As cervejarias brasileiras premiadas no World Beer Cup 2018
Ao todo, marcas nacionais arrebanharam cinco medalhas, o melhor desempenho no concurso que é considerado a "Copa do Mundo" do setor
A primeira a quebrar o paradigma foi a mineira Wäls Dubbel, em 2014. Com quase duas décadas de participação no World Beer Cup, considerado o principal concurso do setor em nível mundial, o título conquistado pela cervejaria comandada pelos irmãos José Felipe e Tiago Carneiro era a única representante nacional de medalha de ouro naquela “Copa do Mundo” lupulada. O jogo virou, no entanto, na última quinta (3). A prestigiada premiação em Nashville, cidade americana no estado do Tennessee revelou uma quebra de jejum histórica: cinco medalhas para o Brasil, praticamente o mesmo montante acumulado desde 1996.
Nesta edição, foram dois ouros: um para a gaúcha Tupiniquim Pecan Imperial Stout e outro para a mineira Wäls Brut. A celebrada Lohn Bier Carvoeira (SC), já considerada sucesso entre os amantes da bebida artesanal, ficou com a prata. O bronze foi entregue aos exemplares Leuven Irish Red Ale, de Piracicaba (SP) e ZOZ #3 Golden, da Brasserie 35, de Turuçu (RS), uma grande revelação nesta seara.
Notal, 302 medalhas foram distribuídas desta vez, quando registrou-se 8 234 inscrições oriundas de 2 5 15 cervejarias de 66 países. As amostras foram avaliadas por 295 jurados de 33 países. A lista com todos os vencedores você acessa aqui.
O pódio é nosso:
1) Ouro
Tupiniquim Pecan Imperial Stout (Tupiniquim, Porto Alegre, RS) categoria Field Beer
Wäls Brut (Wäls, Belo Horizonte, MG) categoria Other Belgian-Style Ale
2) Prata
Lohn Bier Carvoeira (Lohn Bier, Lauro Müller, SC) categoria Herb and Spice Beer
3) Bronze
Leuven Irish Red Ale (Leuven, Piracicaba, SP) categoria Irish-Style Red Ale
ZOZ #3 Golden (Brasserie 35, Turuçu, RS) categoria Other Strong Beer