Imagem Blog

Fabiane Pereira Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO

Por Fabiane Pereira, jornalista
Continua após publicidade

Sambistas imortais

Webserie do canal Papo de Música no Youtube promove quinze artistas que fizeram do samba o gênero musical mais popular do país

Por Fabiane Pereira Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 8 fev 2022, 18h27 - Publicado em 8 fev 2022, 18h17

Pelo segundo ano consecutivo não teremos Carnaval nas ruas. Mas durante o mês de fevereiro, o canal Papo de Música coloca no ar uma web série inédita em homenagem a um dos gêneros musicais mais populares do país, o samba. Em 2021, o canal produziu uma série exclusiva e celebrou os artistas compositores de samba-enredo. Em “Pelas Quadras do Samba” entrevistei nomes como Martinho da Vila, Dudu Nobre, Pretinho da Serrinha, Altay Veloso e outros seis compositores. Um E-BOOK com todas as entrevistas transcritas será lançado no dia 21 de fevereiro com distribuição gratuita.

Este ano, para amenizar a falta da festa momesca, acaba de entrar no ar o primeiro episódio da webserie “Sambistas Imortais”. A proposta é passear pela história de quinze artistas pioneiros, nomes que pavimentaram a estrada para que o samba se tornasse, em 2022, um dos gêneros musicais mais populares do país.

Tia Ciata e Donga abrem os trabalhos. Foram eles que no início do século XX, contra as regras vigentes, deram os primeiros passos (miudinhos) em prol da aceitação do samba.

Continua após a publicidade

 

Na quinta, dia 10, é a vez da “Santíssima Trindade”: Pixinguinha, João da Baiana e Clementina de Jesus. No dia 15 de fevereiro, duas majestades do samba serão homenageadas, Jovelina Pérola Negra e Dona Ivone Lara. No dia 17, será a vez do Papo de Música prestar uma homenagem a quatro músicos extraordinários, Cartola, Nelson Cavaquinho, Candeia e Riachão. E encerrando a série no dia 22 de fevereiro, Clara Nunes, Bezerra da Silva, Almir Guineto e Beth Carvalho. Todos os vídeos entram no ar às 18h.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Tudo o que a cidade maravilhosa tem para te
oferecer.
Receba VEJA e VEJA RIO impressas e tenha acesso digital a todos os títulos Abril.
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.