Chegou a vez do mapa astral do Salgueiro, uma escola diferente
Análise realizada pelo astrólogo José Maria Gomes Neto revela uma agremiação guerreira, carismática e com muito axé
No dia 05 de março de 1953, nascia o Grêmio Recreativo Escola de Samba Acadêmicos do Salgueiro, considerada uma escola com características marcantes. O lema, “nem melhor, nem pior, apenas uma escola diferente”, parece perfeito na revelação do estudo astrológico. Completando setenta anos em 2023, a interpretação feita pelo astrólogo José Maria Gomes Neto revela características fortes da vermelho e branco, que teve suas cores escolhidas por Francisco Assis Coelho (Gaúcho), no ano da fundação.
O signo de Peixes empresta ao Acadêmicos do Salgueiro a sensibilidade, o sonho e a fantasia de muitos. Com facilidade penetra sem resistências no imaginário coletivo. Desperta uma espécie de sentimento de simpatia, ou sentido de profundo pertencimento que deriva da Lua (povo) em Escorpião, que se encontra em um dos oito dias mais favoráveis do mês, quando está em trígono com o Sol no fluxo de Peixes, e ainda liga com Urano a criatividade e excessiva originalidade.
Ao longo daquele dia 5 de março, há exatos 70 anos, este grande trígono desenhava no céu uma Pipa (cafifa, pandorga), na hora certa para voar muito alto. De altura tão gigante quanto a extensão da linha do carretel que é capaz de dar. Pois é justo aí que se encontram os desafios. Uma Pipa que é feita por signos de Água é muito mais do que a soma das partes. Ela é rica em talentos, mas pode fazer alguns nós e emaranhados quando se opõe às exigências de Júpiter na Terra, em Touro. Obter mais com o mínimo e fazer muito com pouco. Mas é a oposição dos ventos que coloca a Pipa no ar. O Salgueiro é portador de Mercúrio, Marte e Vênus em Áries, e dispõe de garra e entusiasmo contagiantes, energia de alegria, de festa, de brincadeira legítima, que em alguns momentos permite a conquista do que inicialmente poderia parecer impossível.
Também a oposição de Marte/Vênus [Áries] à Saturno/Netuno [Libra] sugere a necessidade de esforço constante, feito por muitos, para manter-se no nível da excelência que a Tradição se exige. A exaltação de Saturno em Libra indica RESILIÊNCIA, oposição de forte resistência que impõe respeito, rigorosidade, critério e disciplina para suas conquistas. Netuno dissolve fronteiras ou limites de Saturno e permite ir além do imaginado.
Mercúrio isolado, às vezes, traz a sensação de não estar sendo ouvido, ou não querer saber de ouvir. Traz ainda a constante necessidade de INOVAÇÃO, nem melhor, nem pior, uma escola diferente. Arriscar e fazer o que nunca ninguém havia feito antes, mas que nem sempre se traduz exatamente no que é apresentado. O resultado é sempre surpreendente. Portanto é preciso alinhar o sonho que quer se realizar com o que é possível realizar desse sonho. E o resultado é sempre a nota máxima que pode ser alcançada.