Elia Schramm: “No cardápio carioca tem que ter filet mignon e camarão”
Chef revelação de 2015 do prêmio Veja Rio Comer & Beber prepara abertura de novo restaurante no início do segundo semestre
O suíço, radicado no Rio de Janeiro, Elia Schramm atua há mais de 12 anos na área gastronômica. O estrelado chef – Guia Michelin – representou o Brasil nos II e III Brazilian Food Festival de Beijing, na China, e esteve à frente das cozinhas da Copa do Mundo 2014. Em 2012 trabalhou para o maior catering da França – Potel & Chabot – onde teve a oportunidade de participar do famoso torneio de tênis Roland Garros.
Sua carreira também é construída com experiências no Le Taillevent – duas estrelas Michelin – e no Le Violon D’Ingres – uma estrela Michelin, ambos em Paris. No Brasil, comandou a cozinha Laguiole, onde conquistou uma estrela Michelin com receitas autorais da cozinha francesa, além de cuidar, durante os jogos olímpicos de 2016, do catering do Olympic Club – na Vila Olímpica, Casa da Suíça e Casa do Canadá, totalizando mais de 300 mil comensais atendidos durante os jogos.
Em 2017, Elia Schramm iniciou o trabalho no 14Zero3, do restaurateur Leonardo Rezende, na época com o italiano Pici Trattoria e a francesa Brasserie Mimolette em funcionamento (abertos em 2016). No mesmo ano, sob seu comando, como chef executivo do Grupo, ele inaugurou as cozinhas dos restaurantes Luce e Oia.
Para o ano de 2021 o chef vai voar solo. Em agosto abre em Ipanema seu primeiro restaurante, sem nome definido, em um casarão que está passando por reformas, onde por anos funcionou o Salitre (Rua Barão da Torre 632). O espaço ainda contará com uma adega subterrânea. No menu serão encontradas pitadas de cozinha italiana e francesa, além de influências pessoais. “O cardápio terá um lado 30% conceitual”, adianta o chef.