Rafa Costa e Silva ganha a medalha Pedro Ernesto: “Prêmio para o setor”
"Esse reconhecimento é construído diariamente, não só nos restaurantes de alta gastronomia", disse o chef após a cerimônia
À frente do Lasai, restaurante de cozinha contemporânea que figura em 14º lugar na lista de melhores restaurantes da América Latina e em 58º entre os melhores do mundo, o chef Rafa Costa e Silva recebeu a Medalha Pedro Ernesto, na Câmara, nesta segunda (10).
A iniciativa foi do vereador Pedro Duarte (Partido Novo), que decidiu reconhecer oficialmente o chef pelos serviços prestados no setor gastronômico da cidade.
Na mesa principal da Casa estavam grandes nomes da culinária da cidade do Rio de Janeiro, a exemplo dos chefs Felipe Bronze, do Oro, Thomas Troisgros, do Oseille, Toto e da rede TT Burger, e Claude Troisgros, do Mesa do Lado e CT Boucherie e Brasserie.
Os amigos fizeram discursos carregados de emoção, relembrando a trajetória de Rafa, do comecinho da carreira até o estrelato.
“A medalha não é só minha, é de toda a gastronomia carioca. Esse reconhecimento é construído diariamente, não só nos restaurantes de alta gastronomia, mas nos bares, como o Bar da Frente, de Mariana Rezende, e restaurantes como o Aconchego Carioca, de Katia Barbosa”, disse o chef logo após a cerimônia.
O pai do chef, Francisco Silva, que é sócio do filho no Lasai, também fez uma bela homenagem. “Um belo dia, Rafa comunicou à família que trocaria a administração de empresas pela gastronomia. Foi uma surpresa, mas uma decisão acertada, para seguir um sonho”, definiu Francisco.
Citadas por Rafa, Mari Rezende e Katia Barbosa estiveram na Câmara para assistir à homenagem, assim como Fernando Kaplan, dono do Venga! e do SoLo Café, e Michele Petenzi, chef do Alloro Al’Miramar.
Este ano, o restaurante de Rafa, o Lasai, no Largo dos Leões, comemora uma década e acaba de ganhar sua segunda estrela Michelin. A primeira foi conquistada em 2015. Sua cozinha usa vegetais cultivados por produtores locais, preparados com esmero e muita técnica, atendendo apenas dez comensais por noite.