Saens Peña sem grades
A praça tijucana iniciou a semana com a remoção de seu cercamento A retirada das grades na Praça Saens Peña começou na segunda-feira, dia 7/11. Houve um período no passado onde uma simples caminhada pela rua era carregada de diferentes sensações negativas. A violência que imperou na cidade no fim do século XX (e […]
A praça tijucana iniciou a semana com a remoção de seu cercamento

A retirada das grades na Praça Saens Peña começou na segunda-feira, dia 7/11.
Houve um período no passado onde uma simples caminhada pela rua era carregada de diferentes sensações negativas. A violência que imperou na cidade no fim do século XX (e início deste) contribuiu para muitos reflexos no espaço urbano. Um deles, o cercamento de diversas praças na cidade, como forma de deter o vandalismo e sinalizar proteção ao pedestre.
Com base no novo panorama da cidade, loteada por UPPs (Unidades de Polícia Pacificadora) e UOPs (Unidades de Ordem Pública), que têm favorecido a segurança pública e a redução da desordem urbana, o prefeito Eduardo Paes autorizou à secretaria de conservação que retirasse as grades que circundam hoje a Praça Saens Peña. O objetivo é, justamente, de romper um paradigma ultrapassado: praças com grades não se encaixam mais no contexto de melhorias na qualidade de vida que vêm acontecendo no Rio e que prometem perpetuar-se.
A retirada das grades foi uma reivindicação da Associação Comercial e Industrial da Tijuca (ACIT) em reunião com o prefeito Eduardo Paes, no fim de outubro deste ano. Além disso, um projeto de remodelação da praça foi entregue ao escritório Burle Marx.
Por meio da imprensa, foi divulgado que a próxima praça a ser discutida sobre a remoção das grades será a General Osório, em Ipanema.

O prefeito Eduardo Paes aposta na remoção de grades de praças da cidade como um triunfo ante a insegurança pública das décadas passadas.
Curta a página do As Ruas do Rio no Facebook!
Para contato direto, escreva para asruasdorio.contato@gmail.com