Imagem Blog

Fabiane Pereira

Por Fabiane Pereira, jornalista
Continua após publicidade

O Rio de Janeiro continua sendo…

Um celeiro de talentos musicais. Nomes como Jonathan Ferr, Ana Frango Elétrico, Gilsons, Bala Desejo, Ilessi...tudo coisa nossa!

Por Fabiane Pereira Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
24 out 2022, 12h30

Suponhamos que a gente viva numa cidade sem milicianos e sem os problemas estruturais que governo nenhum é capaz de resolver. Certamente, o Rio de Janeiro seria unanimidade. Mas há um ponto em que gabaritamos há décadas e quem se opõe a isso ou não entende nada do riscado ou…não entende nada do riscado.

A música brasileira é celebrada mundo afora por sua qualidade, riqueza artística, sofisticação e popularidade ímpares. Muita gente tenta desqualificar alguns gêneros musicais por serem oriundos das favelas, sem entender que a beleza da nossa música está justamente nesta diversidade.

O Rio de Janeiro, desde sempre, conseguiu exportar para outros Estados – e pro mundo – um espírito aspiracional que já inspirou canções, poemas, movimentos e retóricas. Quando falamos em Brasil, em qualquer lugar do mundo, é o Rio de Janeiro que encabeça qualquer pensamento.

Muito antes da portuguesa Carmen Miranda encantar o mundo, ela fez história no Rio de Janeiro. Grandes ídolos da nossa música ou nasceram aqui, ou vieram pra cá dar o ponta pé inicial em suas carreiras. Tim Maia, Roberto, Erasmo, Luiz Melodia, Beth Carvalho, Zeca Pagodinho, Chico Buarque, Claudinho & Buchecha, Anita…todos cariocas da gema.

Continua após a publicidade

 

O pianista carioca Jonathan Ferr
O pianista carioca Jonathan Ferr (Renan Oliveira/Divulgação)

Ainda hoje, antes de ganharem os palcos do país, artistas nascidos no errejota formam suas bases na cidade. O power trio Gilsons formado por três cariocas, João, José e Francisco; a banda Bala Desejo formada pelo quarteto Julia, Lucas, Dora e Zé, todos nascidos e criados no Rio; a tijucana Letrux e até mesmo a pernambucana Duda Beat começou suas apresentações pelo Rio.

Continua após a publicidade

Seguindo esse caminho, vale uma audição atenta nos trabalhos do duo Yoùn, formado por Shuna e Gian Pedro. A dupla ganhou fama nas ruas e trilhos do trem carioca. Com a sofisticação do jazz e blues em sincronia com os ritmos urbanos cariocas, os jovens de Nova Iguaçu, aos poucos, têm formado seu público através de shows e da divulgação de vídeos nas redes sociais.

Outro carioca imenso é o pianista Jonathan Ferr. Nascido no subúrbio do Rio, Ferr reconfigurou o estilo com elementos de música eletrônica, hip hop e funk, criando uma estética particular com tonalidade afrofuturista. Ilessi, mais uma representante do sotaque chiado, é cantora, compositora e acolhe diversos modos de manifestação da música brasileira: o tribal, o sofisticado, o experimental, o sentimental, o velho e – preferencialmente – o novo, já que em seu repertório figuram sobretudo autores ainda desconhecidos e, dos consagrados, canções inéditas ou escondidas.

Para encerrar essa pequena lista, a maravilhosa Ana Frango Elétrico merece aplausos e audições atentas. Compositora, poeta, artista visual e produtora musical, Ana pesquisa elementos ordinários do cotidiano, saturando a realidade em formas gráficas, poéticas e sonoras.

Continua após a publicidade

No fundo e apesar de tudo, o Rio de Janeiro continua sendo…

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.