Imagem Blog

Gilberto Ururahy

Por Gilberto Ururahy, médico Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Especialista em medicina preventiva
Continua após publicidade

Outubro Rosa – A importância da prevenção e do estilo de vida

Outubro Rosa é marcado pela campanha de conscientização sobre os cuidados que cercam a doença

Por Analice Gigliotti
5 out 2022, 14h19

Passado o susto da pandemia e a retomada à normalidade da vida, estamos constatando o aumento de casos de doenças que poderiam ter sido evitadas se fossem acompanhadas desde o diagnostico precoce, como o câncer. De acordo com o Ministério da Saúde, cerca de oito mil casos de câncer de mama no Brasil tiveram relação direta com estilo de vida, como consumo de bebidas alcoólicas, excesso de peso e inatividade física em 2020.

O número representa 13,1% dos 64 mil casos novos de câncer de mama em mulheres com 40 anos e mais, em todo o país, de acordo com o INCA. Por conta disso é que o Outubro Rosa fica ainda mais relevante a cada ano. Precisamos, mais uma vez, chamar a atenção para a conscientização sobre a doença. O estilo de vida saudável somado à prevenção é a melhor arma de combate ao câncer de mama, de colo de útero e de diversas outras doenças. 90% dos cânceres têm cura desde que diagnosticados precocemente.

O câncer de mama é o de maior incidência no mundo entre as mulheres, representando 24,2% do total de casos, com aproximadamente 2,1 milhão de casos novos. É a quinta causa de morte por câncer em geral (mais de 600 mil casos) e a causa mais frequente de morte por câncer em mulheres. No Brasil, excluídos os tumores de pele não melanoma, o câncer de mama também é o mais recorrente em mulheres, de todas as regiões. A estimativa é de quase 70 mil novos casos de câncer de mama, com um risco estimado de 61,61 casos a cada 100 mil mulheres. Na MedRio Check-up temos observado um crescimento das ocorrências entre mulheres mais jovens. A mamografia, etapa fundamental do nosso check-up médico, é o principal exame para o diagnóstico da doença.

Os principais sinais suspeitos de câncer de mama são: caroço (nódulo), geralmente endurecido, fixo e indolor; pele da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja; alterações no bico do peito (mamilo) e saída espontânea de líquido de um dos mamilos. Também podem aparecer pequenos nódulos no pescoço ou na região das axilas.

Conforme citado acima, alguns comportamentos contribuem para prevenir o câncer de mama em até 28% dos casos: ter uma alimentação saudável, praticar atividades físicas com regularidade, evitar bebidas alcoólicas e o cigarro, ter uma boa noite de sono e manter o peso adequado.

Continua após a publicidade

Portanto, a população deve estar atenta ao estilo de vida e à prevenção, verdadeira “vacina” para a longevidade com autonomia. A retomada de exames e de consultas médicas também é fundamental. O check-up médico é a ação capaz de antecipar, prevenir e promover saúde.

Saúde é prevenção!

Gilberto Ururahy é médico há 40 anos, com longa atuação em Medicina Preventiva. É diretor da MedRio Check-up, líder brasileira em check-up médico. É detentor da Medalha da Academia Nacional de Medicina da França e autor de três livros: “Como se tornar um bom estressado” (Editora Salamandra), “O cérebro emocional” (Editora Rocco) e “Emoções e saúde” (Editora Rocco).

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de 49,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.