Imagem Blog

Beco do Becoza

Por Juarez Becoza, repórter de gastronomia popular e caçador de botequins Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

dB House: Um roteiro de carne, família e cinema

Restaurante caseiro da Taquara abre filial no badalado Vogue Square fazendo barulho com churrasco de primeira e uma história emocionante

Por Beco do Becoza Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 31 Maio 2021, 19h59 - Publicado em 31 Maio 2021, 12h11
Diego Coelho e Bernardo Carvalho, sócios e amigos na empreitada familiar do dB House
Diego Coelho e Bernardo Carvalho, sócios e amigos na empreitada familiar do dB House (Juarez Becoza/Arquivo pessoal)
Continua após publicidade

O filme começa assim: Diego andava mal de grana. O trabalho de taxista não estava nada bom. Concorrência do Uber, sabe como é… Camila, a esposa, tinha um emprego legal, mas não gostava de ver o marido triste, sem dinheiro, desmotivado da vida. A sogra resolveu ajudar. Tios e irmãos também. Os filhos, novinhos ainda, não entendiam muito bem.

Cena 2: Reunião na casa da família na Taquara: O que fazer, gente? Primeiro, lembraram do talento do Diego nos churrascos de fim de semana. Arrebentava nas carnes e nos molhos. Pontos perfeitos, cortes precisos. Quem sabe não abrimos um pequeno restaurante? Aí pensaram no Bernardo, parceirão de infância, que há anos foi pros States tentar a vida e agora é chef de cozinha no Cut 432 Steakhouse, em Miami. Restaurantaço, carne de primeira, até a Madonna vai. Quem sabe o Bernardo não ajuda, gente? Liga logo pra ele, menino! Corta.

Cena 3: Bernardo topou! Vai dar consultoria, e ainda ofereceu um dinheiro. Também pintou uma casa boa, a antiga creche de uma vizinha legal, pode ser o espaço ideal pra começar, em Jacarepaguá mesmo. Mas que ideia maluca, pessoal… Um restaurante numa creche? Sério mesmo? E cadê o Diego, que sumiu? Viajou pra Miami, mãe. De milha. Foi pegar a grana emprestada com o Bernardo. Trouxe as notas dentro do tênis. E ainda estourou o cartão pra trazer equipamento. Diz que vai abrir esse negócio na marra, mas vai abrir direito. Nem que seja a última coisa da vida. Tá maluco, esse garoto? Tá sim. Mas vai dar certo. E deu…

Carne no ponto, coração e farofa, com capricho e qualidade. Receita simples num roteiro que funciona
Carne no ponto, coração e farofa, com capricho e qualidade. Receita simples num roteiro que funciona (dB House/Divulgação)

E assim surgiu, no distante ano de 2019, o restaurante familiar dB House, cenário e protagonista de um filme que ainda está longe de terminar. Apesar da completa inexperiência, apesar da pandemia – e até mesmo de uma separação, já superada – a aventura gastronômica estrelada por Diego Coelho, sua esposa Camila Toledo, seu sócio Bernardo Carvalho, a sogra dona Bete e vários outros parentes e amigos coadjuvantes transformou-se muito rapidamente num sucesso de público e crítica na Taquara. O desafio do delivery, por causa da pandemia, acabou se tornando um atalho para todo esse sucesso. Em meados de 2020, as encomendas dos cortes especiais de carne na parrilla, temperadas à perfeição e guarnecidas por porções caprichadíssimas, explodiram. E o restaurante recém-inaugurado não demorou para ficar no azul, apesar da crise profunda que vive o setor.

Continua após a publicidade

Graças a esse começo avassalador, a dB House (a sigla dB vem de Diego e Bernardo) ousou ainda mais, e há algumas semanas abriu uma filial na área externa do Vogue Square, um dos principais pontos gastronômicos da Barra da Tijuca. E do seu cantinho no estacionamento, escondido atrás dos carros e com poucas mesas, já disputa palmo a palmo com os vizinhos badalados a preferência do exigente público do shopping. Uma situação que, poucos meses atrás, nem o mais louco roteirista ousaria imaginar.

IMG_7544
A pancetta à pururuca: gigante, de cinema e imperdível (Juarez Becoza/Arquivo pessoal)

Estive lá esta semana, vendo esse filme pela primeira vez. Ignorava solenemente toda essa história que acabo de contar. Descobri tudo in loco, ouvindo diretamente da boca de seus protagonistas. Pouco falei, porque era difícil parar de experimentar as delícias do cardápio cheio de opções, que além das carnes inclui mimos como croquetes de costela, pastéis de catupiry, um arroz maluco genial, farofas de ovo e de banana, pão de alho e toda a tropa de delícias de churrasco, mas feitas com um capricho incomum pelo “poderoso chefinho” da casa, como é carinhosamente chamado o jovem cozinheiro Renan Leal. Junte-se a isso a impressionante (e imperdível) pancetta à pururuca aí da foto, além do fantástico bolo de chocolate da Carol, irmã da Camila, que visitar o dB House vira, de fato, uma experiência de cinema. Com censura livre, para toda a família. E que pode literalmente ser assistido clicando aqui, neste documentário no YouTube que detalha toda a história.

Continua após a publicidade

DbHouse Vogue Square: Vogue Square – Av das Américas 8585, Edícula 5  – Barra da Tijuca.
Tel: 97303-6105. De segunda a domingo, das 12h às 23h.

DbHouse Taquara: Rua Januário Barbosa, 270 – Taquara. Tel. 3507-3541. De terça a sábado, das 12h às 23h. Domingo, das 12h às 18h.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de 35,60/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.