Imagem Blog

Guilherme Ferretti

Por Guilherme Ferretti, médico e cirurgião plástico Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Saúde, Beleza, Autoestima, Estética, Pós-Bariátrica e Qualidade de vida
Continua após publicidade

Como o estilo de vida impacta os resultados de procedimentos estéticos

A importância de atividade física e alimentação saudável para resultados duradouros

Por Guilherme_Ferretti Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
19 nov 2024, 10h27
Atividade física regular, sono adequado e alimentação equilibrada e não inflamatória contribuem para manter os resultados de procedimentos estéticos
Atividade física regular, sono adequado e alimentação equilibrada e não inflamatória contribuem para manter os resultados de procedimentos estéticos (Reprodução/Divulgação)
Continua após publicidade

O assunto estilo de vida aparece hoje nos consultórios de diversas especialidades médicas. Da cardiologia a psiquiatria, passando, claro, pela cirurgia plástica. Os benefícios de uma alimentação equilibrada, não inflamatória e saudável somados aos benefícios da prática regular de atividade física estão mais do que provados. Contribuem não somente para o corpo, mas também para a saúde mental.

O corpo é um reflexo do nosso estilo de vida, mas não o atual, o deste ano, o desta semana. O corpo reflete o conjunto de comportamentos, hábitos, escolhas e atitudes adotados por alguém durante um determinado período de tempo. Quanto mais tempo, maior é a influência seja ele um bom estilo de vida ou um péssimo. O conceito abrange vários aspectos: alimentação, sono, exercícios, vida social, saúde mental e emocional, trabalho e lazer e até consumo de substâncias.

Há uma expectativa comum entre as pessoas que fazem procedimentos estéticos, cirúrgicos ou não, de que a forma alcançada será para sempre. Esse desejo aparece especialmente quando se trata de cirurgias plástica de contorno corporal, como lipoaspiração e abdominoplastia. A pergunta é recorrente: há risco de engordar depois?

A resposta está ligada ao estilo de vida. A manutenção de resultados duradouros tem relação direta com os hábitos. Quanto melhor o paciente cuidar de si, mais duradouros serão os resultados, podendo, inclusive, ser para sempre. Uma boa alimentação, noites de sono de qualidade e atividade física são fundamentais.

Uma nutrição saudável com alimentos não inflamatórios contribui não somente para manter a forma E também para uma boa cicatrização. No caso das cirurgias de contorno corporal citadas acima, os resultados são melhores se o paciente evitar variações drásticas de peso. Neste caso, tanto o ganho quanto a perda de peso podem comprometer o resultado. Vale lembrar que quando o paciente está em processo de emagrecimento, seja por dieta ou pós-bariátrica ou tratamento com medicação, é recomendável que a etapa de cirurgias plásticas comece após a estabilização do peso.

Continua após a publicidade

Além disso, a prática regular de atividade física contribui para a manutenção e ganho de massa magra, o que favorece o contorno corporal e previne o acúmulo de gordura. Há ainda um benefício importante, que é o controle dos níveis de cortisol, hormônio produzido pelas glândulas suprarrenais em resposta ao estresse, principalmente quando este é crônico. Então surge mais uma pergunta recorrente no consultório: quanto tempo devo praticar exercícios para ter benefícios?

Segundo as diretrizes da Organização Mundial da Saúde sobre Atividade Física e Comportamento Sedentário (2020), deve-se praticar entre 150 a 300 minutos de atividade aeróbica moderada ou 75 a 150 minutos de atividade aeróbica vigorosa. O relatório sugere ainda a inclusão de treinos de fortalecimento muscular pelo menos duas vezes por semana.

Hoje existe ainda o conceito dos exercícios snacks. Já ouviu falar? Em inglês, snacks são petiscos, lanches rápidos que fazemos ao longo do dia. Segundo pesquisa da Fitness Brasil, 46% dos homens e 36% das mulheres não se exercitam por falta de tempo. Os chamados snacks exercises  são atividades de curtíssimo tempo incluídas no dia a dia ou quando a agenda cheia não permite treinar. Vale subir alguns lances de escada três vezes ao dia, fazer agachamentos durante um minuto, pular corda ou até o bom e velho polichinelo. Quanto mais intenso, melhores são os benefícios.

Continua após a publicidade

Isso tudo para dizer que há várias formas de manter um estilo de vida saudável. Não precisa ser o ideal, mas pode-se ele sempre pode ser melhorado ou retomado quando a rotina sai do lugar.

Guilherme Ferretti é médico e cirurgião plástico. Membro especialista da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. Atua na cirurgia de contorno corporal, estética, reparadora e lesões de pele e tem mais de uma década de experiência na especialidade da cirurgia plástica reparadora pós-bariátrica. Siga: Instagram e Canal Youtube

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de 39,96/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.