Após articulações, cerimônia do Guia Michelin voltará ao Rio em 2026
O guia deste ano marca o retorno dos restaurantes da Barra da Tijuca à seleta lista de recomendados

A festa de lançamento do Guia Michelin voltará a ser realizada no Rio de Janeiro em 2026. A confirmação foi dada a este colunista durante a cerimônia da edição deste ano, realizada na noite desta segunda (12), em São Paulo.
A festa contou com a presença do vice-prefeito do Rio, Eduardo Cavalieri, e da secretária municipal de Turismo, Daniela Maia. Ambos confirmaram a volta do evento à capital fluminense no próximo ano. O local exato ainda será definido.
Na edição de 2025, o guia gastronômico mais prestigiado do mundo recomendou 149 restaurantes entre Rio e São Paulo, incluindo 18 novidades.
Entre os destaques estão cinco estabelecimentos que renovaram suas duas Estrelas Michelin e quatro que conquistaram sua primeira. Casa 201 e Oseille passaram a integrar o seleto grupo, juntando-se a San Omakase, Cipriani e Mee.
Com as novas inclusões, o Rio passa a contar com 30 restaurantes recomendados. Entre eles está o Ocyá, localizado na Ilha da Gigóia, na Barra da Tijuca — bairro que, no ano passado, não teve nenhum representante na lista.
Outro destaque é o retorno de Elia Schramm, que já teve estrela em sua carreira e agora volta ao guia com o Babbo Osteria. Também estreiam na seleção o Quinta da Henriqueta, com foco na culinária portuguesa, e o Rufino Parrilla, especializado em carnes.