Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br
Imagem Blog

Bruno Chateaubriand

Por Bruno Chateaubriand, jornalista Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Dionísio Chaves assume a curadoria de vinhos do Guanabara

Sommelier chega à rede para renovar a adega, ampliar o portfólio e democratizar o consumo de vinhos no Rio

Por Bruno Chateaubriand Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
26 nov 2025, 14h26
Dionísio Chaves apresentou a nova carta de vinhos do Guanabara, em jantar no Fasano. (Divulgação/Divulgação)
Continua após publicidade

Em um jantar no Fasano, na noite desta terça (25), a rede de Supermercados Guanabara apresentou oficialmente o seu novo nome de peso: o premiado sommelier Dionísio Chaves, profissional com mais de três décadas dedicadas ao estudo de vinhos no Brasil e no exterior. A chegada dele marca o início de uma ampla reformulação na adega das 28 lojas, agora abastecida por cerca de 300 rótulos de importação exclusiva, provenientes de oito países. O movimento reposiciona o Guanabara como um destino relevante para quem busca vinhos de qualidade na cidade. Caberá ao profissional a curadoria completa do setor, da seleção dos rótulos à experiência de compra nas gôndolas. “Visitei mais de 30 vinícolas de oito países. Busquei vinhos de altíssima qualidade com preços realmente competitivos”, afirma o sommelier.

Hoje, a rede de supermercados trabalha com rótulos de vinícolas de oito regiões de Portugal, onze da Itália e dez da França, além de representantes da Argentina e do Chile. Entre os produtores estão nomes como Orlando Abrigo, Collina San Ponzio, Poggio Salvi e Palazzo Rivolo (Itália); Antonio Saramago e Osvaldo Amado (Portugal); Antigal e Hinojosa (Argentina); Loma Larga e De Martino (Chile); e Domaine Petit Jean e Breban (França). A expectativa é que o portfólio cresça ainda mais: até 2026, a rede deve importar rótulos de 16 países.

Com o novo modelo, o Guanabara passa a atuar como importador direto. Em seis meses, já foram desembarcados 53 contêineres de vinhos. Paralelamente, a equipe da adega passa por treinamento intensivo — praticamente todos os profissionais receberam capacitação da Associação Brasileira de Sommeliers (ABS). O trabalho foi encontrar as joias mais preciosas em cada faixa de preço  (dos rótulos de R$ 30 aos de R$ 100 ou mais)  e entregá-las ao consumidor.”

Para Albino Pinho, diretor de marketing do Guanabara, a chegada de Dionísio representa um marco para a empresa. “Ele traz olhar técnico, sensibilidade e paixão pelo vinho. Essa combinação reforça nosso propósito de oferecer qualidade e experiência, mantendo o DNA de preço justo que sempre foi a marca do Guanabara”, afirma.

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
15 marcas que você confia. Uma assinatura que vale por todas
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Assinantes da cidade do RJ

A partir de 28,90/mês