Brasil lança projeto pioneiro em saúde pública: Saúde com Agente
Objetivo é prevenir e oferecer tratamento precoce de doenças endêmicas, como obesidade, diabetes e hipertensão arterial
O Brasil, de fato, vem se destacando e sendo pioneiro no setor público na luta contra as endemias vigentes como a obesidade, diabetes e hipertensão arterial.
O “Programa Saúde com Agente” acaba de ser lançado no Brasil como um projeto pioneiro
em âmbito mundial ,que chama a atenção por ser atualmente o maior projeto de capacitação e treinamento técnico em larga escala do mundo de agentes comunitários de saúde centrado no paciente e focado diretamente no combate às endemias, tendo como objetivo melhorar os indicadores de saúde, a qualidade e a resolução dos serviços de Atenção Básica de saúde dos brasileiros.
O “Programa Saúde com Agente” está sendo realizado e elaborado pelo governo federal, através do presidente Jair M. Bolsonaro. De acordo com o Ministério da Saúde, o “Programa Saúde com Agente” custará 388 milhões de reais. Este projeto é atualmente o maior projeto de treinamento técnico em larga escala do mundo e é um projeto que trará treinamento técnico aos agentes comunitários de saúde para que eles possam abordar o paciente antes que a doença se instale. O “Programa Saúde com Agente” é um realizado pelo Ministério da Saúde, através do Ministro da Saúde, Dr. Marcelo Queiroga, em parceria com o Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (Conasems), o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS) e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
O programa poderá treinar até 380.000 Agentes de Saúde para cuidar da população em todo o Brasil. O curso de capacitação é gratuito e apresenta uma carga horária total de 1275 horas, distribuídas em 10 meses. A carga horária semanal foi planejada de forma a viabilizar oexercício das atividades previstas nas aulas teórico-práticas realizadas em serviço, durante a jornada de trabalho do aluno, sem prejuízo do atendimento à população.
O “Programa Saúde com Agente” , que tem como objetivo a prevenção e o tratamento precoce de doenças endêmicas, como obesidade, diabetes e hipertensão arterial, foi iniciado pela Dra. Mayra Pinheiro, que se engajou na luta pela qualidade da Saúde Pública do Brasileiro com o foco na atenção primária , e hoje o “Programa Saúde com Agente” está sendo coordenado pelo Dr. Hélio Angotti Neto com o objetivo principal da apoiar a população por meio de medidas simples, como peso, altura, pressão arterial, cintura abdominal, glicemia capilar, para que a população, possa ter orientação e apoio médico e mental precoce na Atenção Primária à Saúde.
A maneira interessante como o Brasil lida com a obesidade é aumentando o foco e o investimento no que o Ministério da Saúde do Brasil chama de atenção primária para medidas preventivas sempre que buscam descartar o paciente obeso da sociedade, tanto na idade adulta quanto na idade adulta.
Como um exemplo interessante no Brasil, existe uma lei atual que reserva 3% dos assentos de transporte público para pessoas com deficiência ou obesidade mórbida. A lei permite que os passageiros de ônibus, trens, metrôs, barcos e aviões tenham acesso ao benefício se comprarem o bilhete até 48 horas antes da partida.
Recentemente também o primeiro guia de atividade física foi lançado para a população brasileira. A publicação incentiva ainda mais a prática regular e mostra principalmente que manter uma vida ativa pode ser mais simples do que parece.
Dividido em oito capítulos, o guia aborda a prática de atividade física em vários contextos, grupos e ciclos de vida.
Lutar contra doenças como obesidade e diabetes através da prevenção com enfoque multidisciplinar com medidas à nível nacional é algo que todos os países devem fazer e que
o Brasil vem priorizando e tomando medidas pioneiras que podem ajudar pacientes dentro do Brasil e podem também servir de modelo para ajudar mais pacientes em outros países.