Saúde: leitos de emergência serão reabertos em três hospitais na cidade
Teresa Navarro assumiu hoje (01) a gestão dos hospitais do Andaraí, Bonsucesso e Cardoso Fontes
Uma nova gestora, indicada pela Ministra da Saúde Nísia Trindade, vai comandar a reabertura das emergências dos hospitais de Bonsucesso, do Andaraí e Cardoso Fontes. Teresa Navarro Vannuci é a nova diretora do Departamento Geral de Hospitais (DGH) do Ministério da Saúde. Em meio à problemas relacionados a falta de leitos na cidade, com filas e centenas de pacientes em espera, essa notícia chega como um sopro de esperança.
Em fevereiro, diversas denuncias foram feitas. A emergência do hospital do Andaraí se encontrava fechada. Cirurgias foram suspensas e o tratamento de câncer realizado na unidade foi interrompido, afetando dezenas de pacientes por conta da falta de médicos. Quem procurava atendimento após a suspeita de contrair dengue, por exemplo, não encontra.
Após 10 anos, o DGH volta a ter como gestor uma servidora pública federal. Teresa Navarro assumiu hoje a gestão dos hospitais no Rio com a missão de retornar as 18 obras paradas e recompor a força de trabalho em 4 mil funcionários para abrir mais de 500 leitos fechados na rede federal e as emergências. Hoje, o principal gargalo na saúde do Rio são nas áreas de oncologia, cardiologia e cirurgia ortopédica de alta complexidade. Desde 2021, Teresa ocupava o cargo de subsecretária de Atenção Hospitalar, Urgência e Emergência da Secretaria Municipal de Saúde do Rio.