cozinha, como a cúrcuma, que é um dos mais poderosos anti-inflamatórios e cicatrizantes da natureza, o gengibre, termogênico, fortalecedor imunitário, digestor de toxinas, tônico do sistema respiratório e digestivo. E também o coentro, uma erva de potência fria, regulador hepático, sanguíneo e cutâneo, que é um dos principais desintoxicantes, anti-inflamatórios e quelantes de substâncias químicas do organismo, além do cominho, principal erva carminativa (redutor de gases intestinais). Beneficia o sistema digestivo e metabólico. Tem também a canela, erva de potência quente, neuroestimulante, ajuda na circulação sanguínea, no controle da glicemia e na digestão; e o orégano, antiviral e bactericida natural extremamente eficiente, assim como a spirulina, uma micro alga com percentual de proteína biodisponível superior à carne animal e rica em vitaminas do complexo B e desintoxicante do corpo.
A autocura também pode começar das coisas simples, como você estar atento nos bons pensamentos, crer e ter fé na sua força interior, cultivar a conexão com a sua essência, procurar se espiritualizar e se autoconhecer, e fazer com que você possa fortalecer e transmutar o estado de doença para a saúde. Vamos começar?
Beijos,
Helen