Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br
Imagem Blog

As Ruas do Rio

Por Blog Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Blog sobre as ruas do Rio de Janeiro

Saens Peña sem grades

A praça tijucana iniciou a semana com a remoção de seu cercamento A retirada das grades na Praça Saens Peña começou na segunda-feira, dia 7/11.   Houve um período no passado onde uma simples caminhada pela rua era carregada de diferentes sensações negativas. A violência que imperou na cidade no fim do século XX (e […]

Por Pedro Paulo Bastos
9 nov 2011, 23h07 • Atualizado em 25 fev 2017, 19h32
  • A praça tijucana iniciou a semana com a remoção de seu cercamento

    sp_semgrades1
    A retirada das grades na Praça Saens Peña começou na segunda-feira, dia 7/11.

     

    Houve um período no passado onde uma simples caminhada pela rua era carregada de diferentes sensações negativas. A violência que imperou na cidade no fim do século XX (e início deste) contribuiu para muitos reflexos no espaço urbano. Um deles, o cercamento de diversas praças na cidade, como forma de deter o vandalismo e sinalizar proteção ao pedestre.

    Continua após a publicidade
    Uma delas, a Saens Peña, no bairro da Tijuca, zona norte, tem vivido décadas amargas após o fechamento de todos seus cinemas e estabelecimentos tradicionais, como o Café Palheta. A praça, outrora aprazível, virou nada mais que uma grande área livre cercada por grades pouco convidativas, que obstruem a passagem de quem transita entre as ruas Conde de Bonfim e Desembargador Isidro.

    Com base no novo panorama da cidade, loteada por UPPs (Unidades de Polícia Pacificadora) e UOPs (Unidades de Ordem Pública), que têm favorecido a segurança pública e a redução da desordem urbana, o prefeito Eduardo Paes autorizou à secretaria de conservação que retirasse as grades que circundam hoje a Praça Saens Peña. O objetivo é, justamente, de romper um paradigma ultrapassado: praças com grades não se encaixam mais no contexto de melhorias na qualidade de vida que vêm acontecendo no Rio e que prometem perpetuar-se.

    A retirada das grades foi uma reivindicação da Associação Comercial e Industrial da Tijuca (ACIT) em reunião com o prefeito Eduardo Paes, no fim de outubro deste ano. Além disso, um projeto de remodelação da praça foi entregue ao escritório Burle Marx.

    No entanto, há controvérsias. Em reportagem do RJTV desta semana, frequentadores da praça, na sua maioria idosos, mostraram-se contrários à decisão da prefeitura. Alegam que “as grades transmitem sensação de segurança”. Já alguns moradores, em comentários feitos às reportagens do Globo Online, acreditam que o descercamento favorecerá a atuação de meliantes no centro da praça alinhado a um maior acúmulo de lixo no lago, como ocorria antes do gradeamento.
    Continua após a publicidade

    Por meio da imprensa,  foi divulgado que a próxima praça a ser discutida sobre a remoção das grades será a General Osório, em Ipanema.

    Continua após a publicidade

     

    sp_semgrades2
    O prefeito Eduardo Paes aposta na remoção de grades de praças da cidade como um triunfo ante a insegurança pública das décadas passadas.
    Continua após a publicidade

    fbruas%25252520c%252525c3%252525b3pia

    Curta a página do As Ruas do Rio no Facebook!

    Para contato direto, escreva para asruasdorio.contato@gmail.com

    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

    Domine o fato. Confie na fonte.
    15 marcas que você confia. Uma assinatura que vale por todas
    Impressa + Digital no App
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital no App

    Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

    Assinando Veja você recebe semanalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
    *Assinantes da cidade do RJ

    A partir de R$ 29,90/mês