Clique e Assine a partir de R$ 12,90/mês
Barbara Burgos Por Barbara Burgos, astróloga

Previsões para 2022, ainda exaustos, pero no mucho

O ano que se inicia em breve ainda traz muitos desafios, mas a passagem de Jupiter em Peixes promete mais esperança

Por Barbara Burgos Atualizado em 21 dez 2021, 13h21 - Publicado em 20 dez 2021, 17h57

E mais um ano chega ao fim, ao menos pelo calendário Gregoriano. O último do par de anos que jamais vamos esquecer, seja porque mudou isto ou aquilo, seja porque aquele ou aquela não está mais entre nós. Dentro do estudo gráfico do astrólogo francês André Barbault, que analisa ciclos de prosperidade e escassez mundial, 2022 representa o ponto mais baixo da escala no século XXI, mas também o início de uma subida, ainda que lenta, até uma fase de mais harmonia e abundância.

Um dos métodos que a Astrologia Mundial usa para traçar o panorama do ano é analisar o movimento de planetas lentos e os aspectos que fazem entre si. Foi o caso da conjunção entre Jupiter-Saturno-Plutão, que detonou a pandemia, e da treta entre Saturno fazendo quadratura a Urano em 2021, representando a batalha entre passado x futuro que assolou este ano, trazendo muita volatilidade e inconstância. Urano e Saturno, pai e filho na mitologia respectivamente, falam de princípios antagônicos e, quando aflitos no céu, degringolam a tudo e a todos. Eles nos arrancam da zona de conforto, nos forçam a nos adaptar e compreender as nossas novas circunstâncias, e sempre que a polarização está tão amplificada no mundo quanto agora, pode acreditar que tem dedo dos dois ali.

O aspecto segue no ar em 2022, ainda que de forma bem arrefecida. Seu ponto de contato exato se dará entre Setembro e Outubro e, se alguém esperava eleições tranquilas, pode esquecer. Como falei anteriormente, este estudo não se atem apenas ao Brasil, e por isso os embates e reviravoltas ocorrerão por todo o mundo, inclusive os abalos sísmicos, por volta do mesmo período.

Para que possamos respirar, Júpiter, planeta considerado o benéfico da Astrologia, faz um breve passeio pelo signo de Peixes, onde ele se sente muito bem, até Maio. Traz com ele um sentimento maior de fé, esperança e cura, uma vez que Peixes é o signo do cardume, da massa social, da responsabilidade com o outro. Durante este período ele faz ótimos aspectos, ainda que rápidos, a Plutão e Urano, trazendo um aumento de recursos financeiros e naturais que beneficiarão justamente esta porção social. Sua passagem por Áries se dará do dia 11 de Maio em diante, evidenciando a quantidade de novas iniciativas e empresas embrionárias que nasceram da quebra de paradigmas ocorrida em 2020.

Durante 2022, com exceção de Sol e Lua que não retrogradam, todos os 8 planetas entrarão em retrogradação em algum momento. Este movimento freia os assuntos que lhe dizem respeito, mas, ao contrário de 2021 em que tivemos diversos planetas retrógrados ao mesmo tempo, o mesmo não ocorrerá no ano que vem. Começaremos o ano com Vênus retrógrada no signo de Capricórnio. A Vênus Capricorniana é naturalmente mais séria e cautelosa. Assuntos monetários e afetivos ficarão sob uma lupa até final de Janeiro.

Junto a isso, temos os eclipses do ano que vem no eixo Touro-Escorpião, eixo este financeiro e mais “vida real”, com muito mais gente aprendendo a lidar melhor com este lado da vida (aliás, esta é uma dica). E voltando brevemente às retrogradações, Marte, planeta de ação e iniciativas, retrograda de Outubro até Janeiro, começando no signo de Gêmeos. Preparem-se para muita falação desnecessária e criem um verdadeiro filtro auditivo (esta é outra dica).

Como nem todo planeta vai ficar retrógrado ao mesmo tempo, o ano ganha um ritmo “anda-para” mais intenso, mas não tão agressivo quanto este que agora termina. É claro que isto também se refletirá na economia e no mercado financeiro, que ainda não se despede do ciclo contracionista, mas que verá mais dias de sol do que no passado recente.

Em relação aos signos, vamos olhar brevemente para o que o céu lhes reserva para 2022 (lembrem-se de ler não só o seu signo, como também seu ascendente e sua Lua).

Áries: Os arianos nascidos no primeiro e no segundo decanato podem finalmente respirar, Plutão caminha para o final de uma quadratura que pegou vocês em cheio desde 2008! Os bons ventos de Saturno em Aquário trazem ideias e oportunidades de crescimento. Sua palavra para 2022 é FÉ.

Touro: Urano, disruptivo e progressista, vem abalando as estruturas taurinas desde 2018, provocando abalos e mudanças muito importantes para esse pessoal que preza muito por segurança. Este ano ele afeta os nascidos entre 03 e 10 de maio, o que pode ser confuso à princípio mas muito bom ao final! Ele não provoca aquilo que está estável, e sim traz ventos de renovação ao que estava afogado na rotina. O pessoal do final de Touro pode aproveitar as transformações de Plutão para ascender socialmente na carreira e originar novas fontes de renda. Taurino a sua palavra para 2022 é CONTATOS.

Continua após a publicidade

Gêmeos: Um tanto massacrados pela falta de clareza nos últimos tempos, questionando até a origem da vida, o Geminiano, principalmente o de ascendente em Gêmeos, ganha um presentinho especial de Saturno e Jupiter no ano que se inicia. Enquanto Jupiter vai te expandir, Saturno vai ancorar as suas intenções e projetos. Geminiano as suas palavra para 2022 são CARREIRA E VIDA SOCIAL.

Câncer: Urano segue trazendo bons ventos de progresso para o nativo Canceriano, que descobriu e descobrirá novas formas de se aninhar em 2022, seja em sua própria família, seja com os amigos-irmãos. O dinheiro vindo de meios alternativos também não será complicado, basta olhar para além do lugar comum e começar a desejar desbravar além do seu território. O desejo de expandir os horizontes e viajar pode finalmente ser realizado, assim como uma renovação emocional está prevista. A sua palavra de 2022 é CONHECIMENTO.

Leão: O coração Leonino vem tomando alguns sustos com as mudanças que Urano vem propondo. Signo de ritmo fixo, para você as coisas precisam ser muito pensadas antes de agir, imagina quando chega um vento e espalha os planos para todos os lados! Aproveite esses novos lados, leonino, novos ares! Dos signos todos este ano, o conselho da educação e preparação para a liberdade financeira é onde bate mais forte, vai ter muita agitação e intensidade, inclusive afetiva e sexual, então MERGULHE, que é a palavra de 2022 para você!

Virgem: Urano desde 2018 vem lhe mostrando alternativas de renovar os seus processos de trabalho e os seus hábitos. Aquilo que antes era a burocracia com a qual você lidava metodicamente agora ganhou contornos diferentes, espero que tenha aproveitado! Chegou o tempo de 2022 para olhar para os seus relacionamentos e parcerias, inclusive as afetivas, logo a sua palavra para o ano é RELACIONAMENTO

Libra: Os bons ventos de Saturno em Aquário fizeram bom aspecto ao seu signo este ano, colocando você em uma posição de mais responsabilidade e facilitando a estruturação dos seus planos. Plutão está deixando o pessoal do terceiro decanato em paz depois de dezesseis anos tensionando este signo, trazendo conflito e mudando todas as suas relações. O foco este ano é na sua SAÚDE, já que, desde 2016, além de Plutão, Saturno também te cobrou muito desta parte.

Escorpião: Você está no “50/50”, enquanto Urano desafia a sua natural resiliência e introspecção, cobrando mudanças há muito necessárias, Netuno abre o caminho para os seus talentos, muitos deles artísticos ou de doação voluntária. Em 2022 o assunto filhos ou qualquer projeto de criação será trazido à tona para você resolver. Aborde o tema com acolhimento e empatia, não lute contra aquilo que você não pode modificar, exerça a flexibilidade na vida. E esta é a sua palavra do ano: FLEXIBILIDADE.

Sagitário: Ainda que Netuno esteja fazendo você questionar os seus rumos e até a sua fé Sagitariano, os bons ventos de Júpiter limparão a sua casa em 2022. Aquela vontade de se mudar, de ter mais espaço ou liberdade de ação agora é um projeto real e passível de concretização. No mínimo uma reforma, uma parede quebrada para ampliar um ambiente precisa acontecer! Aproveite para começar projetos de caráter intelectual, se puder ser remoto, melhor ainda. A palavra de 2022 para você é LIBERDADE.

Capricórnio: Urano vem ensinando você a ganhar dinheiro de maneiras diferentes e a transformar hábitos antigos de maneira inovadora. Se isso ainda não está acontecendo na sua vida, aguarde, será o tópico do seu ano! As coisas podem ter sido duras para você nos últimos anos, com Plutão virando a sua vida do avesso, tirando coisas e pessoas da sua vida. Em 2022, deixe que a energia da renovação invada a sua vida e faça o melhor das oportunidades (principalmente financeiras) que virão. E esta é a palavra do ano para você: RENOVAÇÃO.

Aquário: Aquarianos desde 2018 vem sendo provocados pela sua própria força motriz: Urano. Amantes da liberdade e da inovação, as mudanças em sua vida se tornaram inevitáveis e a melhor estratégia é não resistir a elas. Abrace o novo porque ele é parte da sua essência. Não insista em manter as coisas como elas sempre foram, aquela forma de pensar não é mais condizente com quem você é. Oportunidades de ampliar seu horizonte de atuação não faltarão em 2022, trabalhe a maneira como você é vista(o) pelos outros e pode apostar nas suas ideias. A palavra do ano para você é CORAGEM

Peixes: As decepções fizeram parte dos seus últimos anos, pisciano, infelizmente. Seja com pessoas ou expectativas que não foram alcançadas. Em 2022, Júpiter vai injetar mais ânimo e confiança no seu coração. Ele é o benéfico do zodíaco e quando está no seu signo, se sente imensamente bem. Pode se preparar para viver uma expansão pessoal e agarre todas a oportunidades que chegarem até Maio. Certifique-se de concretizar seus projetos e não se sabote nem dê espaço para a preguiça no dia a dia. O ano é de AÇÃO e esta é sua a palavra para 2022.

Continua após a publicidade

Publicidade