Receita de Crumble: sobremesa rápida e fácil
Ideal para preparar quando se tem pouco tempo, o Crumble pode ser servido acompanhado de sorvete de creme e seu preparo leva 10 minutos

Esta é a receita mais simples que tenho. Sempre agrada e é fácil de fazer. Quando uma visita inesperada toca a campainha, é ao Crumble de Maçã que eu recorro. Em inglês, crumble significa esfarelar. A origem da sobremesa é britânica. Dizem que foi criada durante a segunda Grande Guerra. Com o racionamento e a falta de alimentos para preparação das tortas mais tradicionais, o crumble foi a solução, já que açúcar, manteiga e farinha ainda podiam ser encontrados nessa época difícil. Por ser rápido e econômico, tornou-se muito popular. (Assista ao vídeo)
A base é a mistura de farinha com manteiga, açúcar e canela unidos com a ponta dos dedos. Essa farofa é colocada sobre a maçã e levada ao forno. Em 30 minutos você tem uma sobremesa deliciosa, reconfortante e que pode ser degustada com um sorvete de creme.
O que mais gosto nessa sobremesa é que ela é agregadora até no preparo. Quando viajo para casa de alguém, a partir dela crio um convívio em que todos participam. Sempre levo as maçãs e a canela, pois os demais ingredientes não faltam numa cozinha. Convido os amigos (os que não dominam nada na cozinha) para compartilharem comigo: um descasca, o outro pica as maçãs e outro me ajuda a fazer a mistura. Parte de cada um fica impresso no sabor do crumble e, por ser muito fácil e saboroso, quando degustamos, cada um sente que conseguiu, que foi capaz. Já quando faço na minha cozinha, permito que a canela, símbolo da abundância, inunde com seu perfume os ambientes trazendo a magia da fartura para minha casa.
Ingredientes: 200g manteiga em cubos, 2 xícaras de farinha de trigo, 2 xícaras de açúcar, 1 colher de sopa de açúcar para polvilhar, 2 colheres de sopa de canela e 7 maçãs.
Modo de preparo: Misture os ingredientes secos: farinha de trigo, açúcar e canela. Depois, com a ponta dos dedos, adicione a manteiga, apertando até formar uma farofa. Descasque e corte as maçãs em pedaços pequenos (se for demorar, coloque num bowl com gotas de limão ou vinagre para não escurecer). Distribua numa forma refratária ao acaso e polvilhe uma colher de sopa de açúcar. Por cima, cubra com a farofa sem deixar nenhuma maçã aparente. Leve por 30 minutos em forno médio à temperatura de 180ºC.
Dica: Experimente, é muito fácil, zero trabalho e resultado surpreendente. Você pode alterar as frutas para pêra, abricot, frutas vermelhas… Use sua criatividade! Para fins de semana com a casa cheia também é um grande coringa!
Elisa Mendes de Almeida, jornalista carioca e criadora de conteúdo, é autora de dois livros de receita – Cozinhar é Doar e Cozinhar é Amar. Foi apresentadora de telejornais da TV Globo, TV Manchete, Rede TV e TVE, e hoje se dedica à sua paixão pela gastronomia e à boa mesa. Siga o perfil para mais receitas.