Corrida do futuro: 1º tênis de alta performance sem cola ganha prêmio internacional
Kipnext, lançamento da Kiprun, marca de corrida da Decathlon, inaugura nova era esportiva que une tecnologia, desempenho e sustentabilidade
Ainda não experimentei o Kipnext, lançamento da Kiprun, marca de corrida da Decathlon. Mas, para quem corre no Rio e vive tentando equilibrar pace, orçamento e consciência ambiental, é difícil ignorar um tênis que é do tipo “pau para toda obra”, custando pouco (R$599) e poluindo menos.
O modelo acaba de ganhar o ISPO Award 2025, um dos prêmios mais tradicionais e respeitados da indústria esportiva mundial, que destaca as inovações mais relevantes em tecnologia, design e impacto. Mais que um troféu, o Kipnext aponta para um novo jeito de pensar a corrida: um futuro que pensa tanto no atleta quanto no planeta, com soluções mais sustentáveis, eficientes e acessíveis.
Na prática, em vez de colar sola, entressola e cabedal em várias etapas, o Kipnext nasce de um processo totalmente novo: uma injeção de espuma com fluido supercrítico que funde todas as partes de uma só vez, sem cola. Com isso, a produção cai de 15 para apenas uma única etapa. É sustentabilidade e inovação na veia, ou melhor, nos pés.
Mesmo com fabricação simplificada, o modelo entrega amortecimento, leveza e durabilidade de tênis de alta performance, com resistência 50% maior após 1.000 km de uso em comparação com modelos equivalentes da Kiprun que utilizam colagem tradicional.
A novidade se encaixa em uma estratégia mais ampla da marca, que já possui 77% dos processos guiados por princípios de ecodesign. A tecnologia do Kipnext reduz em 26% a emissão de gás carbônico, diminui o uso de produtos químicos e aumenta o potencial de reciclabilidade ao fim da vida útil. A proposta conversa diretamente com um público que quer “confiança técnica” sem abrir mão de processos mais responsáveis.
Nas pistas, a Kiprun também começa a aparecer. A queniana Mercy Chepwogen, atleta do centro de alto rendimento da Decathlon, venceu recentemente a Venus Women’s Half Marathon, em São Paulo, com 1h13min54s, usando um protótipo Kiprun ainda não vendido no Brasil. Já no portfólio que chega às lojas brasileiras, o KD900X LD+ , com placa de carbono, foi apontado em testes como o tênis mais rápido da marca.
Resumindo: o Kipnext chega para marcar uma nova fase da corrida, em que desempenho, preço e impacto ambiental começam, enfim, a correr juntos.
Abram Alas: começa o esquenta das escolas nas quadras e ruas
Sim, é verdade. Roberto Carlos fará show gratuito em Duque de Caxias
O poder do pau mole: por um novo homem maduro na cama
Doze perguntas para Kiki Garavaglia, amiga de Ângela Diniz
Marcelo D2: “Ela salvou a minha vida”





