Cervejinha Por Blog Da produção aos estilos, tudo que você precisa saber sobre o universo das cervejas especiais, por Carolina Barbosa
Continua após publicidade

DUM Cervejaria lança o filme ‘Petroleum é nosso’ no Rio

Com entrada gratuita, a exibição do documentário ocorrerá em quatro bares cariocas entre sexta (10) e segunda (13)

Por Carolina Barbosa Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 3 nov 2017, 13h30 - Publicado em 2 nov 2017, 17h04
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Nos bastidores do longa: os três sócios da marca (DUM/Divulgação)

    Entre sexta (10) e segunda (13), a curitibana DUM Cervejaria, empreitada dos amigos Murilo Foltran, Luiz Felipe Araujo e Júlio Moutinho, lança em quatro bares no Rio o documentário “Petroleum é nosso: a ebulição da cerveja artesanal no Brasil”. Em parceria com a Bio4, as exibições, com entrada grauita, passarão por pontos cervejeiros como a Fábrica Nômade, o Pub Escondido, CA, o Botto Bar (da Praça da Bandeira) e A Fonte Choperia (veja abaixo os dias e horários em cada casa). 

    Publicidade

    Com 85 minutos de duração, o filme, dirigido por Luiz Felipe Araujo (sócio da marca e cineasta), retrata a trajetória do rótulo Petroleum, uma potente e premiada imperial oatmeal stout, com adição de cacau e aveia, e 12% de teor alcoólico. Para narrar a história da receita, que passou a ser produzida por duas cervejarias brasileiras (a DUM e a mineirs Wäls), o roteiro, de Fernando Marés, se vale de depoimentos de cervejeiros e um vasto material oriundo de diversas fontes, a exemplo de cobertura de festivais, reportagens televisivas, brassagens entre amigos e até vídeos de degustação.

    Publicidade
    José Felipe (ao centro), da Wäls, entre Luiz Felipe e Murilo Foltran, da DUM (DUM/Divulgação)

    Viabilizado com o apoio de 555 pessoas de dezoito estados brasileiros, a partir de um crowdfunding lançado na plataforma Catarse, o longa mostra ainda a redescoberta do processo artesanal por uma geração de cervejeiros ávida por revolucionar o segmento e produzir suas criativas fórmulas em escala comercial, o que tornou-se possível com o aquecimento do mercado. Além disso, traça um panorama do renascimento setor cervejeiro no país, do assédio dos grandes grupos às microcervejarias artesanais e retrata a trajetória de alguns dos renomados fundadores de icônicas marcas nacionais, como Marcelo Carneiro, da Colorado (Ribeirão Preto, SP).

    Continua após a publicidade
    Marcelo Carneiro, fundador da Colorado, em entrevista a Luiz Felipe, sócio da marca e diretor do longa (DUM/Divulgação)

    SERVIÇO:

    Publicidade

    Sexta (10), às 21h

    Fábrica Nômade – Av. Ten-Cel. Muniz de Aragão, 104 – Freguesia (Jacarepaguá)

    Publicidade
    Continua após a publicidade

     Sábado (11), às 21h

    Pub Escondido – Rua Aires de Saldanha, 98 – Copacabana

    Publicidade

    Domingo (12), 15h30
    Botto Bar – R. Barão de Iguatemi, 205 – Praca da Bandeira

     Segunda (13), às 20h30
    A Fonte Choperia – R. Carlos Galhardo, 85 – Recreio dos Bandeirantes

    Publicidade
    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

    Domine o fato. Confie na fonte.
    10 grandes marcas em uma única assinatura digital
    Impressa + Digital no App
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital no App

    Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

    Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
    *Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

    a partir de R$ 39,90/mês

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.