Esporte com propósito: Decathlon faz da orla um mutirão no Dia da Limpeza
Pelo 8º ano, a marca apoia o Clean Up Day, movimento global reconhecido pela ONU, e mobiliza voluntários em ações sustentáveis
Pelo oitavo ano, a Decathlon se uniu ao espírito do World Clean Up Day, movimento global reconhecido pela ONU realizado no último sábado, 21. Dessa vez, a marca mobilizou 840 voluntários em ações simultâneas realizadas em nove estados. No total, foram quase 4 toneladas de resíduos coletados, beneficiando 299 pessoas, entre cooperativas e catadores autônomos.
No Rio, a praia ficou para mais tarde: a cidadania veio primeiro em uma manhã com mutirões partindo das lojas da Decathlon no Leblon e em Niterói para a limpeza de praias, trilhas e áreas públicas. Todos a postos com luvas, coletes, pinça pega-lixo, viseiras e sacos de lixo.
“Essa mobilização tem um significado ainda mais especial para os cariocas, já que corredores, ciclistas e praticantes de esportes ao ar livre sentem na rotina os efeitos da poluição em praias, parques e trilhas. O Rio é prioritário para nós. Seguiremos ampliando ativações de corrida, fortalecendo parcerias locais e expandindo o impacto social”, destaca Emilie Langrené, gerente sênior de comunicação corporativa da Decathlon Brasil.
A mensagem é clara: sustentabilidade e esporte caminham juntos. “O Clean Up Day foi eleito como frente prioritária porque reúne tudo o que acreditamos: esporte, sustentabilidade e comunidade. O mutirão é só o começo. Mais do que um evento pontual, ele integra o nosso propósito de levar os benefícios do esporte ao maior número de pessoas de maneira sustentável”, destaca Emilie.
Nos últimos anos, a ação do Dia Mundial da Limpeza na Decathlon reuniu cerca de 3 mil voluntários e promoveu a retirada de mais de 7 toneladas de resíduos de áreas urbanas e litorâneas. A ação tem coordenação do Instituto Limpa Brasil no Brasil. “Mais do que números, o Clean Up Day simboliza que pequenas ações podem se multiplicar e inspirar mudanças de hábito. Esse despertar costuma gerar novos hábitos no dia a dia, como reduzir descartáveis ou organizar mobilizações locais”, adiciona a executiva.
O compromisso da Decathlon com a sustentabilidade é transversal e se estende ao dia a dia de sua operação e de suas marcas próprias. Na prática, a empresa tem trabalhado para reduzir emissões na logística, com o fim das entregas aéreas no país e ganhos de eficiência no transporte rodoviário, além de acelerar a oferta de artigos de ecodesign, que já respondem por uma fatia crescente das linhas de corrida, montanha e fitness.
“O cliente sente isso em durabilidade, reparo, disponibilidade e informação clara nas lojas. A ideia é facilitar a escolha de quem quer performar bem com menor impacto ambiental”.
O braço social da Decathlon se desdobra ainda no Foundation Day, realizado pela Fundação Decathlon. Só neste ano, a 10ª edição mobilizou mais de 40 unidades em 11 estados, ao lado de 34 ONGs, beneficiando cerca de 1.600 pessoas.
No Rio, parcerias com a Gol de Letra e a Miratus contribuíram diretamente para o desenvolvimento de jovens atletas como Ygor Coelho, hoje o maior nome do badminton mundial representando o Brasil, e para a consolidação da Miratus como um celeiro de campeões, com mais de 75 medalhistas em diferentes competições.
“Queremos continuar tornando o esporte mais acessível para todos, movendo pessoas e gerando impacto positivo na comunidade”, conclui.
Caos no Rio: bandidos sequestram ônibus e fecham diversas vias na cidade
Padre, filósofo e agora autor: reitor da PUC-Rio lança 1º livro
Bokor: Edifício Lage faz 100 anos e ganha coletivo de arte na cobertura
Quem são Vittor Fernando e Gabriel Fuentes, atores baleados em Penedo
Família de professor da UFRJ desaparecido cria mapa com últimas informações





