Imagem Blog

Helen Pomposelli

Por Helen Pomposelli, jornalista, terapeuta integrativa sistêmica e criadora do Per Vivere Bene
Bem-estar
Continua após publicidade

Conheça 10 perfis que falam de autoconhecimento nas redes sociais

Não temos mais dúvidas sobre a importância deste canal democrático de compartilhamento, conscientização, debates e dicas de bem-estar e autocuidado

Por helen_pomposelli Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 29 Maio 2024, 14h56 - Publicado em 29 Maio 2024, 11h44

Não temos mais dúvidas sobre a importância das redes sociais como um canal democrático de compartilhamento, conscientização e debates. Principalmente quando o assunto é autoconhecimento, dicas de práticas de bem-estar, frases motivacionais e autocuidados estão em alta. Nessa rede, podemos citar infinitos influenciadores digitais, atores, designers, terapeutas, psicólogos e até o feed do instagram de novas plataformas que têm como papel central o foco nesse tema. Quem nunca abriu o instagram e deu de cara com uma frase de impacto que fez você pensar melhor em determinado assunto da sua vida?

Resolvi  fazer aqui uma listinha amiga de alguns perfis que aprecio e admiro em minha trajetória como terapeuta, escritora e jornalista:

A escritora e ilustradora Dani Barbosa (@danielesantosbarbosa), autora da Nina e o Passarinho, oferece dicas de autoconhecimento fazendo você percorrer pelas aventuras da menina com seu fiel companheiro, o passarinho. Segundo Dani, a escrita surgiu primeiro, pois sempre achou que era incapaz de desenhar. “Eu sempre escrevi. Sou formada em jornalismo e envolvida com arte desde pequena. Comecei a desenhar despretensiosamente, até desenvolver esse diálogo entre a menina e o passarinho, em 2020, tomando uma forma importante quando a minha mãe, ainda doente, sugeriu que eu tinha que fazer uma coisa com seus desenhos. Assim, depois que ela faleceu, o passarinho foi uma necessidade e um recurso de autoconhecimento que acabou virando um trabalho.” 

A escritora e ilustradora Dani Barbosa @danielesantosbarbosa, autora da Nina e o Passarinho, oferece dicas de autoconhecimento
A escritora e ilustradora Dani Barbosa @danielesantosbarbosa, autora da Nina e o Passarinho, oferece dicas de autoconhecimento (Divulgação/Divulgação)

“PROCURO-ME. SE ME ENCONTRAR, POR FAVOR, NÃO ME AVISE” ( DANI BARBOSA )

Referências no universo do empreendedorismo, Bebel Rendeiro e Scheila Santos, apresentadoras do PowerCast (@powercast_ ) , primeiro canal e perfil no instagram comandado por mulheres no universo dos negócios, já transformaram a vida de milhões de empreendedores, não apenas os iniciantes, mas também os mais conceituados, que precisavam transformar e repaginar seus empreendimentos. Com uma gama de informações, Bebel e Scheila oferecem dicas sobre gestão, organização financeira, comunicação e marketing, investimento e tributação, nas áreas de wellness, autoconhecimento e moda, entre outros. 

As apresentadoras impulsionaram em menos de um ano a vida de influencers, empresários e marcas, que buscam visibilidade. Inicialmente gravado em São Paulo,o endereço passou a variar depois que a dupla viu a necessidade de levar seus conhecimentos para o mundo. Estiveram em Portugal, Nova York e Miami. E nas plataformas Spotify, Anchor, Google Podcasts, Breaker, Anchor, Pocket Casts e Radipublic. “Também realizamos experiências em eventos presenciais, com o Power Talk, em diversos lugares do país. O evento é a materialização dos episódios, onde empresários e grandes nomes do mercado se encontram para debater sobre negócios e somar com a sociedade e todas as gerações de empreendedores no Brasil”, explica Scheila.

Continua após a publicidade
As apresentadoras impulsionaram em menos de um ano a vida de influencers, empresários e marcas, que buscam visibilidade.
As apresentadoras impulsionaram em menos de um ano a vida de influencers, empresários e marcas, que buscam visibilidade (Divulgação/Divulgação)

Se o assunto forem vídeos inspiracionais com frases e depoimentos que nos fazem refletir sem medo de ser feliz, a dica é o perfil Primeiros Românticos (@primeirosromanticos), de Crib Tanaka e Rick Yates. A dupla consegue romantizar a vida de maneira leve e ao mesmo tempo oferecendo um texto 

Também em forma de vídeo, não posso deixar de indicar o instagram do rabino e escritor Nilton Bonder (@niltonbonder), que através de vídeos cotidianos e às vezes super engraçados, apresenta dicas de caminhos mais leves e irreverentes para o autoconhecimento, muitas vezes nos levando a refletir e, claro, encaminhar para alguém querido.

Continua após a publicidade

“ A VIDA É UM BOOMERANG , ABENÇOADOS SERÃO AQUELES QUE SEMPRE DESEJAM BÊNÇÃOS PARA OS OUTROS. FELIZES AQUELES QUE DESEJAM A FELICIDADE DOS OUTROS” ( PALAVRA PARA HOJE )

No estilo anos 70, O Meditante (@omeditante) oferece, através de cores, formas criativas e intervenções de colagens, insights para a alma. Moderno, claro e contagiante. Ótimo para colocar nos stories ou mandar um direct para aquele amigo que está precisando de uma força. 

Se o assunto for autoconhecimento feminino, super indico o perfil Obvious.cc (@obvious), que fala de felicidade de maneira leve e apresenta temas atuais e relevantes também em podcasts. Uma revista em forma de perfil que abrange psicologia, astrologia, frases motivacionais de maneira lúdica, leve e às vezes divertida.

Continua após a publicidade

“ NÃO É DIFÍCIL TOMAR DECISÕES QUANDO VOCÊ SABE QUAIS SÃO OS SEUS VALORES” ( O MEDITANTE )

A ilustradora e terapeuta especializada em Somatic Experiencing e educação somática Jana Magalhães (@janamagalhaes) menciona dicas do bem viver de forma terapêutica com um texto bastante direto e explicativo. E já que ela também é ilustradora, aproveita a sua expertise para dar um toque a mais nos seus posts com uma personagem que é a ilustração da própria terapeuta. Uma graça! 

“COISAS QUE AMO OUVIR: AINDA NÃO SEI NA MENTE, MAS JÁ SINTO NO CORPO” 

Continua após a publicidade

( JANA MAGALHÃES )

Seguindo a linha terapêutica, só que de forma holística, a especialista em NeuroPsicanálise Mana Malta (@manamalta) fala de temas bastantes cotidianos para quem deseja empreender e se autoconhecer através de vídeos e posts explicativos, como o medo, o foco, as crises e a prosperidade de maneira leve, feminina e acolhedora. 

Fabrício Carpinejar (@carpinejar) , escritor e autor,  nos oferece de forma poética pílulas escritas em guardanapos sobre relacionamentos e autoconhecimento. Fica a dica para quem está em busca de um “puxão de orelha” sobre autoestima e autocuidado. 

Continua após a publicidade

“CONSCIÊNCIA TRANQUILA NÃO MELHORA SOMENTE O SONO, DÁ PAZ PARA ACORDAR” ( CARPINEJAR )

Mestra em inteligência energética, Vivien Bonicelli (@vivienbonicelli) mantém sempre para seus seguidores pílulas de autoconhecimento na linha intuitiva e revolucionária, com vídeos pessoais e previsões em forma de posts e frases motivacionais. Em seu perfil, ela apresenta formas de enfrentar crises, meditações, mantras e conselhos.

Para finalizar a lista, indico o novíssimo perfil Yogacast @yogacast, baseado no podcast com o mesmo nome, onde o trio Ju Terra, Antonio Tigre e Adriana Camargo
O trio Ju Terra, Antonio Tigre e Adriana Camargo“É hora de desvendar os mistérios da prática e descobrir como ela pode enriquecer nossas vidas de maneiras inimagináveis”“É hora de desvendar os mistérios da prática e descobrir como ela pode enriquecer nossas vidas de maneiras inimagináveis” (Divulgação/Divulgação)

Para finalizar a lista, indico o novíssimo perfil Yogacast (@yogacast), baseado no podcast com o mesmo nome, onde o trio Ju Terra, Antonio Tigre e Adriana Camargo mergulha em temas profundos de forma leve e dinâmica, proporcionando risadas, insights e inspiração a cada episódio. “É hora de desvendar os mistérios da prática e descobrir como ela pode enriquecer nossas vidas de maneiras inimagináveis”.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.