Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br
Imagem Blog

Aline Salcedo

Por Aline Salcedo, jornalista e maratonista que corre atrás de boas histórias Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Esperança no futuro: Rei e Rainha do Mar incentiva nova geração no esporte

Etapa no Leblon, neste domingo, 28, destina 10% das inscrições a projetos sociais e recebe 250 crianças e jovens de iniciativas de todo o estado

Por Aline Salcedo Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 26 set 2025, 14h23 - Publicado em 26 set 2025, 13h54
Crianças e adolescentes de projetos sociais participam do Rei e Rainha do Mar no Leblon
Crianças e adolescentes de projetos sociais participam do Rei e Rainha do Mar no Leblon (Januzzi Filmes/Effect Sport/Divulgação)
Continua após publicidade

Dizem que o exemplo vale mais que mil palavras, mas com criança, acredito que vale por uma enciclopédia. A minha filha, além de pegar carona nas minhas corridas, já pede as dela. Eu vibro cheia de orgulho, mas não por ver surgir ali uma “mini-Aline”, mas uma mini-cidadã que cresce conhecendo melhor o próprio corpo e aprende, passo a passo, a reconhecer seus limites.

Eu e Alice na etapa Rainha do Mar, em Copacabana, em março de 2025
Eu e Alice na etapa Rainha do Mar, em Copacabana, em março de 2025 (//Arquivo pessoal)

É com esse espírito – e com a inclusão no centro – que o Leblon recebe neste domingo, 28, a volta do Rei e Rainha do Mar ao bairro, depois de oito anos. Dessa vez, 10% das vagas foram destinadas a projetos sociais. Na prática, serão 250 crianças e adolescentes disputando provas de natação no mar e corrida na areia. 

Seis iniciativas estão confirmadas, incluindo alunos da Vila Olímpica da Mangueira, do Instituto Fernanda Keller, e do tradicional Júlio Delamare. Também tem quem irá atravessar o estado para chegar à largada: o projeto do professor César Couto, de Teresópolis, lidera as inscrições com 69 jovens; de Rio das Ostras, 40 alunos do Natação no Mar encaram 170 km até a capital; e os Bagres Swim Team, de Maricá, viajam 70 km para fechar o time.

“Historicamente, o Rei e Rainha do Mar é um evento que recebe muitos projetos sociais. A presença de uma nova geração engajada no esporte é a esperança de um futuro de pessoas cada vez mais conectadas com todos os espaços da cidade, valorizando o meio ambiente e a prática esportiva”, destaca Claudia Porto, Diretora do Rei e Rainha do Mar

Continua após a publicidade

Organizado pela Effect Sport e apresentado pela Shell, o evento oferece 14 provas e é o único do segmento com nove travessias. No mar, as distâncias começam em 200m para as crianças e vão até 10km na natação; na areia, vão de percursos de 50m a 4km. O destaque é o inédito Super Challenge 10k, com largada na Praia Vermelha (Urca) com chegada no Posto 12, no Leblon.

Que essas primeiras braçadas e passadas virem hábito. E que uma praia mais diversa hoje vire uma cidade melhor amanhã.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
15 marcas que você confia. Uma assinatura que vale por todas
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Assinantes da cidade do RJ

A partir de 32,90/mês