Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br
Imagem Blog

Aline Salcedo

Por Aline Salcedo, jornalista e maratonista que corre atrás de boas histórias Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Esporte com propósito: Decathlon faz da orla um mutirão no Dia da Limpeza

Pelo 8º ano, a marca apoia o Clean Up Day, movimento global reconhecido pela ONU, e mobiliza voluntários em ações sustentáveis

Por Aline Salcedo Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 24 set 2025, 12h57 - Publicado em 24 set 2025, 12h28
Decathlon mobiliza voluntários para o World Clean Up Day na praia de Ipanema
Decathlon mobiliza voluntários para o World Clean Up Day na praia de Ipanema (Decathlon/Divulgação)
Continua após publicidade

Pelo oitavo ano, a Decathlon se uniu ao espírito do World Clean Up Day, movimento global reconhecido pela ONU realizado no último sábado, 21. Dessa vez, a marca mobilizou 840 voluntários em ações simultâneas realizadas em nove estados. No total, foram quase 4 toneladas de resíduos coletados, beneficiando 299 pessoas, entre cooperativas e catadores autônomos.

No Rio, a praia ficou para mais tarde: a cidadania veio primeiro em uma manhã com mutirões partindo das lojas da Decathlon no Leblon e em Niterói para a limpeza de praias, trilhas e áreas públicas. Todos a postos com luvas, coletes, pinça pega-lixo, viseiras e sacos de lixo. 

“Essa mobilização tem um significado ainda mais especial para os cariocas, já que corredores, ciclistas e praticantes de esportes ao ar livre sentem na rotina os efeitos da poluição em praias, parques e trilhas. O Rio é prioritário para nós. Seguiremos ampliando ativações de corrida, fortalecendo parcerias locais e expandindo o impacto social”, destaca Emilie Langrené, gerente sênior de comunicação corporativa da Decathlon Brasil. 

A mensagem é clara: sustentabilidade e esporte caminham juntos. “O Clean Up Day foi eleito como frente prioritária porque reúne tudo o que acreditamos: esporte, sustentabilidade e comunidade. O mutirão é só o começo. Mais do que um evento pontual, ele integra o nosso propósito de levar os benefícios do esporte ao maior número de pessoas de maneira sustentável”, destaca Emilie.

Nos últimos anos, a ação do Dia Mundial da Limpeza na Decathlon reuniu cerca de 3 mil voluntários e promoveu a retirada de mais de 7 toneladas de resíduos de áreas urbanas e litorâneas. A ação tem coordenação do Instituto Limpa Brasil no Brasil. “Mais do que números, o Clean Up Day simboliza que pequenas ações podem se multiplicar e inspirar mudanças de hábito. Esse despertar costuma gerar novos hábitos no dia a dia, como reduzir descartáveis ou organizar mobilizações locais”, adiciona a executiva.

Continua após a publicidade

O compromisso da Decathlon com a sustentabilidade é transversal e se estende ao dia a dia de sua operação e de suas marcas próprias. Na prática, a empresa tem trabalhado para reduzir emissões na logística, com o fim das entregas aéreas no país e ganhos de eficiência no transporte rodoviário, além de acelerar a oferta de artigos de ecodesign, que já respondem por uma fatia crescente das linhas de corrida, montanha e fitness. 

“O cliente sente isso em durabilidade, reparo, disponibilidade e informação clara nas lojas. A ideia é facilitar a escolha de quem quer performar bem com menor impacto ambiental”.

O braço social da Decathlon se desdobra ainda no Foundation Day, realizado pela Fundação Decathlon. Só neste ano, a 10ª edição mobilizou mais de 40 unidades em 11 estados, ao lado de 34 ONGs, beneficiando cerca de 1.600 pessoas. 

Continua após a publicidade

No Rio, parcerias com a Gol de Letra e a Miratus contribuíram diretamente para o desenvolvimento de jovens atletas como Ygor Coelho, hoje o maior nome do badminton mundial representando o Brasil, e para a consolidação da Miratus como um celeiro de campeões, com mais de 75 medalhistas em diferentes competições.

“Queremos continuar tornando o esporte mais acessível para todos, movendo pessoas e gerando impacto positivo na comunidade”, conclui.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
15 marcas que você confia. Uma assinatura que vale por todas
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Assinantes da cidade do RJ

A partir de 32,90/mês