Rainhas que encantam
Jornalista Leonardo Bruno lança livro com relatos de mulheres que romperam barreiras do machismo e do racismo
Mulheres com vozes potentes e de histórias inspiradoras como: Alcione, Beth Carvalho, Clara Nunes, Dona Ivone Lara e Elza Soares se tornaram os personagens do novo livro do jornalista Leonardo Bruno. Em o Canto de rainhas, o autor investiga a trajetória dessas cinco mulheres, mostrando como romperam as barreiras do machismo e do racismo para chegar ao topo.
Mas vai além: reúne informações preciosas sobre suas antecessoras, sobre outras representantes de sua geração e sobre sambistas que, direta ou indiretamente, sofreram sua influência. De Tia Ciata a Mart’nália, de Chiquinha Gonzaga a Leci Brandão, de Clementina de Jesus a Fabiana Cozza, muitas são as artistas homenageadas. O Canto de rainhas chega às lojas, hoje, pela Agir e inclui texto de orelha de Teresa Cristina, prefácio de Flávia Oliveira e ilustrações de Vanessa Ferreira, conhecida nas redes sociais como Preta Ilustra.
Para escrever o livro, o autor que está lançando seu quinto livro, realizou entrevistas com dezenas de mulheres ligadas ao samba. Recorreu a uma vasta bibliografia, formada por periódicos, títulos de pesquisadores da música e obras de referência de grandes teóricas do feminismo negro, como Patricia Hill Collins, Bell hooks, Jurema Werneck e Djamila Ribeiro. Assim, com uma prosa saborosa, Leonardo montou um verdadeiro quebra cabeça e montou um bate-papo, através de declarações para a imprensa, entre musas do samba. É possível encontrar uma conversa entre Clara Nunes e Alcione, sobre o início de carreira de ambas, no primeiro capítulo do livro.
O lançamento acontece hoje, quarta-feira, 24/11, com sessão de autógrafos na Livraria da Travessa de Ipanema e dia 30/11 em São Paulo, na livraria Vila da Fradique Coutinho.