Imagem Blog

Bruno Chateaubriand

Por Bruno Chateaubriand, jornalista Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Continua após publicidade

Carnaval: Liesa aumenta o tempo de desfiles das escolas de samba

Decisão por acréscimo da duração das apresentações foi chancelada pelas escolas de samba em plenária da Liesa nesta terça-feira (11)

Por Bruno Chateaubriand Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 14 jun 2024, 09h23 - Publicado em 14 jun 2024, 07h49

Os desfiles oficiais do Rio Carnaval ganharam mais uma noite de espetáculos, conforme antecipou a coluna no dia 27 de abril.  Agora, cada escola de samba ganhou mais tempo para se apresentar na Marquês de Sapucaí. Até o último carnaval, cada agremiação podia desfilar em até 70 minutos, sem sofrer penalização; a partir de 2025, cada escola ganha mais dez minutos de desfile na passarela do samba. Serão 80 minutos no máximo por escola. A decisão foi chancelada pelos presidentes e representantes das agremiações durante reunião plenária realizada nesta terça-feira (11), na sede da Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (Liesa).

A Unidos de Padre Miguel, atual campeã da Série Ouro, abrirá o domingo, em 2 de março, a Unidos da Tijuca, 11ª colocada do Grupo Especial no ano anterior, inicia a segunda-feira, 3 de março, e a Mocidade, 10ª de 2024, fará a abertura da terça.

“Dentro dessas iniciativas, queremos viabilizar uma redução no preço das arquibancadas, com o objetivo de tornar os ingressos ainda mais acessíveis. Também vamos proporcionar que mais pessoas estejam no Sambódromo em dias diferentes”, ressaltou – em recente entrevista – o presidente da Liesa,  Gabriel David.

Além disso, o espetáculo ganhará ainda mais atrativos,  com o aumento dos esquentas de cada agremiação, o aumento dos ensaios técnicos – dois por escola – e um formato mais equilibrado de julgamento. Em 2025, serão quatro módulos de avaliação, dois do lado par e dois do lado ímpar. O módulo duplo do júri, entre os setores três e cinco, deixa de existir. Essa decisão de julgamento vai impactar diretamente nas apresentações de Comissão de Frente e Mestre-sala e Porta-bandeira. Os casais, por exemplo, estavam condicionados para três apresentações – de dois minutos e meio à frente de cada comissão julgadora – e a partir do próximo ano terão mais uma parada obrigatória. Para leigos, parece simples, mas quando se fala de apresentações com fantasias que pesam mais de 40Kg, isso muda – e muito – o cenário de preparação.

Desde 1984, ano de inauguração do sambódromo, muitas modificações foram observadas nas regras e tempo de desfiles, mas nunca tantas alterações foram implementadas ao mesmo tempo. O interessante é que fórmulas pré-estabelecidas ficaram com seus dias contados. Diretores de harmonia e carnaval terão que fazer uso de uma nova cartilha.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de 49,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.