Imagem Blog

Dudu Netto

Por Dudu Netto, educador físico, mestre em motricidade humana e diretor técnico do grupo Bodytech
Saúde
Continua após publicidade

Resoluções de Ano Novo: tenha compromisso com a sua saúde e bem-estar

É importante focar no processo e não no objetivo

Por Dudu Netto
30 dez 2023, 10h53

À medida que nos preparamos para saudar um novo ano, vislumbramos a oportunidade de elevar nossos compromissos com a saúde e o bem-estar. O Ano Novo não representa apenas um recomeço, mas também é um momento propício para renovar nossos objetivos e estabelecer resoluções que vão impulsionar nosso caminho em direção a um estilo de vida mais ativo e saudável.

A pandemia global trouxe uma mudança significativa na forma como encaramos a saúde. O medo e a incerteza gerados pela Covid agiram como catalisadores, elevando a consciência coletiva sobre a necessidade de hábitos saudáveis e precauções preventivas.

Desde a ênfase na higiene rigorosa até a priorização do bem-estar mental e físico, as pessoas passaram a valorizar e a priorizar a saúde de uma maneira que superou as fronteiras individuais, moldando um compromisso de toda sociedade com a prevenção da saúde e do autocuidado.

E dentro deste contexto, uma resolução comum para muitos é incorporar mais exercícios físicos na rotina diária. Seja por meio de treinos regulares na academia, caminhadas ao ar livre, prática de yoga, corridas matinais ou aulas de dança, a promessa de priorizar o movimento e a atividade física é uma maneira poderosa de investir na própria saúde.

Continua após a publicidade

Quantos de nós, no início do ano, iniciamos um programa de exercícios e uma dieta, e em pouco tempo, percebemos que toda a empolgação começa a desaparecer? Tudo aquilo que acreditávamos que iria mudar nossa vida se torna uma verdadeira angústia e frustração.

Quero compartilhar algumas dicas com vocês para ajudar a tornar 2024 em um ano mais saudável, e acima de tudo um dos mais felizes da sua vida.

É essencial lembrar que o sucesso nas resoluções fitness não está apenas na definição de metas, mas também na consistência e na criação de hábitos saudáveis em longo prazo. Manter um plano realista e sustentável, além de buscar o equilíbrio entre desafio e descanso, é crucial para alcançar e manter uma vida saudável e plena.

Continua após a publicidade

Estratégias para Transformar Resoluções em Realidade

  1. Estabeleça metas específicas e mensuráveis: ao invés de criar metas genéricas, como “ficar mais saudável”, defina objetivos específicos, como “praticar exercícios por 30 minutos, três vezes por semana” ou “diminuir o tempo de uso do celular para 60 minutos por dia”.
  2. Metas realistas: certifique-se de que suas metas sejam alcançáveis. Evite objetivos extremamente difíceis de cumprir em um curto período.

      3.Busque a equidade: é importante considerar todos os pilares da saúde – como exercício físico, alimentação saudável, sono adequado e saúde mental. Equilibrar esses aspectos é fundamental para uma abordagem holística da saúde.

 

      4.Defina um plano de ação: estabeleça um plano detalhado para atingir suas metas. Por exemplo, se deseja melhorar a alimentação, faça um planejamento com refeições saudáveis e uma lista de compras para alimentos nutritivos.

 

      5.Monitore seu progresso: acompanhar o avanço regularmente ajuda a manter o foco (lembre-se de celebrar cada conquista), tenha um diário para anotar as atividades realizadas e para registrar o que você comeu. Outra opção é utilizar   aplicativos de saúde e bem-estar para rastrear seus hábitos é uma boa maneira de seguir com objetivos.

Continua após a publicidade

 

      6.Encontre uma atividadefísica que proporcione algum tipo de prazer e desafio;

 

      7.Busque apoio: sempre tenha bons profissionais para acompanhar a sua trajetória na busca por bem-estar e qualidade de vida. Treino e dieta são questões pessoais, não existe fórmula mágica. Compartilhe suas metas com amigos ou familiares e peça apoio. Encontrar um parceiro de exercícios ou alguém para compartilhar experiências pode ser motivador.

 

    8.Pense positivo: esteja preparado para possíveis barreiras e dificuldades. Tenha sempre um suporte no caso de você falhar. Pode acontecer algo inesperado que pode alterar os planos e nos desviar dos nossos objetivos. Ter consciência disso lhe permitirá aceitar esses transtornos como parte do caminho e fazer a vida voltar a fluir na direção certa.

Continua após a publicidade

Estabelecer metas de saúde para o ano novo é uma ótima maneira de iniciar mudanças positivas. Ao seguir essas dicas, você pode criar objetivos realistas e alcançáveis para melhorar sua saúde e bem-estar em 2024.

A aquisição do hábito de praticar exercícios, nos traz inúmeros benefícios, incluindo regulação do apetite, aumento da disposição e energia, e o maior benefício de todos, a garantia de dever cumprido.

Que este Ano Novo seja marcado por uma jornada repleta de conquistas, superações e uma saúde vibrante, e que tenhamos a capacidade de enfrentar os desafios e desfrutar das alegrias que a vida nos reserva.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.