Copacabana tem esquema especial de trânsito para a festa

A partir de quinta (31), às 7h, a Avenida Atlântica será interditada. O bloqueio total começa às 15h

A Prefeitura do Rio preparou um esquema especial de trânsito para minimizar os transtornos da região de Copacabana durante o réveillon. As mais de 2 milhões de pessoas esperadas, sendo cerca de 857 mil turistas, precisam ficar atentas às alterações nas vias de acesso ao bairro.

+ Hotéis da Barra terão queima de fogos na virada do ano

A partir de quinta (31), às 7h, a Avenida Atlântica será interditada junto à orla para implantação da área de lazer. Já a pista próxima aos edifícios terá a mão invertida, como ocorre nos domingos e feriados.  O bloqueio total da via começa às 15h.

O estacionamento de veículos nas principais vias de Copacabana será proibido a partir das 6h desta quarta (30), inclusive para os moradores do bairro. O metrô contará com  quatro estações abertas (Cantagalo, Siqueira Campos, Cardeal Arcoverde e General Osório) para atender o público. 

Os acessos ao bairro serão fechados a partir das 18h e estão previstos bloqueios nas vias que ligam Copacabana a Ipanema, Lagoa (Corte de Cantagalo), Túnel Velho e Enseada de Botafogo. Entre 18h e 22h,  o trânsito continua liberado para ônibus de linha regular, táxis e veículos portadores do cartão de”trânsito livre”. A reabertura total acontece na sexta (1º), às 5h, mas a Avenida Atlântica continuará interditada até as 10h, quando a  pista junto aos prédios será liberada com tráfego no sentido inverso, do Posto 6 para o Leme. A via reabre por completo às 19h, com fluxo normal em todas as pistas.

O estacionamento estará proibido em dezenas de vias. Confira a lista completa no site da Prefeitura do Rio.

INTERDIÇÕES EM OUTROS BAIRROS

As Avenidas Vieira Souto, em Ipanema, e Delfim Moreira, no Leblon, terão a pista da orla fechada a partir das 18h e permanecerá assim até as 19h do dia seguinte. A pista juntos às edificações terá mão reversível.

Na enseada de Botafogo, táxis e veículos de passeio estão proibidos de circular a partir das 20h de quinta (31) às 5h de sexta (1º).  O acesso é livre apenas para ônibus de linha regular.

O esquema especial de trânsito também serve para o Aterro do Flamengo, que terá suas vias fechadas a partir das 20h. A reabertura será na sexta (1º), às 19h.

COMO CHEGAR E SAIR DO EVENTO

Para acessar a área evento, a CET-Rio recomenda a utilização de transporte público coletivo regulamentado, bicicleta ou o deslocamento a pé. Quem for de metrô deve utilizar as estações Cardeal Arcoverde, Siqueira Campos, Cantagalo e General Osório. O Metrô Rio montou esquema especial com venda antecipada dos bilhetes para uso em horários predeterminados.  Veja como comprar no site do Metrô Rio.

Em direção à Zona Norte e ao Centro

Embarque 1 – Enseada de Botafogo (Av. das Nações Unidas)

CENTRO (PISTA SENTIDO CENTRO)

Troncal 1— Central

Troncal 2 — Rodoviária

2017 — Rodoviária

413 — Muda

415 — Usina

455 — Méier

474 — Jacaré

475 — Méier

484 — Olaria

Obs.: As linhas regulares que passam pela Praia de Botafogo e não acessam o bairro de Copacabana, não terão seus trajetos alterados. Já as demais linhas terão seus itinerários alterados para as ruas São Clemente e Voluntários da Pátria, de acordo com o sentido.

Para a Rocinha e Zona Oeste

Embarque 2 – Ipanema (Rua Prudente de Morais, a partir da Rua Vinícius de Moraes)

Integrada 1— Alvorada (via Av. das Américas/Lagoa-Barra)

Integrada 2 — Alvorada (via Av. Lúcio Costa)

Integrada 6 — Cidade de Deus

Integrada 8 — Recreio/Barra Sul

Integrada 9 — Piabas

557 — Rio das Pedras

2115 — Pechincha

2333 — Recreio

2334 — Campo Grande

2335 — Santa Cruz

2338 — Campo Grande

539 — Rocinha

ÔNIBUS DE TURISMO

Não poderão estacionar em Copacabana e nos bairros do entorno (Ipanema, Lagoa, Urca, Botafogo). O estacionamento deverá ser realizado na área do Teleporto. Não haverá áreas de estacionamento, o que, aliado às diversas interdições previstas e ao grande número de pessoas esperado, não é recomendada a utilização de veículo particular. 

 

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s