Mommy makeover: ideal para mulheres após a gravidez
Gestação, parto e amamentação têm grande impacto no corpo feminino e fazem com que algumas mulheres recorram a conjunto de procedimentos estéticos

O corpo da mulher tem uma surpreendente capacidade de se adaptar a diferentes fases da vida que são influenciadas pelos ciclos hormonais e pela maternidade. As mudanças, no entanto, podem causar certa insatisfação. A gravidez, por exemplo, é um momento em que o corpo feminino se transforma para gestar, parir e amamentar o filho. Grande parte das mulheres volta o mais próximo possível da forma anterior à gravidez em até dois anos ou até mesmo tem aceitação das alterações que permanecem. No entanto, como os processos de adaptação são individuais, algumas mulheres não conseguem retomar a forma com facilidade e até sofrem mudanças significativas permanentes que impactam sua autoestima. Foi neste contexto que surgiu a expressão Mommy Makeover para definir um conjunto de cirurgias plásticas, que, reunidas, auxiliam mães que possam estar inseguras ou insatisfeitas com a aparência física.
O termo surgiu na década de 1990, nos Estados Unidos, quando a cirurgia plástica começou a se tornar popular, como uma opção para as mães que desejavam resgatar a autoestima e a forma. A ideia por trás da expressão era uma renovação estética, como um presente para a mulher que passou pela gravidez e amamentação. Esse conceito se popularizou conforme mais pacientes buscaram a cirurgia plástica não apenas por razões estéticas, mas também por questões emocionais relacionadas à aceitação do próprio corpo após a maternidade. Numa livre tradução, significa transformação da mãe. Mommy Makeover é uma combinação de alguns procedimentos, dentre eles, abdominoplastia, lipoaspiração e mamoplastia de aumento e lifting dos seios.
Alimentação saudável, atividade física e prevenção de flacidez e estrias são fundamentais tanto durante a gravidez quanto depois do parto – respeitando o tempo de resguardo em relação aos exercícios quando indicado. Porém, mesmo com cuidados para prevenir ganho excessivo de peso durante a gestação, há um impacto natural e esperado no corpo feminino nesta fase. E algumas mulheres sentem o desejo de melhorar o contorno corporal ou de corrigir diástase. Há os casos ainda de pacientes que já desejavam fazer alguma cirurgia plástica, mas optaram por fazer depois de ter filhos.
O conjunto de procedimentos relacionados ao Mommy Makeover pode solucionar incômodos como flacidez abdominal, diástase dos retos abdominais (afastamento dos músculos retos do abdômen) e gordura localizada com abdominoplastia e lipoaspiração, melhorando o contorno corporal. E a mamoplastia de aumento ou o lifting das mamas pode corrigir queda, flacidez ou até diminuição da mama, algo comum após a amamentação. É importante lembrar que embora Mommy Makeover seja um termo bastante conhecido quando se trata de cirurgia plástica, ele se refere a uma estratégia personalizada, ou seja, significa que haverá um planejamento e uma combinação conforme as necessidades e desejos de cada paciente e indicações do médico responsável.
São muitas as celebridades que buscaram na cirurgia plástica o auxílio para completar o processo de recuperação da forma após ter filhos. Xuxa fez procedimentos cirúrgicos no abdômen e nos seios depois da gravidez de Sasha. Juliana Paes já contou em entrevistas que realizou implante de silicone após ter seus dois filhos por ter observado uma diminuição do volume dos seios. E Viviane Araújo já contou que fez lipoaspiração depois de se tornar mãe de Joaquim.
O momento ideal para realizar um Mommy Makeover pode variar de acordo com as necessidades individuais e a recuperação de cada mulher. O planejamento familiar é a questão prioritária a ser analisada. O ideal é que se faça as cirurgias após todas as gestações, porque deve-se levar em conta que uma nova gravidez pode alterar o resultado de uma cirurgia anterior. É recomendado também esperar até que o corpo tenha se estabilizado, normalmente um ano após o parto e de três a seis meses após o fim do aleitamento. Importante também considerar todo o processo de perda do peso que foi ganho com a gravidez, uma vez que os resultados são mais eficientes quando se recuperou o peso pré-gestação ou se chegou a um peso ideal. Afinal, o Mommy Makeover não é para emagrecimento, mas para melhora do contorno corporal, diástase e flacidez e contribui para uma maior confiança e autoestima da mulher em relação a seu próprio corpo depois de se tornar mãe.
Guilherme Ferretti é médico e cirurgião plástico no Rio de Janeiro. Membro especialista da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. Atua na cirurgia de contorno corporal, estética, reparadora e lesões de pele e tem mais de uma década de experiência na especialidade da cirurgia plástica reparadora pós-bariátrica. Siga: Instagram e Canal Youtube