Imagem Blog

Guilherme Ferretti

Por Guilherme Ferretti, médico e cirurgião plástico Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Saúde, Beleza, Autoestima, Estética, Pós-Bariátrica e Qualidade de vida
Continua após publicidade

Muito além do abdômen: Lipoaspiração em várias partes do corpo

Entre as áreas mais comuns, além da lipo na barriga, estão coxas, braços, costas e até papada e joelhos

Por Guilherme_Ferretti Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 14 out 2024, 11h34 - Publicado em 14 out 2024, 11h22
As cirurgias de lipoaspiração além do abdômen são recomendadas para retirada de gordura localizada
As cirurgias de lipoaspiração além do abdômen são recomendadas para retirada de gordura localizada (Divulgação/Reprodução)
Continua após publicidade

Segundo dados mais recentes da Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (ISAPS), cerca de 1,9 milhão de lipoaspirações foram realizadas, em 2022, em todo o mundo, sendo a maioria no abdômen. Este número representa 14,8% de todas as cirurgias plásticas feitas no mundo. Este é o procedimento mais popular. Só no Brasil, foram registrados 211 mil lipos, ficando atrás apenas do Estados Unidos. Embora seja mais comum a aplicação desta técnica na região da barriga, ela pode ser aplicada em várias partes do corpo. Entre as áreas mais comuns, estão coxas, braços, costas e até joelho e papada.

As áreas do corpo que podem ser submetidas a lipoaspiração normalmente são aquelas em que ocorre um maior acúmulo de gordura, uma vez que o procedimento remove depósitos de gordura, melhorando o contorno corporal. É por isso que é tão popular e eficiente para o abdômen. Como a técnica tem como objetivo principal a remoção de gordura localizada, ou seja, aquela que é mais difícil de eliminar mesmo com um estilo de vida saudável, ela se torna ideal para regiões específicas em que o volume é resistente por mais que a pessoa emagreça e ganhe massa muscular.

Nas coxas, por exemplo, pode-se fazer tanto na parte interna quanto na externa, conhecida como culote. Nas costas, quando a pele muitas vezes pode acumular dobras, pode-se realizar a lipoaspiração tanto no dorso superior, próximo do sutiã, quanto no dorso inferior, perto da cintura. Nos braços, onde o excesso de gordura pode causar até desconforto e escurecimento da pele pelo atrito, o procedimento cirúrgico é capaz de melhorar bastante o contorno, sendo muitas vezes procurado por pessoas que perderam peso, mas mantiveram volume na região.

Outras áreas, menos comuns, mas que também podem ser beneficiadas são os joelhos e a papada. Estas são partes do corpo difíceis de serem modeladas apenas com emagrecimento porque são moldadas tanto por influência genética quanto pelo envelhecimento e a consequente perda de elasticidade da pele. Neste sentido, a lipoaspiração se torna um recurso bastante eficiente para o problema do acúmulo de gordura e flacidez nestas duas regiões. No caso do joelho, é possível melhorar a aparência removendo depósitos de gordura ao redor ou acima da patela. E no pescoço, a retirada da papada, que é um procedimento minimamente invasivo e com rápida recuperação, tem um importante impacto visual, melhorando o contorno da mandíbula e afinando o rosto.

Continua após a publicidade

Há quem queira otimizar o tempo de recuperação e até mesmo acelerar o resultado final de contorno corporal, pedindo ao cirurgião para concentrar em uma única internação a lipoaspiração de várias partes do corpo, como por exemplo, abdômen e costas. De acordo com a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), a quantidade máxima de gordura que pode ser retirada com segurança em um único procedimento gira em torno de 5 a 7% do peso corporal total. Além disso, é fundamental que o cirurgião avalie o tempo total da cirurgia e a extensão das áreas tratadas para minimizar os riscos de complicações, como sangramentos ou problemas anestésicos. Portanto, é possível conjugar a lipoaspiração com duas ou mais partes do corpo em uma única etapa, sim, lembrando que o mais importante é a segurança e planejamento da cirurgia com o médico.

Guilherme Ferretti é médico e cirurgião plástico. Membro especialista da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. Atua na cirurgia de contorno corporal, estética, reparadora e lesões de pele e tem mais de uma década de experiência na especialidade da cirurgia plástica reparadora pós-bariátrica. Siga: Instagram e Canal Youtube

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de 49,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.